Política Nacional

Czarli9

Tribuna Presidencial
23 Julho 2017
6,580
5,568
Segundo o jornalixo português, por sinal bem ideológico o Rui Tavares ganhou os debates todos.....
Se até o Henrique Raposo fala bem do Rui Tavares, não tenhas dúvidas que foi um dos grandes vencedores.

 
  • Haha
Reações: MiguelDeco

Czarli9

Tribuna Presidencial
23 Julho 2017
6,580
5,568
Não digo que não. A mim pouco me interessa se a empresa é pública ou privada, se o serviço é feito pelo estado ou pelo privado subsidiado. Defendi, ou melhor, compreendi a nacionalização, como solução de uma borrada monumental que foi a privatização nos moldes em que foi feita.

Tal como critiquei a intervenção do Rio, que nem coloca condições na privatização que quer fazer. Quer apenas fazer, se não existir proposta aceitável que salvaguarde a continuidade territorial, que se lixem os portugueses de segunda (aka todos os que não são de Lisboa).



Não estou a par disso. Baseei-me numa reportagem que vi, penso eu, no ano passado, em que falavam do imbróglio entre a Ryanair e o governo regional, porque a Ryanair estava a pedir 10 milhões para ligar o aeroporto da Madeira, e que a Madeira queria uma segunda companhia a voar para lá.



3 pontos:
1) É sempre preciso. Da mesma forma que a Air France é subsidiada para ligar Paris às antigas colónias, como a KLM é subsidiada para ligar Amsterdão às antigas colónias, como a British Airways é subsidiada para ligar as capitais do UK e as ilhas do reino a Londres;
2) Não sei se alguma vez viajaste na Ryanair. Eu, pelo menos, experimentei e opto desde aí por voar em companhias que não medem a minha mala, que me dão uma refeição em voos longos, que não me cobram 30€ por 100g a mais e que não me tratam como um animal a entrar no matadouro. Estou agora no UK de férias e optei pela BA que, com malas e refeições, custou apenas 20€ a mais que a Ryanair porque o "low-cost" acaba por só ser rentável se viajares de mãos a abanar. E o serviço é completamente diferente;
3) Imagina que deixamos a continuidade territorial numa empresa como a Ryanair. De hoje para amanhã, esta vai à falência ou decide que não quer trabalhar mais em Portugal. O que acontece a seguir? Repara que todas as empresas que estão ali em cima descritas têm uma característica comum: têm todas base de operações no país que servem. São privadas, mas o serviço de interesse nacional só se extingue se a empresa desaparecer. A TAP foi mal vendida a uma empresa que não tinha minimamente condições para restruturar a empresa, o Estado ficou com o risco todo, e que ao fim de 3 anos já estava em processo de insolvência. Com ou sem a nacionalização, seria o Estado a arcar com os custos, seja de restruturação ou de pagamento de dívidas.

PS. Já há dias questionei, mas não obtive resposta. Acho curiosa a ideologia liberal que não quer o Estado por perto quando as coisas correm bem, mas são os primeiros a exigir apoio às empresas quando começam a correr mal. Qual é a posição da IL no BES? No BPN? É que vi o Cotrim durante a crise a pedir apoios para as empresas? Em que difere a TAP dessas empresas? Ou está apenas contra a nacionalização? Porquê, senão por razões ideológicas?
Diria que grande parte dessa malta pouco ou nada viajou de avião.
 

Czarli9

Tribuna Presidencial
23 Julho 2017
6,580
5,568
Nem dá para te responder, porque obviamente o que está mal é enterrar 3,2 biliões numa empresa que com o atual modelo de negócio está completamente falida!!!

E esse dinheiro é dinheiro de todos!!!!

Que não vai depois para outros lados, até para apoiar e bem os mais desfavorecidos!!

É difícil de entender?

Depois o Rio nunca disse que não vai haver TAP, o que disse é não pode haver é esta solução, como é óbvio!!

Há milhares de soluções alternativas, milhares de possibilidades, para ter uma TAP viável sem o Zé Pagode inchar como um cão:


Por exemplo, uma TAP,

Com metade dos aviões;
Mantendo as linhas onde é rentável, e são muitas, por exemplo as africanas, onde trabalha quase em regime de monopólio, da américa latina e de certos mercados da emigração;

Depois tudo o que dizes acima faz parte do chorrilho de mentiras que esse FDP do Sócrates II anda a contar para o esquema de roubo do costume.....

Que a CS a soldo do PS branqueia permanentemente como aquela notícia acima sobre o SNS!!

Andam e andaram a dizer que o Neeleman é bandido, vigarista e está falido....

Não vou em tangas, fui verificar:


Vejam as notícias mais recentes:

1)

Azul mira oferta por totalidade da Latam Airlines, diz fundador


2)

Credores da Latam afirmam que plano da Azul dá 3 vezes o retorno sobre dívidas...


