Departamento de Futebol de Formação - Direcção, Estratégias e Informações

Cheue

12 Maio 2016
24,911
39,679
Conquistas
7
109
se deixassem as megalomanias de cidades desportivas e propaganda de betão e construíssem apenas uma academia para a formação o mais eficiente possível...
...se calhar já estava em funcionamento...ou pelo menos em construção.

lpmacedo

Tribuna Presidencial
15 Julho 2013
11,572
10,104
se deixassem as megalomanias de cidades desportivas e propaganda de betão e construíssem apenas uma academia para a formação o mais eficiente possível...
Acho que algo com o mínimo de condições, acessos, e estadia para os atletas chegava. Não temos nada disso e conseguimos resultados, isso já seria um passo em frente.

• Like
Reações: Cheue

Ruben1893

Neste clube,é impossível pensar que não é possível
24 Julho 2019
83,968
199,780
Conquistas
33
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • André Villas-Boas
Não porque temos de ter algo maior, melhor e mais bonito que os outros todos

Campos e campos até ao horizonte, se possível a estenderem-se durante quilómetros

• Like
Reações: Tmgd99 e Cheue

de jong

Arquibancada
24 Julho 2019
143
277
Conquistas
1
  • Lucho González
------------------------

Não posso concordar mais.
Falta visão, inovação e até acompanhar as novas tendencias.

Continuamos parados nos anos 90, mas pior é que o professor Vitor Frade já deve ter uns 70 e tal anos e já não pinta nada e a ligação ao FCDEF agora FADEUP e ao conhecimento de topo que nesses anos havia, agora parece distante.
A ligação à FADEUP ainda existe, embora seja mais ténue e não tão forte como nesses tempos. Óbvio que o afastamento do prof.Vitor Frade ao FCP prejudicou imenso, contudo alunos que estão na fadeup continuam a beber do conhecimento do prof, mas por outros professores. Muitos elementos dos quadros técnicos do FCP e da Dragon Force foram/continuam a ser estudantes da fadeup.

• Like
Reações: Roberto_FCP

ncosta

Bancada central
11 Julho 2016
1,442
1,892
Julgo ser unanime que a melhor academia de formação é do Ajax mas há outras igualmente de topo mundial como Chelsea e La Masia.
Era essa a tua pergunta?
Sim, era.
A minha questão é que pode-se falar muito mas eu não tenho tanta certeza que há assim tantas escolas no mundo onde se tem de ir aprender, usando as tuas palavras.
Dessas 3 que mencionaste, que são poucas, eu percebo até pelo peso histórico que têm.
Mas não tenho a certeza se o sucesso da formação é assim tão real.
O chelsea e o barcelona por exemplo andam a contratar como loucos.
O chelsea têm o James e o Mount a jogar na equipa principal e nós por exemplo na nossa equipa titular temos muitos mais.

Tenho muitas dúvidas sobre essa ideia de que temos de ir lá fora aprender.

Um Portista

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2018
13,459
15,564
Conquistas
7
  • Dale Dover
  • José Maria Pedroto
  • Bobby Robson
  • Reinaldo Teles
Quando referi "continuamos" era no sentido de recuperar aquela que foi uma política recente de termos ex jogadores a técnicos principais das camadas jovens.
Há sim, percebido. Pensei que estivesses confundido, coisa que não é normal em ti.

A mim por acaso isso não me faz confusão desde que a estratégia e a equipa á volta seja de grande nivel.

Tiago Silva

Bancada central
26 Maio 2014
1,898
6,636
Sim, era.
A minha questão é que pode-se falar muito mas eu não tenho tanta certeza que há assim tantas escolas no mundo onde se tem de ir aprender, usando as tuas palavras.
Dessas 3 que mencionaste, que são poucas, eu percebo até pelo peso histórico que têm.
O chelsea têm o James e o Mount a jogar na equipa principal e nós por exemplo na nossa equipa titular temos muitos mais.

O Chelsea produz imenso talento mas está (esteve) num patamar estratosférico em termos de investimento na equipa de futeb, podendo dar-se ao luxo de comprar muito caro para ter rendimento imediato. La Masia nem tem comparação connosco, nem a brincar. Ajax exactamente a mesma coisa. Estão a anos luz, todas, do que fazemos em termos de formação. Se pesquisares e leres artigos e estudos sobre a forma como está estruturada a academia do Ajax até ficas siderado.

• Like
Reações: Pedro Brandão

Pedro Brandão

Tribuna Presidencial
17 Outubro 2018
13,665
23,847
Conquistas
3
48
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
  • Madjer
Sim, era.

Não te deixes iludir pelos jogadores que estão na equipa principal. O Chelses tem dominado por completo nos escalões de formação e se alguns estão na equipa principal, outros estão emprestados ou já em clubes da Premier League.
O sucesso da formação é um acto contínuo e só avaliado ao longo de um período de tempo. Qualquer clube que aposte na formação te dirá que fazer chegar todos os anos 1 ou 2 jogadores à equipa principal é considerado um sucesso.

simao977

Tribuna Presidencial
31 Julho 2015
17,101
16,042
Conquistas
12
26
  • Pinto da Costa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Maio/22
  • Vítor Baia
Dinheiro, meu caro, dinheiro. E nós não temos nem podemos (a meu ver) entrar em leilões. Devemos tentar renovar atempadamente, oferecendo contratos condizentes com o escalão em que jogam. E isto não sei se acontece lá em baixo.
Mas o meu ponto é esse: são traidores. Independentemente do motivo.

