1) Abordagem ao mercado totalmente descabida. Os valores envolvidos no negócio do Carmo são absurdos, principalmente para um clube na situação financeira em que o Porto está. Entretanto gastas mais 10 milhões num extremo, depois de já teres ido buscar o Galeno em Janeiro para substituir o Diaz. E, assim, o jogador mais importante da época passada ficou sem substituto.
2) A táctica utilizada na maioria dos jogos esta época não me parece que esteja a resultar nem a favorecer a maioria dos jogadores. A verdade é que tirando 2 ou 3 jogadores, os restantes estão muito abaixo do que esperado. Não sei se é por isso que a táctica não está a resultar, ou se este abaixamento de forma é consequência do novo esquema. No entanto, não me parece que seja a jogar no corredor central que o Pepê renda mais, por exemplo.
3) Decréscimo de qualidade no plantel. Se o aparecimento dos miúdos disfarçou um pouco a coisa, este ano é evidente. Passámos de Diaz, Vitinha e Fábio Vieira para Galeno, Eustáquio e André Franco. Não são maus jogadores, mas a diferença é do dia para a noite. Em condições normais não são jogadores para serem titulares no Porto.
Penso que estes são os 3 principais pontos que justificam este mau arranque. O Sérgio obviamente terá a sua quota parte de responsabilidade, mas não me parece que seja o principal culpado.
Pode ser que em Janeiro haja um reajuste do plantel e venha o tal substituto do Vitinha. O problema é que nessa altura já pode ser tarde. Na Champions, por exemplo, já tornámos qualquer apuramento muito mais difícil.