As nossas séries e filmes preferidos

Miguel Alexandre

Tribuna Presidencial
10 Março 2016
22,458
24,551
Conquistas
2
  • Campeão Nacional 19/20
  • José Maria Pedroto
Flmes com um nome no título: claramente, o mais importante para mim foi o Annie Hall, pois foi o primeiro filme do Woody Allen que vi e foi amor à primeira vista. A partir daí, vi a filmografia toda do realizador, li os livros dele e fui descobrir alguns dos heróis dele a fundo, que acabaram por se tornar meus também (Irmãos Marx, Bergman, Cole Porter,...).

Mas como já foi usado, a Amelie também vai ser bastante mencionada, certamente. Vou optar pelo Alice, do Marco Martins. Um filme marcante do cinema contemporâneo nacional.
Annie Hall é brilhante.

Mais de 80s

Scarface - Brian de Palma
Full Metal Jacket - Kubrick
Shining - Kubrick
Blade Runner - Ridley Scott
Raging Bull - Scorsese

Última edição:
  • Like
  • Love
Reações: paul93 e MiguelDeco

Dom Pedri

Bancada central
26 Junho 2022
2,313
2,517
Alguém anda a ver o Welcome to Wrexham, sobre a compra do Wrexham AFC das ligas secundárias no Reino Unido, pelo Ryan Reynolds e o Rob McElhenney ?
A determinada altura vê-se um galhardete do Porto :)

Eliminou-nos na Taça das Taças em 1984/85, na altura estava na 4ª divisão e acedeu à competição por ter ganho a Taça do País de Gales.

• Like
Reações: Moreira

Moreira

Bancada lateral
12 Julho 2016
818
891
Conquistas
3
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20
Este tive de pensar um pouco mais, porque não é assim tão óbvio...
Mas vou escolher o Incendies - A Mulher que Canta, apesar do @MiguelDeco já ter mencionado noutra categoria. É uma história muito bonita de autodescobrimento e de uma mãe com muita coragem, onde nem os filhos têm bem noção da sua verdadeira história e da própria história de vida deles.

Vou deixar aqui uma menção, porque penso que não será mencionado por mais ninguém e que é o filme: Uma Separação, com uma mulher/mãe no centro deste conflito familiar e social.

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
40,320
29,914
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
Este tive de pensar um pouco mais, porque não é assim tão óbvio...
Mas vou escolher o Incendies - A Mulher que Canta, apesar do @MiguelDeco já ter mencionado noutra categoria. É uma história muito bonita de autodescobrimento e de uma mãe com muita coragem, onde nem os filhos têm bem noção da sua verdadeira história e da própria história de vida deles.

Vou deixar aqui uma menção, porque penso que não será mencionado por mais ninguém e que é o filme: Uma Separação, com uma mulher/mãe no centro deste conflito familiar e social.
Qualquer filme do Asghar Farhadi é absolutamente essencial.

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
40,320
29,914
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
Eu vou escolher o Mother!

Porque imagino que caso eu fosse acusado de algo seria assim que a minha mãe iria reagir :) Mas eu fui criado com a minha avó. Também ela foi minha mãe.
E não podendo escolher novamente o Amour, escolho este. Um filme que me foi recomendado aqui e que gostei bastante. E um pouco parecido com a minha história de vida.

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
40,320
29,914
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
Enquanto estava a procurar os filmes, voltei a encontrar este filme que me marcou muito e que curiosamente vi com a minha mãe, não sei se alguém tenha visto?

Cafarnaum

Vi foi 2 filmes que deverão merecer a vossa atenção.

Girl

http://www.allocine.fr/film/fichefilm_gen_cfilm=263852.html

Um filme verdadeiramente impressionante. Uma história sobre uma sociedade que muda, que é diferente, e de como nós lidamos com essa diferença. Uma verdadeira obra de arte.

E vi o Capharnaüm

http://www.allocine.fr/film/fichefilm_gen_cfilm=251090.html.

Um filme que tirando um ou outro apontamente a roçar o melodramático (que não era necessário) é não só um filme perfeito como um filme absolutamente mágico. Um filme que me fez lembrar a magia dos filmes iranianos da década de 90. Mas muito mais cru, talvez como os dias de hoje assim o obriguem.

Vi também o green book, que venceu o Óscar, e sinceramente não sei como entendidos de cinema podem ver o Roma e dizer que este é melhor.. Não faz sentido, mas isso já toda a gente sabia.. É apenas mais uma prova. O que não invalida que o filme até é engraçado.

Por fim, e numa senda de biopic´s de leste que tenho andado a ver ( já aqui falei sobre o filme do Zdzislaw Beksinski, The last family, um enorme filme), vi o filme sobre a vida do Wladyslaw Strzeminski.
Afterimage.

https://www.imdb.com/title/tt5186236/

Um filme sobre arte, sobre política e também sobre história. Muito interessante. E que vem na mesma linha do filme que tenho ainda em casa para ver, Dovlatov, sobre a vida e obra de Sergei Dovlatov. Outra área mas os mesmos problemas.
Tens a certeza que não somos a mesma pessoa?

• Like
Reações: Moreira