Guerra Rússia - Ucrânia

Pedro Brandão

Tribuna Presidencial
17 Outubro 2018
14,039
25,272
Conquistas
3
49
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
  • Madjer
O Putin tolerou o separatismo da Tchetchénia ? Não....esmagou. Porque haveria a Ucrânia de tolerar o separatismo de Donetsk e Lugansk ? Por habitarem lá muitos Russos e descendentes de Russos ? A Mother Rússia é tão grande ainda precisam mais território de Países soberanos, independentes, com fronteiras consolidadas ? Esse conflito ( Donetsk e Lugansk) foi de nacionalistas Russos contra nacionalistas ucranianos com baixas totalizando 14 mil mortos no conjunto dos dois lados e não só do lado russo como a desinformação tem dito.
Não foi isso que eu escrevi pois não? O que tem acontecido conheço eu superficialmente como a maioria. Pelos grupos separatistas terem o apoio russo isso legitima as forças ucranianas para cometerem os mesmos crimes hodiondos ou pior? E o que sucede depois da Guerra? E os acordos têm sido cumpridos também pelos ucranianos? Na nossa UE há lugar para governos que usam forças de extrema direita? Vai a UE renunciar a todos os seus valores para afrontar Putin?

mesenga

Tribuna Presidencial
26 Março 2012
6,318
6,938
Alguns tinham sido comprados antes do conflito. Há vários Países a armar a Ucrânia, é publico. A Rússia quantos países não armou já em guerras contra os USA ? Coreia, Vietname etc, etc.. Só não pode haver intervenção direta. A própria Turquia é quem está a enviar Drones á Ucrânia.
Certo, só que isso dos acordos é válido só até quando alguém quiser. Se dependesse de mim, tudo o que era armamento eficaz contra o exército e tropas russo marchava para a Ucrânia! Só parava quando alguém desse um pequeno-almoço especial a Putin (ou ele se decida a pendurar-se pelo pescoço na garagem)!
Mas isso não é tão líquido quanto isso, então se enviarem para lá os tais Mig's polacos? Ou pior, se enviarem para lá os mísseis Patriot que foram enviados para a Polónia? A linha que define uma intervenção direta é muito ténue...

wolfheart

Tribuna Presidencial
30 Novembro 2015
6,679
7,949
Bragança
Não foi isso que eu escrevi pois não? O que tem acontecido conheço eu superficialmente como a maioria. Pelos grupos separatistas terem o apoio russo isso legitima as forças ucranianas para cometerem os mesmos crimes hodiondos ou pior? E o que sucede depois da Guerra? E os acordos têm sido cumpridos também pelos ucranianos? Na nossa UE há lugar para governos que usam forças de extrema direita? Vai a UE renunciar a todos os seus valores para afrontar Putin?
As forças não eram governamentais...eram milicias...e o Zelensky deixou....porque tivesse sido o exercito a lutar contra os também extremistas/nacionalistas russos de Donetsk, tinha dado pretexto ao Putin para a Guerra ser no dia seguinte e não passado 8 anos ao inicio dos confrontos.

Pinetree

Tribuna Presidencial
27 Maio 2012
15,217
8,030
Os Russos já estão quase desligados do mundo. Facebook, Twitter, Instangram, whatsapp, messenger... neste momento apenas tem telegram, Google e You tube muito limitado.
O ditador lunático tem de esconder o genocídio que está a fazer ao povo Ucraniano.

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
33,580
27,879
Gaia
Putin é uma ameaça nuclear quando manda atacar centrais nucleares, e está a fazer bluff quanto à utilização de armas nucleares!

Não é difícil acreditar em ambas, até é o mais provável (esperemos que sim, pelo menos em relação à segunda)...

