Sérgio Conceição - Ex Treinador

Sérgio Conceição

Sérgio Conceição

0.00

Estatísticas da Época - 2024/25


Dados completos de 2024/25

0.00 Performance da Época

Karadavis

Tribuna
24 Outubro 2017
4,570
5,483
Isso é o que tem sido feito com o Eustáquio agora...com os resultados que se.se vem!

Ainda não deu para perceber que o que determinava tudo era a qualidade individual do Vitinha?
Aproveitar esta pausa para mudanca. Que se experimento o 4 3 3 com uribe, grujic, otávio/franco, Verón/Galeno, Pepê e taremi/Evanilson.
Já deu para perceber que as equipas já perceberam como anular o nosso 4 4 2, só não vê quem não quer.
Aconteceu e acontece o mesmo com o amoriola. Toda a gente já sabe como anular aquela tática.
 

Tiago Silva

Bancada central
26 Maio 2014
1,862
6,079
Os meus dois cêntimos em termos de reflexão sobre este início de época:
1. O Porto não pressiona de forma tão eficaz quanto fazia em anos anteriores e o problema começa na frente. Os homens da frente, com Evanilson à cabeça, não estão tão agressivos na pressão e isso coloca problemas à equipa. Os nossos princípios de jogo obrigam a que os níveis físicos e concentração estejam sempre no máximo porque basta chegarem atrasados meio segundo ao portador que toda a equipa vai-se ressentir em termos defensivos, sobretudo se tivermos um adversário que saiba circular rapidamente a bola.
Exemplos paradigmáticos disto são os jogos contra Rio Ave, Chaves e Brugge.
2. A equipa revela uma dificuldade monstra na primeira fase de construção.
E aqui entra na equação Vitinha. No ano passado, era quase sempre Vitinha que recuava para próximo dos centrais para o Porto sair a jogar. Ele conseguia fazê-lo mesmo sob pressão, quer saindo em condução, quer metendo logo o primeiro passe.
Isso leva a que a equipa, este ano, esteja a jogar muito mais na profundidade desde os centrais (o tal bombo), o que, aliado à menor eficácia na pressão e nas segundas bolas, leva a que os adversários estejam mais confortáveis no jogo e tenham mais capacidade de nos ferir.
3. Problema na zona central da defesa
Estamos a cometer muitos mais erros em termos da zona central defensiva, muitos deles erros individuais. Isto deve-se ao facto de, quer Carmo, quer Marcano, não estarem ao nível de Mbemba que era muito forte em termos de posicionamento e leitura de jogo.
4. A equipa respira pior com bola.
Vitinha era o cérebro da equipa e pautava o jogo da mesma. Acelerava e pausava. Distribuia, recebia e roubava. Sempre com critério. Fábio também acrescentava muito critério e criatividade sempre que jogava ou entrava. Actualmente a equipa não tem ninguém que pense o jogo na zona central do meio campo. Tem jogadores, isso sim, que fazem a bola correr, o que é diferente. O nosso jogo está muito menos trabalhado, pensado, há muito menos criatividade. É um jogo de aceleração constante porque a bola está sempre a correr.
5. O problema nas laterais já existia no ano passado, só que eram mascarados. Devido aos pontos anteriores, são este ano mais visíveis.
6. Incapacidade de desequilíbrios nas alas
Diaz ate Janeiro conseguia resolver muitos jogos quase sozinho. Tinha uma capacidade de desequilíbrio brutal, fosse em velocidade, fosse no 1x1, esticando muito o jogo e conseguindo criar oportunidades do nada.
Francisco Conceição quando entrava também agitava bastante o jogo.
Galeno tem aquela capacidade de desequilíbrio em termos de velocidade mas raramente é consequente devido à sua conhecida má decisão. Pepe também tem muita velocidade mas noto que nem sempre tem critério com bola e o facto de andar noutras zonas do terreno também não parecem estar a ajudar.

