Guerra Rússia - Ucrânia

wolfheart

Tribuna Presidencial
30 Novembro 2015
6,599
7,930
Bragança
Começo a perceber: o batalhao Azov é tratado como força militar nazi, os nazis russos sao tratados como força separatista.

Tá certo

O que a Mariana e o Jerónimo não dizem, é que o batalhão Azov nasceu em resposta ao surgimento dos separatistas russos em Donetsk ...nasceu ao apelar ao nacionalismo e ultranacionalismo ucraniano... Porque associam a Rússia a ditadura... Sabe-se lá porque

Última edição:

malmeida

Tribuna
2 Dezembro 2021
4,703
4,811
Começou em 0, mas já vejo contornos de 2. Não é terrivelmente provável a meu ver. Mas vale o que vale, ninguém aqui nem nas televisões consegue "achar" isso com o mínimo de precisão. Neste momento tens um maluquinho a fazer malabarismo com um isqueiro em cima de um rastro de gasolina. Se o isqueiro cai ou não, depende de demasiadas variáveis.
Mas achas que neste momento o perigo é superior ao inicio da invasão quando havia quem achasse que a nato podia intervir?

malmeida

Tribuna
2 Dezembro 2021
4,703
4,811
É para aí a décima vez que te vejo escrever que há muitos heróis de teclado ? Qual foi a tua tropa afinal ? E dentro da tropa que fizeste qual foi a especialidade ?
Quanto ao Mário Machado é uma situação win win para Portugal... O ideal era matar mil russos antes de lhe limparem o sebo a ele também.
Minha tropa é zero, abomino isso.

wolfheart

Tribuna Presidencial
30 Novembro 2015
6,599
7,930
Bragança
Minha tropa é zero, abomino isso.
Fazia-te falta víveres nem que fosse só em instrução, o chamado stress de guerra, explosões por todo lado sem saberes para onde te virares ou nem que fosse para saberes para saberes que tipo de ser humano és. Talvez só com isso pudesses imaginar o que passaram aquelas crianças e o que está a passar aquela gente que só quer um País, ter autodeterminação. Porque falas de um modo demasiado leve da Guerra.

Di Charis

Tribuna Presidencial
23 Abril 2012
8,359
6,566
@apocalypto

Já há algum tempo que não fazia aqui um update do outro lado da "cortina de ferro" e hoje tive alguma informação que me parece interessante, nomeadamente que ao contrário do divulgado nos media ocidentais, não há escassez de açúcar, houve sim um medo da escassez de açúcar que levou as pessoas a correr aos supermercados - tipo corrida ao papel higiénico durante a pandemia.

Há uma corrida à comida de animais.

Há escassez de papel.
Há tanta escassez de papel que os escritórios só podem adquirir x por gabinete.
O Governo Russo está a tentar comprar o papel que pode, no entanto oferece 3 vezes menos do valor actual (que subiu com a escassez).

Há muitos que acreditam (incluindo uma amiga que era jornalista e deixou o meio por motivos que parecem óbvios no que toca a represálias sobre quem conta o que vê e não o que lhe é dito para contar e está na área da industria aeronáutica de momento) que o Putin é a cabeça e o rosto de um aparelho que sem ele, se fosse outro qualquer no lugar, a situação seria exactamente a mesma.

(um pouco como a realidade americana em quem manda não é o estarola do Presidente mas sim a máquina à volta dele)

Ou seja, não é um capricho de um ditador, mas a consequência de toda uma estrutura.

(achei interessante esta ideia)

Outra situação que me narraram, é esta:

IMG-20220322-WA0062.jpg

Que consiste na ideia de que uma parte da Ucrânia será anexada pelos países vizinhos, nomeadamente a Polónia.

apocalypto

Tribuna Presidencial
28 Novembro 2006
90,286
97,867
@apocalypto

Já há algum tempo que não fazia aqui um update do outro lado da "cortina de ferro" e hoje tive alguma informação que me parece interessante, nomeadamente que ao contrário do divulgado nos media ocidentais, não há escassez de açúcar, houve sim um medo da escassez de açúcar que levou as pessoas a correr aos supermercados - tipo corrida ao papel higiénico durante a pandemia.

Há uma corrida à comida de animais.

Há escassez de papel.
Há tanta escassez de papel que os escritórios só podem adquirir x por gabinete.
O Governo Russo está a tentar comprar o papel que pode, no entanto oferece 3 vezes menos do valor actual (que subiu com a escassez).

Há muitos que acreditam (incluindo uma amiga que era jornalista e deixou o meio por motivos que parecem óbvios no que toca a represálias sobre quem conta o que vê e não o que lhe é dito para contar e está na área da industria aeronáutica de momento) que o Putin é a cabeça e o rosto de um aparelho que sem ele, se fosse outro qualquer no lugar, a situação seria exactamente a mesma.

(um pouco como a realidade americana em quem manda não é o estarola do Presidente mas sim a máquina à volta dele)

Ou seja, não é um capricho de um ditador, mas a consequência de toda uma estrutura.

Visualizar anexo 7940

Que consiste na ideia de que uma parte da Ucrânia será anexada pelos países vizinhos, nomeadamente a Polónia.
Então as coisas nem estão assim tão mal com as sanções...

Nesse cenário a Ucrânia seria insignificante 🙁

Di Charis

Tribuna Presidencial
23 Abril 2012
8,359
6,566
Então as coisas nem estão assim tão mal com as sanções...