@grandeporto

Celta7

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
5,721
1,082
...

Enviado do meu Redmi Note 8 através do Tapatalk
Como é que se mete o futuro de miúdos talentosos de 15 e 16 anos nas mãos de uma pessoa que nunca treinou ninguém, nem sequer se sabe se tem vocação \ competência para o cargo? Isto é brincar com o futuro destes jogadores. Continuam a fazer da formação um centro de estágio para ex-jogadores que querem ser treinadores de seniores no futuro.

O Porto continua a falhar no essencial: na escolha do coordenador da formação (assumindo que são os coordenadores do Porto que escolhem os treinadores). Enquanto não meterem alguém competente e com total autonomia para escolher quem quiser, a formação do Porto vai ser sempre isto: um laboratório de experiências de ex-jogadores do clube.

• Like
Reações: JoseDragao

Artur

Arquibancada
31 Maio 2022
114
65
Qualquer miúdo que troque o FC Porto por um rival de lá de baixo é um traidor. Ponto final, parágrafo.
No futebol quando se fala em trocar, a conversa é sempre a mesma, "traidores" "nao tem amor".... nas outras profissoes quando tem possibilidades de trocar, nao trocam porque amam o patrão que tem, ou estão apaixonados pela empresa... tem que se dar á perna os anos passam e o amor não paga contas. Os dirigentes esses sim é que tem amor.... o tal amor para a vida toda.

Tails

Tribuna Presidencial
6 Janeiro 2013
9,193
14,360
Fantástico.

Realmente para quê construir academias se o mais importante é apostar nos recursos humanos.

O melhor é levar isto na brincadeira mesmo, um clube que cada vez mais só se mantém a tona com o dinheiro que faz na formação e ao mesmo tempo trata esta como se estivesse nos anos 80, nem condições físicas nem recursos humanos altamente profissionais e os melhores da sua área.. não fosse um desastre seria cómico.

Tudo vai bem siga.. até porque a próxima fornada está já aí a porta para ser vendida...

simao977

Tribuna Presidencial
31 Julho 2015
17,101
16,042
Conquistas
12
26
  • Pinto da Costa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Maio/22
  • Vítor Baia
No futebol quando se fala em trocar, a conversa é sempre a mesma, "traidores" "nao tem amor".... nas outras profissoes quando tem possibilidades de trocar, nao trocam porque amam o patrão que tem, ou estão apaixonados pela empresa... tem que se dar á perna os anos passam e o amor não paga contas. Os dirigentes esses sim é que tem amor.... o tal amor para a vida toda.
Trocar por um rival. Não vou na lenga lenga quando os jogadores acabam o contrato, mas sim quando vão para um rival.
E é possível discutir as coisas sem estar sempre com merdinhas de "ai os dirigentes e isso". Já tive, mas agora não tenho paciência para isso. É paleio de miudagem.

Pedro Brandão

Tribuna Presidencial
17 Outubro 2018
13,665
23,847
Conquistas
3
48
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
  • Madjer
Esse é, precisamente, o patamar em termos de objectivos do Ajax.
Sim, eu sei e mesmo antes de o saber sempre me pareceu um objectivo realista e demonstração de sucesso. Para alguns pode parecer pouco mas se se pensar que em 5 anos se colocam 5 ou mais jogadores na primeira equipa talvez já lhes dê que pensar.

• Like
Reações: Tiago Silva

XaviJr

Lugar Anual
15 Janeiro 2018
3,912
4,905
Qual é mesmo o problema do Capucho assumir o cargo?
Melhor ainda, quem punham no lugar dele?

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
32,556
25,664
Gaia
Dinheiro, meu caro, dinheiro. E nós não temos nem podemos (a meu ver) entrar em leilões. Devemos tentar renovar atempadamente, oferecendo contratos condizentes com o escalão em que jogam. E isto não sei se acontece lá em baixo.
Mas o meu ponto é esse: são traidores. Independentemente do motivo.

@grandeporto
O problema do clube não são os leilões mas as comissões e a quem ..........

GeBu

Bancada lateral
27 Julho 2013
743
1,091
Conquistas
2
  • André Villas-Boas
  • Lucho González
Julgo ser unanime que a melhor academia de formação é do Ajax mas há outras igualmente de topo mundial como Chelsea e La Masia.
Era essa a tua pergunta?
A do Benfica embora estando atrás dessas claramente, tem trabalhado muito bem nos últimos anos (Renato, Bernardo, Cancelo, Ruben Dias, Henrique Araujo entre outros, nomeadamente nesta nova equipa com Martim Neto a cabeça) Sem ser a leva do Mario Silva, da nossa nao sai nada de jeito. Nao me custa admitir.

Muito provavelmente esta diferença estará ligada ao facto de nomearmos treinadores sem categoria nenhuma (Rui Barros) e eles terem gajos como o Bruno Lage.

• Haha
Reações: Tmgd99