Mas há casos em que há destros com a mão e totalmente esquerdinos com o pé, não estou a falar de andebol mas sim de escrita, que precisamos de saber pela voz do próprio se foi opção deles ou do hábito que lhe criaram na escola. Eu agora não uso relógio, desde que há tlms, mas quando usava colocava-o no braço que os destros usam - razão não sei, talvez a 1ª vez que usei em criança me ensinassem assim e ficou. O mesmo a jogar bilhar ou a pegar numa espingarda aí faço como os destros, se fizer uma tacada que tenha que utilizar uma mão apenas uso a esquerda, com uma pistola uso a esquerda. Razões que não sei explicar.
Com os pés aí vamos para o futebol ou rugby. Como disse nos pontapés de penalidade no rugby usava um ou outro com a mesma eficiência conforme o lugar do terreno exigia um ou outro.Já a jogar futebol tinha mais tendência para driblar com o esquerdo mas a passar ou rematar a eficiência era igual com os dois.
Cheguei a jogar Andebol no Liceu e aí utilizava a esquerda porque não tinha força com o direito - aqui notava-se muito.
Vamos admitir que uma pessoa perde um braço ou uma mão ou sendo mais otimista fica incapacitado durante uns meses de utilizar a habitual - é forçado a utilizar a outra e o cérebro cria habituação naquela digamos inativa para certas tarefas. Aprender a escrever será fácil, já fazer a barba de lámina será muito mais complicado.