Guerra Rússia - Ucrânia

malmeida

Tribuna
2 Dezembro 2021
4,703
4,811
Falando um pouco da história do Iraque;
Houve duas intervenções americanas e não apenas uma.
A 1ª foi para defender a soberania do Kuwait que tinha sido ocupado pelo Iraque com motivos fúteis ou inexistentes. Após a derrota de Saddam e saída do Kuwait este continuou no poder.
A 2ª invasão aconteceu sob o pretexto de este ter armas químicas, o que se veio a demonstrar ser mentira, derrubaram Saddam que não era muito popular, como não o é nenhum ditador, e no início até as tropas americanas tiveram apoio da população mas deixaram de o ter dado o sistema "democrático à moda ocidental" que tentaram implantar ser contrário digamos ao espirito de tribo existente naquele País (exemplo xiitas e sunitas que se odeiam de morte e o problema dos curdos a norte. Esta 2ª intervenção, ao contrário da 1ª que ninguém fala, foi um desastre dado que era preferível ter Saddam que ter depois governos frágeis e o ascenso de grupos radicais islâmicos que Saddam continha.
A questão Líbia é um pouco semelhante.
Falar destas intervenções e comparar a da Rússia na Ucránia é falar do incomparável.
As desculpas da "desnazificação" e "misseis nos países limitrofes da URSS e Belarus" são apenas um pretexto. Nunca na vida a Nato ameaçaria a Federação Russa sabendo que esta encurralada se serviria do poder nuclear que tem em última circunstância.
Só entendo esta invasão e as ditas desculpas com problemas internos graves de Putin que tem medo de ser derrubado mas isto não vai impedir que + dia - dia o seu poder esteja em causa. Sabe-o ele, sabem os serviços de inteligência de todo o mundo.
No tempo da URSS era diferente, havia um líder (excluindo Estaline que "secava" tudo à sua volta - basta saber-se as purgas que fez no aparelho atingindo até fiéis amigos matando-os e matando os familiares destes) que dependia do Politburo que nomeava o Secretário Geral mas havia um poder que o podia substituir a qualquer momento - foi assim com Kikita Khrushchov, não aconteceu com Breznev mas aconteceu com outros sucessores até à machadada final com Gorbatchov que levou à liquidação da URSS porque o sistema estava esgotado e desmembrou-se.
Um assunto aqui hoje falado.

Bay of pigs onde os americanos tentaram derrubar o Fidel e falharam.

A Russiam envia misseis nucleares para Cuba para prevenir mais agressões por parte dos americanos.

Era legitimo? Visto que os EUA tentaram derrubar o Fidel uma vezes, podiam tentar bem mais, certo?

Mas na altura sentaram-se e resolveram tudo, até o Fidel devolveu varios refens capturado na bay of pigs.

malmeida

Tribuna
2 Dezembro 2021
4,703
4,811
É por isso que agora têm o knowhow de como enfrentar os poderosos nazis ucranianos
Uma daquelas crianças que leva com bombas em cima pode ser o Hitlerchenko
Mais vale prevenir que remediar
Não estou a perceber porque me dizes isso, até parece que estou a legitimar essas atrocidades, já disse varias vezes que por mim a guerra acabava hoje, com algumas cedências de parte a parte.

mesenga

Tribuna Presidencial
26 Março 2012
6,318
6,938
E o que sugeres? o que mais pode ser feito sem intervenção militar direta?

Uma sugestão: se andamos a armar os ucranianos sem a Rússia considerar isso um ato de guerra, porque não mandar para lá "voluntários" para combater a guerra? Pessoas de multinacionalidade, sem bandeira, a combater por aquilo que consideram justo? Um pouco como a Rússia fez na Crimeia e no Donbass, para onde "não mandou" tropas nem exército.

Mas lá está a tal escalada...

Próximos dias, será que vamos assistir à invasão da Moldávia, como se via no mapa do boneco Bielorrusso?

Nem a propósito, já começa... e nem são mercenários, vão a troco de nada para lutar pelo que consideram justo.

Tiagotg999

Tribuna Presidencial
19 Maio 2016
13,740
24,025
34
Vila Das Aves
pa.... eu tenho que admitir que um dos medos da russia é o avanço do ocidente numa zona antes fortemente dominada por eles. Mas até nem quero falar assim para não me chamarem putin.
Mas supostamente a Rússia não tem um poderio bélico do outro mundo?

Porque raio tem a Rússia medo de fazer fronteira com um país dito "ocidental"?

Ou será que estamos antes a assistir a um mero capricho do Putin, tal como previu o antigo presidente ucraniano?

"Putin quer o antigo império russo de volta. Crimeia, Donets, todo o país. Como czar russo, como ele se vê, o seu império não pode funcionar sem a Ucrânia. Ele vê-nos como uma colónia" (isto foi dito há 4 anos atrás pelo então presidente da Ucrânia).

malmeida

Tribuna
2 Dezembro 2021
4,703
4,811
Mas supostamente a Rússia não tem um poderio bélico do outro mundo?

Porque raio tem a Rússia medo de fazer fronteira com um país dito "ocidental"?

Ou será que estamos antes a assistir a um mero capricho do Putin, tal como previu o antigo presidente ucraniano?

"Putin quer o antigo império russo de volta. Crimeia, Donets, todo o país. Como czar russo, como ele se vê, o seu império não pode funcionar sem a Ucrânia. Ele vê-nos como uma colónia" (isto foi dito há 4 anos atrás pelo então presidente da Ucrânia).
Nem devia de haver tal poder de destruição no mundo, é ridiculo o numero de peças nucleares que alguns países têm.

Agora pergunto, os EUA permitiam que a Russia metesse bases militares no México?

Ruben1893

Neste clube,é impossível pensar que não é possível
24 Julho 2019
89,314
216,417
Conquistas
33
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • André Villas-Boas
Não estou a perceber porque me dizes isso, até parece que estou a legitimar essas atrocidades, já disse varias vezes que por mim a guerra acabava hoje, com algumas cedências de parte a parte.
Cedências tipo a Ucrânia abdicar de parte do seu território e da sua independência governamental

A Rússia que abdique da Crimeia e volte para casa
Acabava logo a guerra

Di Charis

Tribuna Presidencial
23 Abril 2012
8,373
6,687
Presumo que é porque o colega em questão não gosta de conversar com quem compara um ditador, um monstro como o Saddam, com um presidente democraticamente eleito como tu fazes.

A tua constante desculpabilização da morte e sofrimento com argumentos como "A nato, os eua" que são absolutamente palha e tens as imagens que tens (como da maternidade, votos contra a reunificação de familiares ou prestar auxilio a quem precisa na CM de Lisboa do Partido que defendes ) que destroçam uma pessoa com um pouco de empatia...

É normal que não queiram falar contigo, não te queixes, não dês conversa, não convertes ninguém aqui.

• Like
Reações: Duraes

malmeida

Tribuna
2 Dezembro 2021
4,703
4,811
Presumo que é porque o colega em questão não gosta de conversar com quem compara um ditador, um monstro como o Saddam, com um presidente democraticamente eleito como tu fazes.

A tua constante desculpabilização da morte e sofrimento com argumentos como "A nato, os eua" que são absolutamente palha e tens as imagens que tens (como da maternidade, votos contra a reunificação de familiares ou prestar auxilio a quem precisa na CM de Lisboa do Partido que defendes ) que destroçam uma pessoa com um pouco de empatia...

É normal que não queiram falar contigo, não te queixes, não dês conversa, não convertes ninguém aqui.
Não comparei ninguem.
Não desculpabilizei absolutamente nada, alias, eu é que podia dizer quem diz aqui para continuar a guerra é que quer que continue o massacre de inocentes.
Nunca votei PCP ou CDU como se designa.

simao977

Tribuna Presidencial
31 Julho 2015
17,111
16,062
Conquistas
12
27
  • Pinto da Costa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Maio/22
  • Vítor Baia
Não comparei ninguem.
Não desculpabilizei absolutamente nada, alias, eu é que podia dizer quem diz aqui para continuar a guerra é que quer que continue o massacre de inocentes.
Cheirinho a comparação.

Por muito que vos custe, os EUA invadiram um pais soberano, cometeram crimes de guerra, centenas de milhares de mortos, derrubaram um regime para instalar outro que lhes convem, e a vida no iarque é muito pior do que era aquando do regime do sadam.

Agora troquem EUA por Russia e Sadam por Zelinski, e se calhar vai ser algo que vamos ver num futuro proximo.

Uma diferença, a Russia invadiu a Ucrania sob um pretexto estupido aos olhos dos ocidentais, enquanto os EUA invadiram o Iraque sob o pretexto de uma mentira.

Agora digam quem é melhor.

Di Charis

Tribuna Presidencial
23 Abril 2012
8,373
6,687
Não comparei ninguem.
Agora troquem EUA por Russia e Sadam por Zelinski, e se calhar vai ser algo que vamos ver num futuro proximo.

Uma diferença, a Russia invadiu a Ucrania sob um pretexto estupido aos olhos dos ocidentais, enquanto os EUA invadiram o Iraque sob o pretexto de uma mentira.

Agora digam quem é melhor.
Tem vergonha.

Ao menos assume o que escreves.

Que nojo.

• Like
Reações: Duraes

malmeida

Tribuna
2 Dezembro 2021
4,703
4,811
Cheirinho a comparação.
Eu apenas perguntei ao colega em questão, se pelo facto de o Saddam ter acabado como acabou nas mãos dos americanos, se legitimava a invasão.

Se o Zielinsky acabar condenado á morte por um governo ucraniano (fantoche), se acaba por ser legitimo.

E espero que não continue a deturpar aquilo que digo, caso contrario vou ter que lhe pedir educadamente que não me cite mais.

malmeida

Tribuna
2 Dezembro 2021
4,703
4,811
Tem vergonha.

Ao menos assume o que escreves.

Que nojo.
Eu apenas perguntei ao colega em questão, se pelo facto de o Saddam ter acabado como acabou nas mãos dos americanos, se legitimava a invasão.

Se o Zielinsky acabar condenado á morte por um governo ucraniano (fantoche), se acaba por ser legitimo.

E espero que não continue a deturpar aquilo que digo, caso contrario vou ter que lhe pedir educadamente que não me cite mais.