Vou ser sincero, não pactuo com este alarmismo todo em volta da situação, mas efectivamente não devia de haver clausulas de sucesso colectivo, de acordos entre clubes nacionais.
Isto vale, para objectivos de permanencia, qualificação para a competição X, vencedor da competiçãoY.
Se for uma competicao europeia, ohh pah, ok aceito, apesar de em certos casos poderem ser competidores directos, mas creio que na champions/ligas europas/liga da confederação, ninguem vai facilitar a ninguem.
Já no campeonato, isso poderá acontecer, principalmente nas fases finais das competiçoes, principalmente no campeonato, onde há equipas que muitas vezes lutam para vencer, e outras já só la estão a feijoes.
Desse modo, acho muito bem que se tome 1 iniciativa de barrar este tipo de bonus por sucesso desportivo, por via colectiva.
Se for por via individual, acho que não é 2 jogos(no maximo) que vao definir nada, por isso, não me oponho a nada disso, ou seja vale para Jogador da equipa do ano da liga, vencedor de jovem revelacao, melhor marcador, melhor assistente, melhor gr, melhor defesa etc etc etc.
MAS atenção, para abono da verdade, a liga deveria pegar e publicar quais os acordos existentes actualmente, isto é, vamos lá perceber que acordos existem hoje (pois esses continuam validos até ao cumprimento dos objectivos/validade do contrato), que é para se acabar com estas suspeiçoes. Muito provavelmente todos os clubes podem ter este tipo de acordos, e era giro, se perceber que as virgens ofendidas muito provavelmente tambem tem telhados de vidro e só montaram uma estrategia para atacar um unico clube!