Se o Deco fosse de uma seleção diferente e o Maniche fosse o motor que levasse a sua seleção, não só ao título mundial, que é o apogeu do futebol, mas ser o dinamizador de um futebol historicamente dominador que ficará marcado na história como o futebol dos futebóis, não só em clube mas também em seleção, acho que sim, podia perfeitamente vencer se assim fosse, mesmo que não tivesse sido o melhor no seu clube, SE estivesse num patamar individual dos melhores do mundo na sua posição. Um mundial é um fator hiper diferenciador quer se queira quer não, e é óbvio o porquê.Compreendo o que dizes e eu também tenho pena que um Xavi não tenha ganho. Mas meu caro, teve azar de jogar na mesma Era e Equipa do Messi. A Bola de Ouro para mim é para os melhores. Não pode haver ninguém acima. Tinha de estar o Messi em baixo de forma, tal como esteve o Ronaldo nesse ano, e concordava contigo.
Pensa no nosso Mágico Porto 2002/04. O Maniche foi muito importante. Um grande box to box mas nunca podia estar à frente do Deco em qualquer votação.
Ninguém aqui está a discutir quem é o jogador superior. A Bola de Ouro está relacionada com performance desportiva individual associada a sucesso coletivo num dado ano. Se Xavi tem um argumento fortíssimo para ser o melhor médio da temporada 09/10 e consegue transpor esse nível para seleção e vencer um campeonato do mundo, isso faz dele um candidato. Eu discordo quando dizes que é indiscutível por isso mesmo.
Van Dijk em 2019 igual. Largamente o melhor da sua posição a nível mundial, o elemento mais influente de uma equipa que venceu a maior competição da temporada. Dominância de topo absoluta individual e coletiva. Terá sempre um argumento.
Vale o que vale, mas para mim, desde 2000 teria votado Zidane, Kahn, Roberto Carlos, Henry, Deco, Ronaldinho, Ronaldinho, Kaká, Cristiano, Messi, Xavi, Messi, Messi (este é o ano em que a performance individual é de um nível tão estratosférico em que me é impossível argumentar Iniesta mesmo depois daquele EURO 2012), Ribery, Neuer, Messi, Cristiano, Cristiano, Modrić, van Dijk, Lewandowski, Messi.
É a minha forma de ver este prémio. Se fosse para o melhor jogador individual exclusivamente, seria para Messi desde 2008 menos 2020, que seria para Lewy. São opiniões. Só não gosto quando se diz que 2010 é indiscutível quando tens um Messi fenomenal, um Xavi a vencer WC a ser o dinamizador de um futebol histórico em Barcelona e Espanha, um Sneijder a vencer a treble e a levar a a Holanda a uma final de um WC.
Kaká 2007, Cristiano 2008, Messi 2009, Messi 2011, Messi 2015 entram nessa categoria porque não há argumentos para mais ninguém e se os há são facilmente contra-argumentáveis. Quando os há, pode haver discussão na minha opinião. Acaba por ser uma batalha entre formas de ver as coisas mais propriamente do que batalhas sobre quem é melhor ou pior jogador, até porque há casos em que comparações são impossíveis (van Dijk em 2019 é o "Messi a defender" e tem um impacto porventura tão grande no sucesso coletivo como o próprio Messi nesse mesmo ano, mas em virtude das suas posições, são incomparáveis).
Última edição: