Já fui massacrado o suficiente neste tópico será definitivamente o meu ultimo post. Neste tópico até este conflito ter outros contornos.
Apenas quero esclarecer alguns pontos.
Primeiramente a minha posição como mero cidadão português e da UE, cujo o meu posicionamento politico está nos antípodas de ditaduras, autocracias, sejam elas de extrema direita ou extrema esquerda. É simples e curiosamente alinhada com o Emmanuel Macron(Grande Estadista) responsável, sensato e que sintetizou bem o que está em jogo. Acabar com o conflito(cessar fogo), Defender a UE e evitar um conflito total, e acolher a enorme vaga de refugiados bem superior ás vagas do Médio Oriente e Magreb, falamos de um país a Ucrania cujo o território é maior que Espanha, Itália, Alemanha, França e tem mais de 40 milhões de habitantes. Felizmente que somos europeus e temos um excelente líder como Emanuel Macron, visto que a Alemanha desde da saída da Merkel ficou órfã de um grande estadista e não um Pistoleiro do Faroeste( que está lá longe e haver uma guerra na europa é quase igual que haver uma guerra no Médio Oriente) .
Esta posição e esta linha é partilhada por Antonio Lobo Xavier que foi bem claro ontem na CNN no programa Circulatura do quadrado. Esta linha é simples, negociar um cessar fogo que possa eventualmente passar por cedências territoriais á Russia( posição cujo o próprio Zelensky, admite estar em cima da mesa) se para alguns ter uma posição, uma linha idêntica ao Macron e a um politico conservador de direita como o Antonio Lobo Xavier é ser Pro-Russo, comunista,etc rest my case.
Sobre ao líder politico Zelensky, ontem excedi-me admito, mas tem uma razão, não gostei como cidadão português que o senhor Zelensky, tenha vindo falar de Portugal, um pais pequeno, periférico que não conta para este totobola. Se levarmos isto para uma comparação futebolística É a mesma coisa que o FCP ter um conflito com o regime e vir pedir satisfações e fazer exigências ao Feirense. Zelensky não tem de vir pedir e exigir coisas a países como Portugal, Holanda, Andorra. Tem de fazer pressão diplomática em paises que contam Israel principalmente a China( o único pais que pode travar Putin e isola-lo totalmente) Sobre o Zelensky e a resistência ucraniana vitima desta agressão russa arbitrária, cabe ao povo ucraniano decidir o que fazer. Na minha opinião Zelensky está a ser demasiado exigente, ao fazer uma pressão enorme para que a Europa se envolvesse directamente na guerra. A nível pratico o que isso significaria? simples. Países como a Alemanha, Países Bálticos, Países Nórdicos, Polonia, até a própria Itália ou a França estariam sobre a mira do lunático do Putin, basicamente cidades como Berlim, Varsóvia, Estocolmo, Istambul, Helsínquia, poderiam ser bombardeadas como as cidades ucranianas estão a ser. Neste sentido Zelensky ao querer resistir e isso cabe ao povo ucraniano decidir, está a prolongar o massacre, a deturpação e a guerra, sob pena do desfecho da Guerra levar sempre para uma encruzilhada de terem sempre de ceder aos russos(repito cabe ao povo ucraniano e lideres políticos decidirem) .
O que diverge aqui a minha opinião alinhada com Macron ou o Antonio Lobo Xavier, diverge da vossa pois para mim terá de haver cedências ucranianas para terminar a guerra. E muitos aqui que me insultam etc, acham que a Ucrânia deve resistir e esperar que os russos Bazem( isso pode demorar uma semana, duas, ou 5 anos pergunto teremos 5 anos disto?) outros parecem que defendem a entrada da Nato no conflito pois o contrário é ser coninhas. Então o que defendem é bombardeamentos a Berlim, Varsóvia, Munique, Estocolmo.etc.etc e claro entendo nós estamos longe não é.
Vim para este forum para comentar futebol é impossível dar qualquer opinião neste tópico. Portanto irei aguardar calmamente para ver o desfecho desta Guerra devastadora e ver que caminho ela terá.