Guerra Rússia - Ucrânia

B

BSilva

Guest
A UE não é uma anã. Agora, a UE não é um país, é um conjunto de países. E isso faz toda a diferença.
Engano seu, colega.
É um saco de gatos adormecidos, governado por um Directório!
Creio que já deveria sabê-lo desde 2010..
E nós não passamos apenas de uma estância de férias e de turismo sexual!

Deixemos esta guerra se arrastar, e até final deste ano teremos mais novidades....

FCP1000

Bancada central
21 Junho 2021
1,591
1,240
Muito bem. Concordo com o seu comentário, colega!
Então sejamos coerentes, abandonemos de vez a hipocrisia política no xadrez internacional, e exijamos o mesmo comportamento, por exemplo, aos EUA ( para não andarmos com o filme muito para trás) na questão de Taiwan, ou à Austrália que deu azo à sua oposição em relação a acordos de segurança e defesa assinados com a China por regiões próximas de si - As ilhas Salomão, por exemplo , a cerca de 2000 km!!

Sejamos então consequentes, exijamos critério igual no que ao direito internacional diz respeito, ( eque nós os ocidentais tanto gostamos de nos gabar), com a mesma rectidão e exigência no respeito de decisões soberanas!

Mais acrescentamos que estamos disponíveis a fazer sacrifícios, e baixar o nosso nível e estilo de vida, no apoio a esta guerra e nas suas consequências económicas, seja pelo aumento da inflação (que já vinha de trás, diga-se) no aumento do custo da energia, assim como no provável término da globalização como a conhecíamos!
Receio que este amigo, seja tolerante com o comportamento selvático e bárbaro dos russos....

Não é o único!

Por ele a "operação militar especial" está justificada!

Vamos ver se mantém a coerência quando um dia os espanhóis "acordarem" para a vida e ao lembrarem-se que o BOIFIQUISTÃO já foi deles.... lhe entrarem pela porta dentro e lhe foderem a casa toda.....

Eu aí, como portista, estou-me completamente a cagar para o tema!

B

BSilva

Guest
Nem todos estarão dispostos a combater noutro país, ou no próprio, acrescento, mas a fraternidade supranacional é bem visível, e muitos estão dispostos a acolher cidadãos ucranianos nas suas comunidades ou a abdicar de parte dos seus rendimentos a favor de uma sociedade geograficamente distante. Não tão distante no plano emocional. Muitos cruzaram o continente para prestar auxílio humanitário. Não é necessário chegar a esse extremo (embora exista quem por lá lute), pois as diferentes filiações convivem simultaneamente, não se excluem entre si. É possível ser-se português e europeu. Aliás, a consciência de se ser europeu, da união, tornou-se mais visível durante esta crise.

Tem o seu interesse. Se uma nação estabelece uma distinção entre nós e eles, a identificação profunda com o povo ucraniano, ao ponto de se aceitar a sua inclusão no nós, não deixa de ser significativa.

Será que os bascos se mobilizariam pelo interesse espanhol? Que todas as nações britânicas rumariam para o mesmo lado? Há não muito, em muitos lugares do continente, não faria grande sentido pensar em termos de Estado-nação, sequer de fazer coincidir uma coisa com outra, ... . E quem sabe como nos identificaremos daqui a cinquenta, cem ou duzentos anos. Se o projecto europeu se consolidar, é possível que essa fidelidade se torne mais forte. É circunstancial.

Por uma federação europeia não? E por uma federação humana?
Remeto o colega para o meu comentário acima ao colega Daikan!

Os países não têm amigos, nem federações humanas, nem espírito fraternal.

Têm interesses!
Se sobrepostos, são aliados.
Se antagónicos, inimigos!
Meramente conjuntural..

Nem falemos de países.

Falemos antes de pessoas, e do seu espírito fraternal no diário no seu trabalho, na sua escola, até nas suas relações!

Só enquanto dura, meu caro .
Enquanto dura...

B

BSilva

Guest
Receio que este amigo, seja tolerante com o comportamento selvático e bárbaro dos russos....

Não é o único!

Por ele a "operação militar especial" está justificada!

Vamos ver se mantém a coerência quando um dia os espanhóis "acordarem" para a vida e ao lembrarem-se que o BOIFIQUISTÃO já foi deles.... lhe entrarem pela porta dentro e lhe foderem a casa toda.....

Eu aí, como portista, estou-me completamente a cagar para o tema!
Não se preocupe, colega!

Pelo que também tenho visto, se tal acontecer, e como pelintras que somos, não faltariam conterrâneos a abrir-lhes os braços...

E teremos um Marcelo ou um Costa da época a falarem ao país, e a discorrer do interesse nacional na criação da grande Ibéria...
Aliás, creio estar já em movimento tal desiderato...

J | [Ka!s3r^].

Tribuna Presidencial
7 Abril 2012
8,527
10,434
Conquistas
1
  • Alfredo Quintana
Remeto o colega para o meu comentário acima ao colega Daikan!

Os países não têm amigos, nem federações humanas, nem espírito fraternal.

Têm interesses!
Se sobrepostos, são aliados.
Se antagónicos, inimigos!
Meramente conjuntural..

Nem falemos de países.

Falemos antes de pessoas, e do seu espírito fraternal no diário no seu trabalho, na sua escola, até nas suas relações!

Só enquanto dura, meu caro .
Enquanto dura...
Tenha fé na nossa espécie, colega. O caminho é longo e sinuoso. Já estivemos pior.

• Like
  • Haha
Reações: BSilva e FCP1000
B

BSilva

Guest
Não se preocupe, colega!