Nesse cenário a Ucrânia seria insignificante 🙁
As pessoas parecem-me mais assustadas pela incerteza de como vai ser o futuro do que afectadas pelas sanções, que são mais empecilho, mas penso que será preciso mais tempo para se ter noção do real impacto, isto se a situação continuar como está.
( o cancelamento do Visa e mastercard só levou a uma corrida de cartões chineses, assim que ficaram operacionais, siga).

há o receio de pobreza e miséria económica, mas isso é uma realidade que já viveram várias vezes mais do que uma geração.

Quanto ao cenário da divisão da Ucrânia, é propaganda, que é extremamente criativa.

onurB

Tribuna Presidencial
8 Agosto 2015
5,922
9,167
43
Porto
@apocalypto

(...)

Visualizar anexo 7940

Apesar de acreditar que esta situação é apenas "propaganda criativa", conforme disseste, não deixa de ser curioso ver que a Polónia iria passar a deter uma área que já lhe pertenceu antes da WWII.

Apenas como curiosidade:

https://www.researchgate.net/profil...ond-World-War-Source-based-on-Wydawnictwo.png

mesenga

Tribuna Presidencial
26 Março 2012
6,244
6,819

Isso parece-me que faz todo o sentido. Não só Putin acredita no que diz como o grupo próximo a ele. E dentro desse grupo até deve haver quem seja mais radical e menos "moderado" que Putin. Fazer cair um governo/regime não é tão fácil como parece, veja-se o caso da Venezuela, na completa miséria, com um auto-proclamado presidente apoiado pelos EUA, reconhecido internacionalmente e nem assim cai.

C

Campeões de Tudo

Guest
Isso parece-me que faz todo o sentido. Não só Putin acredita no que diz como o grupo próximo a ele. E dentro desse grupo até deve haver quem seja mais radical e menos "moderado" que Putin. Fazer cair um governo/regime não é tão fácil como parece, veja-se o caso da Venezuela, na completa miséria, com um auto-proclamado presidente apoiado pelos EUA, reconhecido internacionalmente e nem assim cai.
A Venezuela só não cai porque os EUA estão a marimbar-se completamente para aquilo.

mesenga

Tribuna Presidencial
26 Março 2012
6,244
6,819
A Venezuela só não cai porque os EUA estão a marimbar-se completamente para aquilo.
Mesmo assim, aqui houve um golpe de estado e não precisamos da ajuda de ninguém. Só que foi o próprio exército a revoltar-se, enquanto lá não fizerem o mesmo dentro do exército, continua tudo na mesma, independentemente da vontade dos EUA (não me parece que estejam assim tanto a marimbar-se como isso, até porque foram dos maiores apoiantes de Juan Guaidó)!

Vlk

Tribuna Presidencial
3 Junho 2014
17,531
7,894
46
Lisboa
Fazia-te falta víveres nem que fosse só em instrução, o chamado stress de guerra, explosões por todo lado sem saberes para onde te virares ou nem que fosse para saberes para saberes que tipo de ser humano és. Talvez só com isso pudesses imaginar o que passaram aquelas crianças e o que está a passar aquela gente que só quer um País, ter autodeterminação. Porque falas de um modo demasiado leve da Guerra.
Que tipo de ser humano és?!?! Precisas de "explosões por todo lado sem saberes para onde te virares" para saberes que tipo de ser humano és ?!?!

Vidas pequeninas as nossas para só sermos alguém depois de passarmos por uma guerra.....

Pinetree

Tribuna Presidencial
27 Maio 2012
15,217
8,030
Na Venezuela não cai, porque a polícia e as forças militares estão pagas a peso de ouro em dólares, já para não falar que é um narco estado.

wolfheart

Tribuna Presidencial
30 Novembro 2015
6,599
7,930
Bragança
Que tipo de ser humano és?!?! Precisas de "explosões por todo lado sem saberes para onde te virares" para saberes que tipo de ser humano és ?!?!

Vidas pequeninas as nossas para só sermos alguém depois de passarmos por uma guerra.....
Sim, que tipo de pessoa és, nos termos em que se és daquelas que gelas (como eu vi gelar em que o pânico as impediu sequer de mexer um musculo muito menos reagir ou pensar) ou se o instinto toma conta, se consegues sobre pressão não deixar o medo tolher-te e tentas sobreviver . Não estou a falar de seres boa pessoa ou má. Estava a falar do quão forte psicologicamente uns são e outros não....vi indivíduos de 1,90 m e 90 KG, completamente gelados e a chorar e outros bem mais fracos fisicamente a reagir. Quem fez instrução militar em que tenha havido simulações de combate sabe do que eu estou a falar.

• Like
Reações: Pinetree

Pinetree

Tribuna Presidencial
27 Maio 2012
15,217
8,030
Não é bem assim.
Não te esqueças que os russos estão na Venezuela a explorar ouro, diamantes e petróleo. ;)
A ideia dos estados unidos era meter o guaido. Bem tentaram...

Vlk

Tribuna Presidencial
3 Junho 2014
17,531
7,894
46
Lisboa
Sim, que tipo de pessoa és, nos termos em que se és daquelas que gelas (como eu vi gelar em que o pânico as impediu sequer de mexer um musculo muito menos reagir ou pensar) ou se o instinto toma conta, se consegues sobre pressão não deixar o medo tolher-te e tentas sobreviver . Não estou a falar de seres boa pessoa ou má. Estava a falar do quão forte psicologicamente uns são e outros não....vi indivíduos de 1,90 m e 90 KG, completamente gelados e a chorar e outros bem mais fracos fisicamente a reagir. Quem fez instrução militar em que tenha havido simulações de combate sabe do que eu estou a falar.
Fds tanta merda pela qual um gajo pode passar na vida, em que uns reagem de uma forma, outros de outra. A guerra é só mais uma delas, não define porra nenhuma, só define como é que tu reages.... numa situação de guerra. Só isso.

Última edição: