Porra, andei umas páginas para trás no tópico e havia gente a dizer que o Diogo Costa não valia nada e nunca ia dar guarda-redes. Caricato.
O Diogo sempre foi um guarda-redes muito acima da média nos escalões jovens e provou esse valor quando deu o salto para a equipa principal. O Vítor Baía com a idade dele não era tão completo, naquela altura os guarda-redes também não eram valorizados pela sua capacidade de jogar com os pés e de jogarem quase como líberos. O Baía até já deu entrevistas em que reconhecia isso e foi um dos motivos pelos quais o Van Gaal não contou com ele. Depois evoluiu muito o Baía nesse aspeto e vimos a sua melhor versão já trintão a defender as nossas redes e a ganhar tudo.
O Diogo a nível de pés e controlo da profundidade é já um dos melhores do mundo, é uma coisa fora do normal, difícil evoluir mais que isto. A capacidade que ele tem de ler o jogo e de rapidamente encurtar os espaços e fechar os ângulos de remate é também absurda. Em termos de reflexos é já muito bom, mas ainda tem espaço para melhorar.
Uma boa época do FC Porto na Europa e o Diogo vai ter uma valorização muito grande no futebol europeu.
Por acaso o Diogo é um GR que eu acho que se destacou desde sempre.
Aliás, lembro-me que, na altura em que passa dos sub15 para os sub17 (com 15 anos), eu já o achava melhor do que os GR dos sub17 e também dos sub19. Ainda fez um ano nos Sub17 mas eu achava que ele poderia ter feito como o Martim, este ano, e ter saltado dos Sub15 para os Sub19.
Felizmente tem vindo a comprovar todo o potencial.
Olhamos para a seleção nacional e ninguém tem dúvidas de que o Patrício foi um excelente GR nos últimos 10 anos. Para além de o Diogo ter um jogo de pés que o Patrício nunca terá, o Diogo é hoje muito melhor do que era o Patrício com a mesma idade.
Se o Porto não tivesse de o vender tinha aqui GR para titular durante os próximos 10/12 anos.