Obviamente que o nosso treinador, melhor do que ninguém, sabe onde repousam os problemas da equipa.
O que temo é que os interpretes não permitam ultrapassá-los a contento e de forma tão célere quanto precisávamos.
Já o disse e cada vez creio mais nisto:
Este plantel tem mais perfil para a transição ofensiva do que para ataque organizado.
O Porto estará sempre melhor e mais confortável jogando com o bloco mais baixo do que seguindo os princípios de jogo dos anos anteriores.
(Desculpem o texto longo)
 

hawkeyes

Tribuna Presidencial
19 Julho 2006
23,127
18,469
Vila Nova de Gaia, 1975
Qual é a tua opinião sobre isso? O treinador? Conflitos no balneário?
Sinceramente não sei, mas vendo o que aconteceu noutros clubes, quer me parecer que a cama está a começar a ser feita, espero estar enganado.
Eu acho que o primeiro problema é tático. A mudança idealizada pelo SC revelou-se um fiasco, acentuando as debilidades da equipa e não potenciando devidamente as suas qualidades.

Parece também haver um problema de confiança que poderá, pelo menos em parte, derivar do primeiro problema.

E essa falta de confiança e crença, possivelmente agravada pela menor fome de vitória de alguns elementos fundamentais (expectável após uma época de múltiplas conquistas e num ano de mundial a meio da época...), conduz, igualmente, à maior dificuldade da equipa estar permanentemente no red line que é base do futebol das equipas do SC.
 
  • Like
Reações: Tails

Ruben1893

Neste clube,é impossível pensar que não é possível
24 Julho 2019
83,747
194,323
Conquistas
33
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • André Villas-Boas
Aproveitar esta pausa para mudanca. Que se experimento o 4 3 3 com uribe, grujic, otávio/franco, Verón/Galeno, Pepê e taremi/Evanilson.
Já deu para perceber que as equipas já perceberam como anular o nosso 4 4 2, só não vê quem não quer.
Aconteceu e acontece o mesmo com o amoriola. Toda a gente já sabe como anular aquela tática.
Não se notou muito esse anular nos jogos em que jogamos em 442 sem ser com figuras geométricas no meio campo
Vitória confortável em Barcelos e contra o Chaves
Levamos o Atlético até aos 101 minutos e tivemos as chances todas de perigo enquanto tivemos 11 em campo

De resto, tem sido invenções táticas desnecessárias
 

Karadavis

Tribuna
24 Outubro 2017
4,570
5,483
Eu acho que o primeiro problema é tático. A mudança idealizada pelo SC revelou-se um fiasco, acentuando as debilidades da equipa e não potenciando devidamente as suas qualidades.

Parece também haver um problema de confiança que poderá, pelo menos em parte, derivar do primeiro problema.

E essa falta de confiança e crença, possivelmente agravada pela menor fome de vitória de alguns elementos fundamentais (expectável após uma época de múltiplas conquistas e num ano de mundial a meio da época...), conduz, igualmente, à maior dificuldade da equipa estar permanentemente no red line que é base do futebol das equipas do SC.
Provavelmente tens razão em algumas das coisas que enumeras. Dito isto, o Sérgio começou com o losango e voltou ao esquema da época passada. Nada mudou. Falam tanto da qualidade dos jogadores e concordo em parte, mas o que eu vejo, e posso estar errado, é que já todos perceberam como anular o nosso 4 4 2. Urge mudança.
 

Cherife

Fã de Geracionalo Borges, o pianista pedalante
8 Março 2012
9,536
16,027
Conquistas
7
62
Porto
É legítimo.

Ainda assim, duvido que o achasses pior que o Gilberto, atendendo a que consideraste este último "ao nível dos piores laterais que vi nos grandes", dizendo que valia "um sumol de ananás"... 😊😂
E mantenho. Era dos piores, mas registou uma evolução bastante grande esta temporada. Continua a ser bastante fraco (já vale uma refeição completa no Aires), daí dizer que o facto de ele ter lugar no Porto atual "diz muito" da nossa situação. João Mário neste momento está a um nível que não se coaduna quase com uma Primeira Divisão. Sinceramente não me recordo de um atleta com uma sequência de jogos tão abominável como o João teve ultimamente. Vale uma chicla de mentol, se quiseres assim. Mas não, não o achava inferior ao Gilberto nem nada que se pareça. Mas o João Mário (que nunca foi um bom lateral a meu ver) está cada vez pior, e o Gilberto (que era horroroso) deu um salto grande.
Vale o que vale, mas a avaliar pelo que temos em 22/23, tenho poucas dúvidas que Gilberto jogaria, o que, novamente, diz bem do deserto de qualidade que é esta equipa do FC Porto.
 