Quer-se dizer um gajo "falido" quer comprar o maior grupo de aviação da América Latina...

e gajos do mais credível que anda no mundo, como a própria Lufthansa diz o seguinte:


O grupo oficial de credores da Latam formado por Lufthansa, Repsol e banco BNY Mellon apresentou nesta 4ª feira (15.dez.2021) uma manifestação formal à Justiça de Nova York afirmando que uma proposta apresentada pela Azul no processo do Chapter 11 (Recuperação Judicial dos EUA) garante aos credores “três vezes mais” retorno do que o oferecido no plano da Latam....

Fica à vista de todos que o Costa mente com os filhos da puta dos dentes todos...

CONCLUSÃO:

O que o David Neeleman percebeu é que como estes Sócrates II e III, lhe iam foder a vida e iam roubar prazo o grande negócio que tinha feito ao comprar uma empresa falida por meia dúzia de tostões, que o Estado não sabia gerir e que ninguém queria, e cujo objetivo seria de valorizar e vender em bolsa para realizar mais-valias gigantes, tratou de se acertar com esses bandidos, e:

1) Aceitou deixar de ser o acionista minoritário em 2018/2019;
2) Aceitou entrar numa expansão maluca, compraram 40 novos aviões....
Que ele sabia obviamente que ia rebentar com a empresa e o seu plano inicial....
3) Mas com a famosa contrapartida, de que dado o interesse estratégico para o País a expansão tinha que ser feita sem racionalidade económica, mas com o aval do Estado, como é óbvio!!

Como é óbvio ele só aceitou reduzir a posição para minoritário (alguém no seu perfeito juízo aceita estar num negócio e não mandar?) desde que assumissem os passivos e ele fino como um rato, não metesse um tusto....

O Estado não tinha risco no negócio, e passou a ter um risco de 600 milhões.... Dívida da TAP avalizada pelo Estado......

O sumo devem ter sido as comissões a distribuir por todos na compra dos cerca de 40 aviões....

RESUMO:

Deixem-se de comer palha...
Não sejam burros.....
Quem escreve assim...

Com tamanha demonstração de competências na formatação de texto.

Deve ser CARTILHEIRO.

😂 😂
 
Última edição:

wolfheart

Tribuna Presidencial
30 Novembro 2015
5,149
6,898
Bragança
Se até o Henrique Raposo fala bem do Rui Tavares, não tenhas dúvidas que foi um dos grandes vencedores.

Nao digo que não. Não desgosto do Rui Tavares, porque ele transparece ser alguém de ideais, que pensa com cem por cento do seu ser, estar a pensar no melhor para a sociedade. Só acho que a maneira de ele tentar chegar lá é totalmente errada.
 

Hulk27

Tribuna Presidencial
11 Abril 2012
6,518
2,725
Nao digo que não. Não desgosto do Rui Tavares, porque ele transparece ser alguém de ideais, que pensa com cem por cento do seu ser, estar a pensar no melhor para a sociedade. Só acho que a maneira de ele tentar chegar lá é totalmente errada.
O problema do partido Livre é que basta chegar a proposta 1.4 ( porque sou simpatico a 1.3 já seria complicado )para perceber que grande parte das proposições muito dificilmente podem ser aplicadas. Os proprios sabem muito bem que muitas das propostas necessitam uma modificação dos tratados(nesto caso o artigo 63 do TFUE) e que com a regra da unanimidade é muito dificil isso acontecer.

 
Última edição:
  • Like
Reações: tripeiro_de_gema

F_Ferr

Não, não estive no treino.
11 Março 2012
8,889
10,915
Desculpa lá, mas deixa-me precisar, podes não ter reparado, vai atrás e confere sff:

1) Bilhões, são milhares de milhões, na terminologia no mundo de negócios, americana e mundial!,

1B=1.000M
logo,
3,2 B = 3,2*1.000M=3.200 M!

2) No acordo de privatização inicial o Estado passou a ter uma posição minoritária, cerca de 30% ou à volta de isso, e não tinha qualquer posição na gestão executiva e na gestão dos riscos que os novos donos comandados pelo David Neeleman teriam ou deixariam de ter.

Mais, os donos privados obrigaram-se a várias coisas:
A Atlantic Gateway pagou 10 milhões de euros pelas acções da companhia aérea, pelos 61%;
E comprometeu-se a injectar 338 milhões de euros de capital, dos quais 150 milhões de euros entraram na empresa logo após a assinatura do contrato de compra com a Parpública;
A manter a sede da empresa em Lisboa;
A cumprir os chamados serviços públicos de ligação às Ilhas;
A gestão executiva era totalmente deles;
O Estado não punha mais dinheiro nem garantia mais dívida;

Antes de o PS por em causa tudo, e do David Neeleman fazer o tal acordo por baixo da mesa para que o Costa cumprisse a famigerada promesa eleitoral de reverter a privatização, vejam o que os novos patrões diziam:

.../....Segundo as edições online da imprensa portuguesa os novos donos da TAP mostraram-se indisponíveis para se tornarem sócios minoritários, com apenas 49% do capital, tal como pretende o Executivo de António Costa. “Já pagámos muita dívida, tomámos decisões nas últimas duas semanas, mais do que em todos os anos antes”, afirmou David Neeleman no final do encontro.
.../....