------------------------------------------------

Esse foi sempre o desiderato russo, na segunda guerra há n relatos de tropas russas que na guerra mesmo nalguns combates sem hipotese contra os alemaes na primeira fase se recuassem eram chacinados pelos proprios russos.
A crueldade e a chacina são a mae da coragem russa.

mesenga

Tribuna Presidencial
26 Março 2012
6,318
6,938
Já muito se disse sobre esta invasão russa. Acho que a maioria de nós a condena e deseja o seu fim rapidamente assim como o fim daquele ditador russo.
Dito isto, e pensando numa possível adesão da Ucrânia à UE, será que os acordos de Minsk estavam a ser respeitados por ambas as partes? Não terá um fundo de verdade algumas afirmações de atrocidades também cometidas pelos ucranianos e alguns batalhões de ED naquelas zonas de Donetsk e Lugansk? E o que fará Zelenski com estes batalhões e esta ala extremista depois da guerra?
O Putin tolerou o separatismo da Tchetchénia ? Não....esmagou. Porque haveria a Ucrânia de tolerar o separatismo de Donetsk e Lugansk ? Por habitarem lá muitos Russos e descendentes de Russos ? A Mother Rússia é tão grande ainda precisam mais território de Países soberanos, independentes, com fronteiras consolidadas ? Esse conflito ( Donetsk e Lugansk) foi de nacionalistas Russos contra nacionalistas ucranianos com baixas totalizando 14 mil mortos no conjunto dos dois lados e não só do lado russo como a desinformação tem dito.
Já agora, porque não falar do Memorando de Budapeste? E esses acordo de Minsk porque surgiram?

" Segundo o acadêmico ucraniano-estadunidense Taras Kuzio, durante a presidência de Viktor Yushchenko (2005-10), as relações da Rússia com a Ucrânia se deterioraram, levando o serviço de segurança russo (FSB) e a inteligência militar russa (GRU) a expandir seu apoio clandestino para os nacionalistas russos do Sul da Ucrânia e os separatistas russos da Crimeia.[30] Após a Revolução Laranja e a Guerra Rússia-Geórgia de 2008, mensagens diplomáticas estadunidenses posteriores que vazaram para o público observavam que a ação militar russa contra a Ucrânia "não era mais impensável".[31] "

Que surpresa, se calhar os russos é que andaram por trás este tempo todo a apoiar e quem sabe criar o movimento nacionalista russo nesses territórios.

Para virem agora, como salvadores da pátria, salvar a Ucrânia do fascismo e da guerra que os próprios alimentaram e se calhar provocaram anteriormente. É mesmo não terem vergonha no que fazem e dizem.

Última edição:
  • Like
Reações: AjpAlmeida

ChamaDoDragao

Tribuna
13 Maio 2016
2,816
3,295
------------------------------------------------

Esse foi sempre o desiderato russo, na segunda guerra há n relatos de tropas russas que na guerra mesmo nalguns combates sem hipotese contra os alemaes na primeira fase se recuassem eram chacinados pelos proprios russos.
A crueldade e a chacina são a mae da coragem russa.
Verdade. Aquando do cerco a Estalinegrado por parte dos alemães na II Guerra Mundial, os russos que recuassem nas vagas de ataque aos alemães eram feitos prisioneiros, ou enviados de novo para a linha da frente. Uma pequena percentagem era fuzilada. Apesar do que se vê no filme Enemy at the Gates não ser inteiramente verdade, é um exemplo de como os russos agem para com os "covardes" que recuam não havendo hipótese de vitória.
Aliás, na altura os soldados do Exército Vermelho diziam que "era mais corajoso recuar do que atacar".

Pedro Brandão

Tribuna Presidencial
17 Outubro 2018
14,039
25,272
Conquistas
3
49
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
  • Madjer
As forças não eram governamentais...eram milicias...e o Zelensky deixou....porque tivesse sido o exercito a lutar contra os também extremistas/nacionalistas russos de Donetsk, tinha dado pretexto ao Putin para a Guerra ser no dia seguinte e não passado 8 anos ao inicio dos confrontos.
Mais uma vez, a questão não é essa. Neste momento pouco interessa quem alimentou o quê. Houve ou não atrocidades cometidas também pelos batalhões ucranianos apoiados por Kiev? São ou não são na sua maioria de Extrema Direita? Deve a UE ignorar estes factos para integrar a Ucrânia no seu meio? Quero ver esta guerra terminada já e nunca ninguém poderá reparar todas as vidas destruídas mas deve a UE ceder em alguns dos seus valores fundamentais?