  • Haha
Reações: hawkeyes

arichard

Tribuna Presidencial
1 Setembro 2016
7,604
8,206
Na época passada a lacuna das laterais foi sendo camuflada pelo talento que havia na equipa e que ia resolvendo muita coisa. Mas essas lacunas ja existiam.
Mas como fomos campeoes, os adeptos acham que se o fomos na época passada com esses tambem podemos ser esta época. "Sao os mesmos laterais" dizem muitos adeptos".

Entretanto, alem de manter uma banalidade atroz nas laterais, vimos partir todos os nossos maiores talentos desde janeiro. Ficou Pepê e esse anda a fazer de bombeiro porque o plantel esta carregado de nulidades e como ele alem de saber jogar à bola é um jogador humilde vai-se vendo onde pode tapar mais buracos porque ele nao se chateia de vez com essas brincadeiras...

Essa perda de talento so vai expor ainda mais os jogadores banais. Achar que porque "fomos campeoes com esses" isso se vai tornar regra é demasiada crença e ingenuidade porque é ignorar o contexto global e os jogadores bons que rodeavam essa gente limitada.

So vejo uma soluçao para combater esta tristeza:

Diogo Costa

Manafa
Pepe
David Carmo
Zaidu/Wendell (lagrimas)

Uribe
Otavio
André Franco

Gabriel Veron (ha que puxar por ele e dar-lhe continuidade neste cenario de probreza gigante do plantel... ao menos tem algum talento para explorar)
Pepê
Taremi
André Franco?
Vamos lá ver uma coisa: quando começaram a surgir os problemas? Quando Grujic se lesionou ... Com os lagartos ganhámos, mas são uma equipa a ader tal como nós ...
Temos que acertar o meio campo, as coberturas aos defesas e acertar a comunicação e processos defensivos ...
 

hawkeyes

Tribuna Presidencial
19 Julho 2006
23,127
18,469
Vila Nova de Gaia, 1975
Isso é o que tem sido feito com o Eustáquio agora...com os resultados que se.se vem!

Ainda não deu para perceber que o que determinava tudo era a qualidade individual do Vitinha?
Não. Só daria para ver isso se colocasse a equipa a jogar da mesma forma do ano passado substituindo apenas o Vitinha pelo Grujic ou, eventualmente, pelo Eustáquio.
 

Karadavis

Tribuna
24 Outubro 2017
4,570
5,483
Não se notou muito esse anular nos jogos em que jogamos em 442 sem ser com figuras geométricas no meio campo
Vitória confortável em Barcelos e contra o Chaves
Levamos o Atlético até aos 101 minutos e tivemos as chances todas de perigo enquanto tivemos 11 em campo

De resto, tem sido invenções táticas desnecessárias
Provavelmente tal como eu, foste ao estádio no jogo com o Chaves. O que eu vi, corrige me se estiver errado, foi que 2 dos 3 golos foram praticamente oferecidos, e praticamente não tivemos ocasiões flagrantes. Vi uma equipa apática. O resultado foi muito muito exagerado para o que jogamos. O atlético aí sim, fizemos um grande jogo mas como sabemos nos grandes jogos na champions a energia é outra.
 

Hischier

Bancada central
17 Setembro 2022
2,407
4,818
Não, não é melhor que nenhum desses por nenhum prisma. E o João Mário sempre foi fraco, sempre fui dessa opinião. Muito sinceramente, aqui no fórum é que sempre viram outro jogador.
Ser campeao acaba por mascarar muita coisa, nomeadamente a falta de qualidade de alguns jogadores.

Entretanto os jogadores maus mantem-se, os jeitosos foram-se, nao foram substituidos ou entao por jogadores que nao lhes chegam aos calcanhares (ou que estao uma lastima vide Carmo) e depois admiram-se de sermos tao maus.

Ainda assim, acho que o treinador deveria tentar proteger os jogadores abordando os jogos de forma mais pragmatica/equilibrada.

Embora, em abono da verdade, se jogarmos com pragmatismo e empatarmos a 0 sem conceder qualquer oportunidade ele vai levar na mesma na cabeça por ser um covardolas defensivo NES style.
 