Pelo que também tenho visto, se tal acontecer, e como pelintras que somos, não faltariam conterrâneos a abrir-lhes os braços...

E teremos um Marcelo ou um Costa da época a falarem ao país, e a discorrer do interesse nacional na criação da grande Ibéria...
Aliás, creio estar já em movimento tal desiderato...
Mas não legitimo a invasão militar!

Volto a repetir, a História não começou a 24 de Fevereiro.

E, como tal, não embarco nesta narrativa histérica e completamente hipócrita actuais!

Jules Winnfield

Tribuna Presidencial
11 Abril 2016
17,896
9,415
Duvido da intervenção da NATO.
A Nato vai fornecer armas, já fornece, mas a partir de certa altura não vai sentir necessidade de esconder isso… ou seja, a Nato está em guerra, mas não está, é a Ucrânia a combater….até ao momento que a Rússia atinja um cm da Nato, aí os americanos e ingleses e polacos e…. não vão sequer pestanejar e começar a guerra mais explícita que não implica necessariamente tropas na Rússia ou lá perto…

se analisarmos a postura de americanos e ingleses, pararam a diplomacia qualquer que seja com Putin…. Outros andam a mendigar não sei o quê…. Tal e qual fizeram nos finais dos anos 30 do século passado com hitler..

B

BSilva

Guest
Tenha fé na nossa espécie, colega. O caminho é longo e sinuoso. Já estivemos pior.
Só mesmo a fé, colega! 😁

Já diz um conhecido meu : - " Não se brinca com as fezes dos outros!"

Já eu deposito mais a minha fé em entregar a César o que é de César, e ao Divino, o que é Deste!

Ideias...

Jules Winnfield

Tribuna Presidencial
11 Abril 2016
17,896
9,415
O problema que muitos ainda não consideraram, é que os nossos filhos ou os nossos netos podem não ter a opção de não ter de combater! Muitos ucranianos também pensavam ter essa opção. Em caso de guerra as liberdades e o serviço à pátria é imposto…. Que o digam os nossos pais ou avós!

B

BSilva

Guest
A Nato vai fornecer armas, já fornece, mas a partir de certa altura não vai sentir necessidade de esconder isso… ou seja, a Nato está em guerra, mas não está, é a Ucrânia a combater….até ao momento que a Rússia atinja um cm da Nato, aí os americanos e ingleses e polacos e…. não vão sequer pestanejar e começar a guerra mais explícita que não implica necessariamente tropas na Rússia ou lá perto…

se analisarmos a postura de americanos e ingleses, pararam a diplomacia qualquer que seja com Putin…. Outros andam a mendigar não sei o quê…. Tal e qual fizeram nos finais dos anos 30 do século passado com hitler..
Hitler não tinha supositórios nucleares!
Caso contrário, grande parte da Europa falaria Deutsche!
E os bifes não fazem parte da Europa... Saltaram fora!

J | [Ka!s3r^].

Tribuna Presidencial
7 Abril 2012
8,527
10,434
Conquistas
1
  • Alfredo Quintana
Só mesmo a fé, colega! 😁

Já diz um conhecido meu : - " Não se brinca com as fezes dos outros!"

Já eu deposito mais a minha fé em entregar a César o que é de César, e ao Divino, o que é Deste!

Ideias...

Não simpatizo com impérios, sejam eles profanos ou sagrados. Não é misticismo. O colega crê que se vivia melhor na Idade Média? É sempre possível fazer alguma coisa, por pouco que seja o alcance da acção. Cabe a cada um imprimir a sua marca na sociedade o melhor que puder, conforme o que lhe parecer valioso. Ser português tem a sua relevância. Mas não é o mais importante, diria.

B

BSilva

Guest
O problema que muitos ainda não consideraram, é que os nossos filhos ou os nossos netos podem não ter a opção de não ter de combater! Muitos ucranianos também pensavam ter essa opção. Em caso de guerra as liberdades e o serviço à pátria é imposto…. Que o digam os nossos pais ou avós!
Os nossos filhos e netos combaterem por quem, colega?
Pela minha pátria, sim!
Pela Europa?
Sem ofensa, colega... A minha resposta: 🖕

B

BSilva

Guest
Não simpatizo com impérios, sejam eles profanos ou sagrados. Não é misticismo. O colega crê que se vivia melhor na Idade Média? É sempre possível fazer alguma coisa, por pouco que seja o alcance da acção. Cabe a cada um imprimir a sua marca na sociedade o melhor que puder, conforme o que lhe parecer valioso. Ser português tem a sua relevância. Mas não é o mais importante, diria.
Ser português é a única coisa que importa!

Já o colega estará já mentalmente "federalizado".

J | [Ka!s3r^].

Tribuna Presidencial
7 Abril 2012
8,527
10,434
Conquistas
1
  • Alfredo Quintana
Ser português é a única coisa que importa!

Já o colega estará já mentalmente "federalizado".
Gabo-lhe o patriotismo. Não me importo de ser pelo ser humano, português ou não. Desde que não seja benfiquista, há-de merecer simpatia.

Última edição:
  • Haha
Reações: BSilva
B

BSilva

Guest
Quantos em 1914 não fizeram isso….e por lá ficaram. Na guerra poucas são as escolhas!
Em 1914, foram vendidos para França, para o prestígio e afirmação do novo regime da I re(s)pública!
E supostamente para defesa dos "direitos" de das colónias de África!

B

BSilva

Guest
Gabo-lhe o patriotismo. Não me importo de ser pelo ser humano, português ou não. Desde que não seja benfiquista, há-se merecer simpatia.
Você não é humanista, colega.
Olhe que aquela mouraria também são humanos...
Até os lagartos são aparentados...