• Like
Reações: Sabininho

mesenga

Tribuna Presidencial
26 Março 2012
6,318
6,938
Talvez na Rússia, aqui ias para a prisão! 😅
Mais uma vez, a questão não é essa. Neste momento pouco interessa quem alimentou o quê. Houve ou não atrocidades cometidas também pelos batalhões ucranianos apoiados por Kiev? São ou não são na sua maioria de Extrema Direita? Deve a UE ignorar estes factos para integrar a Ucrânia no seu meio? Quero ver esta guerra terminada já e nunca ninguém poderá reparar todas as vidas destruídas mas deve a UE ceder em alguns dos seus valores fundamentais?
Percebo o que tu dizes e também considero que a UE precipitou-se à grande em falar numa possível adesão da Ucrânia à UE...

A questão é, a guerra dura sensivelmente há duas semanas, nada sugere que esteja para acabar em breve, e tu estás preocupado com uma futura integração da Ucrânia na UE? Se for como na Chechénia e na Síria, quando isto terminar não vai haver uma Ucrânia para integrar...

Pedro Brandão

Tribuna Presidencial
17 Outubro 2018
14,039
25,272
Conquistas
3
49
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
  • Madjer
Talvez na Rússia, aqui ias para a prisão! 😅

Percebo o que tu dizes e também considero que a UE precipitou-se à grande em falar numa possível adesão da Ucrânia à UE...

A questão é, a guerra dura sensivelmente há duas semanas, nada sugere que esteja para acabar em breve, e tu estás preocupado com uma futura integração da Ucrânia na UE? Se for como na Chechénia e na Síria, quando isto terminar não vai haver uma Ucrânia para integrar...
Não estou preocupado. Lancei estas questões que são tão pertinentes agora como depois. Preocupado estou eu com aquela gente que se vê de repente sem nada. Com aquela gente que perde familiares e amigos. Com aquela gente que vê a sua pátria destruída. Com aquelas crianças cujos traumas ninguém sabe se algum dia passarão. Com aquelas crianças cujo futuro ficou adiado e estragado. É com isso e muito mais com que estou preocupado.

wolfheart

Tribuna Presidencial
30 Novembro 2015
6,679
7,949
Bragança
Não estás a entender. Do lado dos Nacionalistas Russos há o mesmo extremismo. Nacionalismo fanático. E também são apoiados por Moscovo. Se não houvesse a tentativa de separatismo, se os Russos que ali vivem aceitassem que aquilo é Ucrânia e vivessem pacificamente, achas que a Ucrânia tinha algum problema com eles ? Ainda que haja algum ressentimento anti Russo, pois ocuparam-os forçadamente décadas e décadas, mas isso é como se Portugal fosse ocupado durante décadas por outro País, o ressentimento estaria lá. A teoria Nazi é o que é, todos os Paises têm neo nazis, um batalhão ou dois são dois mil homens, a Ucrania tem 40 milhões de pessoas que elegeram um Judeu para ser seu presidente, a retorica nazi para mim morre aí.

ChamaDoDragao

Tribuna
13 Maio 2016
2,816
3,295
E, já agora, Júlio César foi traído pelos "seus" em pleno Senado a 15 de Março...os Idos de Março. Curiosamente, a justificação dos conspiradores foi de que César estava a reunir e concentrar cada vez mais poder na sua pessoa. Um tirano...tal como a transformação do Putin.

Faço anos a 15 de Março, não me importava de uma prenda assim...apesar de ser mórbido xD