Última edição:
  • Like
Reações: arichard

arichard

Tribuna Presidencial
1 Setembro 2016
7,604
8,206
Parte significativa dos jogadores , vai já para as seleções e chega "em cima " do jogo, com o Braga (sexta feira).

O FCP é muito provavelmente , o mais prejudicado pelas seleções e pela marcação do jogo para sexta, dia 30........
É o mais prejudicado porque não se sabe mexer ...
Pepe poderia muito bem ser dispensado ...
Podíamos tentar a dispensa do uribe ... A Colombia só faz jogos amigáveis .. Estámos a falar de jogaodres já nso 30s ...
E era importantíssimo ter este 2 para alinhavar o processo defensivo e o alinhamento entre defesa e meio-campo ....
 

hawkeyes

Tribuna Presidencial
19 Julho 2006
23,127
18,469
Vila Nova de Gaia, 1975
E mantenho. Era dos piores, mas registou uma evolução bastante grande esta temporada. Continua a ser bastante fraco (já vale uma refeição completa no Aires), daí dizer que o facto de ele ter lugar no Porto atual "diz muito" da nossa situação. João Mário neste momento está a um nível que não se coaduna quase com uma Primeira Divisão. Sinceramente não me recordo de um atleta com uma sequência de jogos tão abominável como o João teve ultimamente. Vale uma chicla de mentol, se quiseres assim. Mas não, não o achava inferior ao Gilberto nem nada que se pareça. Mas o João Mário (que nunca foi um bom lateral a meu ver) está cada vez pior, e o Gilberto (que era horroroso) deu um salto grande.
Vale o que vale, mas a avaliar pelo que temos em 22/23, tenho poucas dúvidas que Gilberto jogaria, o que, novamente, diz bem do deserto de qualidade que é esta equipa do FC Porto.
Haja bom humor. 👍
 

Jorge Joaquim

Bancada central
8 Agosto 2020
1,102
1,023
Um clube português que receba uma proposta de 40 M (tirando os fora de série( Diaz, Hulk...)) por um jogador tem de vender , não faltam jogadores no mundo com potencial para os substituir mais baratos , provavelmente mais novos, e com potencial superior , é preciso é ter uma estrutura com qualidade que saiba identificar jogadores de qualidade quando ainda é possível comprá los a bom preço, e um treinador que vá ao encontro dessa política...Um jogador que entre no penúltimo ano de contrato ou renova ou é vendido, isto independentemente da opinião do treinador...
Herrera 20 M, Marega 30 M, Brahimi, 20M, Corona 20M, Mbemba 10M só aqui estão 100 M perdidos...
T. Martinez 10 M , Zaidu 10M aqui estão mais 20 M perdidos...
Assim é impossível governar o que quer que seja..
 

Karadavis

Tribuna
24 Outubro 2017
4,570
5,483
Um clube português que receba uma proposta de 40 M (tirando os fora de série( Diaz, Hulk...)) por um jogador tem de vender , não faltam jogadores no mundo com potencial para os substituir mais baratos , provavelmente mais novos, e com potencial superior , é preciso é ter uma estrutura com qualidade que saiba identificar jogadores de qualidade quando ainda é possível comprá los a bom preço, e um treinador que vá ao encontro dessa política...Um jogador que entre no penúltimo ano de contrato ou renova ou é vendido, isto independentemente da opinião do treinador...
Herrera 20 M, Marega 30 M, Brahimi, 20M, Corona 20M, Mbemba 10M só aqui estão 100 M perdidos...
T. Martinez 10 M , Zaidu 10M aqui estão mais 20 M perdidos...
Assim é impossível governar o que quer que seja..
O vitinha e o Fábio Vieira são o quê?
 

fcportos90

Lugar Anual
30 Julho 2020
25,426
21,519
Conquistas
27
  • Pinto da Costa
  • José Maria Pedroto
  • José Mourinho
  • Paulinho Santos
Se tu o dizes...

Vejo que no dia em que o Enzo estiver castigado ou lesionado, tu achas que o que o regime vai fazer é uma revolução tática porque ninguém faz o papel do Enzo como ele faz...
Se o Enzo se lesionar achas que tem la algum que faça o mesmo que ele tem feito ?

Eu acho que não.. veremos.