Guerra Rússia - Ucrânia

mesenga

Tribuna Presidencial
26 Março 2012
6,318
6,938
E, já agora, Júlio César foi traído pelos "seus" em pleno Senado a 15 de Março...os Idos de Março. Curiosamente, a justificação dos conspiradores foi de que César estava a reunir e concentrar cada vez mais poder na sua pessoa. Um tirano...tal como a transformação do Putin.

Faço anos a 15 de Março, não me importava de uma prenda assim...apesar de ser mórbido xD
É o "mal" que te desejo! Já eu tive de presente um início de guerra na Ukrayina! 🤬

• Triste
Reações: danielsousa94

mesenga

Tribuna Presidencial
26 Março 2012
6,318
6,938
Um ataque nuclear seria suicidio para Russos, Ucranianos e restastes países europeus.
A II Grande Guerra já foi faz muito tempo. Poucos se lembram e ainda menos estão vivos para contar histórias. A memória é curta e o tempo diz-nos que os erros cometem-se vezes sem conta... :cry:

Pedro Brandão

Tribuna Presidencial
17 Outubro 2018
14,039
25,272
Conquistas
3
49
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
  • Madjer
Não estás a entender. Do lado dos Nacionalistas Russos há o mesmo extremismo. Nacionalismo fanático. E também são apoiados por Moscovo. Se não houvesse a tentativa de separatismo, se os Russos que ali vivem aceitassem que aquilo é Ucrânia e vivessem pacificamente, achas que a Ucrânia tinha algum problema com eles ? Ainda que haja algum ressentimento anti Russo, pois ocuparam-os forçadamente décadas e décadas, mas isso é como se Portugal fosse ocupado durante décadas por outro País, o ressentimento estaria lá. A teoria Nazi é o que é, todos os Paises têm neo nazis, um batalhão ou dois são dois mil homens, a Ucrania tem 40 milhões de pessoas que elegeram um Judeu para ser seu presidente, a retorica nazi para mim morre aí.
Eu entendo perfeitamente e sei que os separatistas foram e são apoiados pelos russos. Na guerra não existem santos. Mas existem os acordos de Minsk que não estão a ser cumpridos. Por culpa de qual das partes?
Deve-se e bem acusar os russos de crimes de guerra nesta invasão mas não se pode olhar para o lado e fingir que do lado dos ucranianos durante estes anos esses mesmos crimes não existiram e talvez até bem piores. Tenho tido o cuidado de ler alguns artigos ocidentais sobre isso para não falar baseado em propaganda. Esse mesmo presidente eleito democraticamente não pode lavar as mãos como se não soubesse o que se tem passado e como se não soubesse quem são esses batalhões e como actuam. E como vai fazer Zelensky depois da guerra com eles? Ignora-los ou condecorá-los? Está aí algo muito complicado. Não pode valer tudo só porque todos condenamos esta bárbara invasão russa. A Ucrânia para aderir à UE tem de ser um país democrático onde não pode existir a menor dúvida que o extremismo não tem lugar.

AjpAlmeida

Tribuna
22 Janeiro 2022
4,305
6,341
Conquistas
6
41
Porto
  • José Maria Pedroto
  • Bobby Robson
  • Pinto da Costa
  • André Villas-Boas
Eu entendo perfeitamente e sei que os separatistas foram e são apoiados pelos russos. Na guerra não existem santos. Mas existem os acordos de Minsk que não estão a ser cumpridos. Por culpa de qual das partes?
Deve-se e bem acusar os russos de crimes de guerra nesta invasão mas não se pode olhar para o lado e fingir que do lado dos ucranianos durante estes anos esses mesmos crimes não existiram e talvez até bem piores. Tenho tido o cuidado de ler alguns artigos ocidentais sobre isso para não falar baseado em propaganda. Esse mesmo presidente eleito democraticamente não pode lavar as mãos como se não soubesse o que se tem passado e como se não soubesse quem são esses batalhões e como actuam. E como vai fazer Zelensky depois da guerra com eles? Ignora-los ou condecorá-los? Está aí algo muito complicado. Não pode valer tudo só porque todos condenamos esta bárbara invasão russa. A Ucrânia para aderir à UE tem de ser um país democrático onde não pode existir a menor dúvida que o extremismo não tem lugar.
Qual é a ordem cronológica dos acontecimentos que teve como consequência esta guerra?

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
26,921
18,361
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19
Não deveria ser difícil para mim acompanhar esta guerra dado ter estado longos anos numa; a de Israel contra Palestinianos, Sírios e Libaneses muçulmanos.
Mas uma coisa é estar envolvida nela, no terreno, e embora não fosse do lado civil mas militar/serviços de inteligência não sentia adrenalina nenhuma, posso dizer que não tinha medo porque estava convencido que a qualquer momento podia ser baleado.
Mas estar a assistir a isto pela tv, com algumas informações verdadeiras e outras falsas, custa-me imenso e já só ligo a tv uma, duas vezes por dia porque não aguento.
Fazendo um paralelismo é como estar na bancada a assistir a um jogo, ou em casa pela tv, e outra os jogadores em campo - esses têm uma sensação diferente dos assistentes e sei porque já fui atleta e nessa condição estar em campo ou fora é uma sensação completamente diferente.
Esta guerra comparada com outras que aconteceram depois de 1945 tem uma diferença substancial; pode deflagrar num conflito mundial.
Não devemos brincar com isto, aliás em qualquer conflito não morrem ou ficam estropiados apenas os combatentes, ficam também os civis indefesos.

Tails

Tribuna Presidencial
6 Janeiro 2013
10,359
16,322
A ironia.

Rússia acusa Ucrânia de ter armas químicas.

Já fazia algum tempo que uma superpotência justificava uma invasão com o argumento das armas químicas.

• Like
Reações: afpdias

AjpAlmeida

Tribuna
22 Janeiro 2022
4,305
6,341
Conquistas
6
41
Porto
  • José Maria Pedroto
  • Bobby Robson
  • Pinto da Costa
  • André Villas-Boas
O que é que isso interessa para o caso?!!!
Alguém se lembraria do batalhão Azov ser extrema direita ou extrema esquerda se o Kremlin não tivesse instigado e financiado os "separatistas"a criar instabilidade naquela região e posto em causa a integridade da Ucrânia?

Última edição: