Todos temos as nossas opinioes.
A minha é que efectivamente o xavi e o iniesta produziam imenso. Nunca foram a estrela do barcelona, mas a meu ver, esses 2 foram as peças mais importantes do grande futebol produzido pelo barcelona durante anos.
Creio que o ronaldo nunca teve 2 medios capazes de criarem oportunidades como o messi teve. Passaram muitos medios pelo RM, mas na minha opiniao, nunca o Real conseguiu ter um trio como Busquets, xavi e iniesta. Eu diria que esse trio, produziu futebol quase perfeito, durante anos e anos, e como é obvio, o messi tirou muito partido disso, pois efectivamente conseguia ser a estrela, da equipa, pela espetacularidade e golos que fazia, mas o barcelona ficou nas bocas do mundo pelo famoso tiki-taka... que era resumidamente, uma qualidade colectiva brutal, resultando numa posse e transição de bola espetacular.
Grande parte do sucesso desse tiki taka, deveu-se aquele trio.
Ja o ronaldo, obviamente que tambem teve sempre grandes jogadores a sua volta, Sergio Ramos, marcelo, Benzema... enfim, um conjunto deles, que obviamente tambem ajudaram e muito o ronaldo, no entanto, no que toca a meios campos, creio que não sei, o real foi mais defesa ataque. Passou por lá, Kaká, Xabi alonso (*), Ozil, Khedira (*), Lass Diarra, modric, kross (*), illarramendi (*), James, Casemiro, Kovacic (*)..
(*)- jogadores que particularmente eu não gostava
Enfim, facilmente vemos que realmente em umas 10 epocas, passaram varios medios pelo real madrid, e muitos deles com grande qualidade, alias, o modric foi vencedor deste trofeu (para mim injustamente), mas comprova que realmente era um bom médio, mas lembro-me bem, que o modric até "engatar" foi varias vezes criticado, alias, salvo erro o mourinho foi criticado por ter comprado um flop (modric na altura).
Mas o que quero dizer é que nunca o ronaldo e até varios outros jogadores, nunca tiveram 1 meio campo com a qualidade e regularidade continua desse trio do busquets, xavi e iniesta. Para mim foi a chave do sucesso do barça, consequentemente do sucesso do messi tambem.
Lá está, para mim, o melhor jogador que gostei de ver jogar era o Ronaldinho (não sou do tempo de maradonas e afins), e a forma como o ronaldinho jogava, para mim era brutalissimo.