Desculpa lá, mas deixa-me precisar, podes não ter reparado, vai atrás e confere sff:
1) Bilhões, são milhares de milhões, na terminologia no mundo de negócios, americana e mundial!,
1B=1.000M
logo,
3,2 B = 3,2*1.000M=3.200 M!
2) No acordo de privatização inicial o Estado passou a ter uma posição minoritária, cerca de 30% ou à volta de isso, e não tinha qualquer posição na gestão executiva e na gestão dos riscos que os novos donos comandados pelo David Neeleman teriam ou deixariam de ter.
Mais, os donos privados obrigaram-se a várias coisas:
A Atlantic Gateway pagou 10 milhões de euros pelas acções da companhia aérea, pelos 61%;
E comprometeu-se a injectar 338 milhões de euros de capital, dos quais 150 milhões de euros entraram na empresa logo após a assinatura do contrato de compra com a Parpública;
A manter a sede da empresa em Lisboa;
A cumprir os chamados serviços públicos de ligação às Ilhas;
A gestão executiva era totalmente deles;
O Estado não punha mais dinheiro nem garantia mais dívida;
Antes de o PS por em causa tudo, e do David Neeleman fazer o tal acordo por baixo da mesa para que o Costa cumprisse a famigerada promesa eleitoral de reverter a privatização, vejam o que os novos patrões diziam:
.../....Segundo as edições online da imprensa portuguesa os novos donos da TAP mostraram-se indisponíveis para se tornarem sócios minoritários, com apenas 49% do capital, tal como pretende o Executivo de António Costa. “Já pagámos muita dívida, tomámos decisões nas últimas duas semanas, mais do que em todos os anos antes”, afirmou David Neeleman no final do encontro.
.../....
O resto é história, os patrões aceitaram o esquema do Costa, e como sabiam que aquilo era para "roubar" o mais que se podia,
Todo o novo investimento passou outra vez a ter a garantia do Estado...
Quer a empresa desse ou não desse prejuízo....
Como no Novo Banco, não sei se estão todos a ver....
E o David Neeleman continuava a mandar a 100%......
Portanto o que dizes é simplesmente falso, foste tu e muitas pessoas enganadas pela propaganda do PS!
Não tens culpa nenhuma!
Verifica pf:
O pecado original da TAP começa em 2015 com a reversão da privatização. O resto é história, uma história cara. A pandemia não é um azar, é uma revelação.
eco.sapo.pt
3) Neste 3º ponto só te peço, que por honestidade intelectual te dês ao trabalho de consultar o links que já pus acima:
https://www.poder360.com.br/economi...o-da-azul-da-3-vezes-o-retorno-sobre-dividas/
Ou seja onde se afirma que:
O grupo oficial de credores da Latam formado por Lufthansa, Repsol e banco BNY Mellon apresentou nesta 4ª feira (15.dez.2021) uma manifestação formal à Justiça de Nova York afirmando que uma proposta apresentada pela Azul no processo do Chapter 11 (Recuperação Judicial dos EUA) garante aos credores “três vezes mais” retorno do que o oferecido no plano da Latam....
ACHAS QUE A LUFTHANSA IRIA AFIRMAR QUE A AZUL TEM A MELHOR PROPOSTA PARA O CONTROLO DA REESTRUTURAÇÃO DA LATAM, SE A AZUL NÃO TIVESSE SAÚDE FINANCEIRA?
Uma empresa que está na falência estaria para se tornar no maior grupo da América Latina?
Convinha que essa corja do PS inventasse menos....