O resto é história, os patrões aceitaram o esquema do Costa, e como sabiam que aquilo era para "roubar" o mais que se podia,
Todo o novo investimento passou outra vez a ter a garantia do Estado...
Quer a empresa desse ou não desse prejuízo....
Como no Novo Banco, não sei se estão todos a ver....
E o David Neeleman continuava a mandar a 100%......

Portanto o que dizes é simplesmente falso, foste tu e muitas pessoas enganadas pela propaganda do PS!
Não tens culpa nenhuma!

Verifica pf:

3) Neste 3º ponto só te peço, que por honestidade intelectual te dês ao trabalho de consultar o links que já pus acima:

https://www.poder360.com.br/economi...o-da-azul-da-3-vezes-o-retorno-sobre-dividas/

Ou seja onde se afirma que:

O grupo oficial de credores da Latam formado por Lufthansa, Repsol e banco BNY Mellon apresentou nesta 4ª feira (15.dez.2021) uma manifestação formal à Justiça de Nova York afirmando que uma proposta apresentada pela Azul no processo do Chapter 11 (Recuperação Judicial dos EUA) garante aos credores “três vezes mais” retorno do que o oferecido no plano da Latam....

ACHAS QUE A LUFTHANSA IRIA AFIRMAR QUE A AZUL TEM A MELHOR PROPOSTA PARA O CONTROLO DA REESTRUTURAÇÃO DA LATAM, SE A AZUL NÃO TIVESSE SAÚDE FINANCEIRA?

Uma empresa que está na falência estaria para se tornar no maior grupo da América Latina?

Convinha que essa corja do PS inventasse menos....
Não resisto, não leve a mal, até porque, com respeito, em democracia, todas as opiniões são validas.
Pessoal de direita adora: escrever em maiúsculas, em negrito, mostrar que são donos da razão, ver apenas pelo seu lado da questão e apelidar de corja os restantes. Tipico de direita.

Já agora, em Portugal, sim neste país, um bilião é mesmo um milhão de milhões como disse o colega.

Mas lá está, é mais bonito dizer bilião, parece mais, tipo propaganda...de Direita.
 
Última edição:

F_Ferr

Não, não estive no treino.
11 Março 2012
8,889
10,915
Dos ultimos 20 anos Passos Coelho foi o PM mais honesto. Socrates o mais desonesto e Costa o segundo mais desonesto.
Não concordo, Passos era exatamente igual aos outros e vários dos seus ministros aproveitaram para encher bolsos, tipo Macedo e Poiares com os vistos gold, Crato com os colégios privados, e Maria Luís com negócios imobiliários. Todos iguais, e já agora, deu proteção ao Portas e aos seus submarinos, que deram prisão efectiva na Alemanha. É exatamente igual ao outros, e se for 40 anos, Cavaco e Durão da tanga entram no lote.
O único diferente de todos foi Sócrates e aqui não é preciso explicar porquê.
Isso Na minha opinião.
 

Raba

Tribuna Presidencial
13 Junho 2013
20,458
26,987
Conquistas
4
  • André Villas-Boas
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20
Creio que o conceito de bilião é contabilizado de uma forma na Europa e de outra forma nos EUA.

Sejam 3,2 biliões (para uns) ou 3,2 mil milhões (para outros) acho que todos concordamos que é muito dinheiro.

O Rui Rio ao dizer que a receita anual do estado com o IRC é de 5 mil milhões já demonstra bem o quão alto e o quão pesado para os país são os tais 3,2 mil milhões.
 
  • Like
Reações: tripeiro_de_gema

FCP1000

Bancada central
21 Junho 2021
1,591
1,240
Os americanos também medem em pés e milhas e pesam em libras e grãos. No mundo em que vivemos e trabalhamos, e que é relativo a este negócio específico, 1 bilião = 1 milhão de milhões.



O acordo inicial envolvia risco acentuado da TAP para o Estado e garantias para empréstimos. Não estou a debater se as alterações foram boas ou más, o que eu disse é que a privatização no todo foi mal feita.



Penso que estamos a falar de coisas diferentes. A Azul e a Azur são empresas diferentes. A Azur foi à falência semanas antes de se começar a falar da crise na TAP e que, sendo uma empresa do Neeleman, deixou logo uma sombra sobre a capacidade de ele conseguir obter financiamento que evitasse a falência e a obrigação do Estado em cumprir com a sua responsabilidade financeira apenas para a TAP fechar. Depois, a TAP avançou com propostas de financiamento que pediam garantia estatal e lembro-me perfeitamente, na audição que foi efetuada ao administrador, de ser dito que o empréstimo que estava em cima da mesa era de 1.200 milhões de euros e que a TAP não teria forma nenhuma de o pagar.
Em relação aos Bilhões já se percebeu que tu deves saber tanto da nomenclatura de negócios como eu de gambozinos....

É melhor ficarmos por aqui, fica lá com a taça, que o PS e o Costa precisam de muitos gajos como tu, graças a Deus!