Não deveria ser difícil para mim acompanhar esta guerra dado ter estado longos anos numa; a de Israel contra Palestinianos, Sírios e Libaneses muçulmanos.
Mas uma coisa é estar envolvida nela, no terreno, e embora não fosse do lado civil mas militar/serviços de inteligência não sentia adrenalina nenhuma, posso dizer que não tinha medo porque estava convencido que a qualquer momento podia ser baleado.
Mas estar a assistir a isto pela tv, com algumas informações verdadeiras e outras falsas, custa-me imenso e já só ligo a tv uma, duas vezes por dia porque não aguento.
Fazendo um paralelismo é como estar na bancada a assistir a um jogo, ou em casa pela tv, e outra os jogadores em campo - esses têm uma sensação diferente dos assistentes e sei porque já fui atleta e nessa condição estar em campo ou fora é uma sensação completamente diferente.
Esta guerra comparada com outras que aconteceram depois de 1945 tem uma diferença substancial; pode deflagrar num conflito mundial.
Não devemos brincar com isto, aliás em qualquer conflito não morrem ou ficam estropiados apenas os combatentes, ficam também os civis indefesos.