Ballon D'or - France Football

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
71,931
45,491
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Abriste uma Clínica de Psicologia e analisaste o perfil de milhões de pessoas espalhadas pelo Mundo. Chegaste à conclusão que quem aprecia o Futebol do Messi tem um comportamento extremamente desviante. Muito bem. Onde é que vais instalar as câmaras de gás ? Só para saber por onde posso andar.
Penso que é mais ou menos consensual, e depois no caso de portugal ainda se junta o facto de serem basicamente todos adeptos do slm.

N.

Tribuna
20 Junho 2019
3,447
4,742
Conquistas
2
  • André Villas-Boas
➡ Bola de Ouro 🌍 desde 2008 (período de hegemonia Messi/Ronaldo):

■ 2008
1. RONALDO ✅
▪︎ Manchester United (07/08): 42 Golos + 3 Títulos (Champions League, Premier League, Community Shield).
▪︎ Portugal (2008): 1 Golo.

2. MESSI
- Barcelona (07/08): 16 Golos.
- Argentina (2008): 4 Golos + 1 Título (Jogos Olímpicos).

■ 2009
1. MESSI ✅
▪︎Barcelona (08/09): 38 Golos + 3 Títulos (Champions League, La Liga, Copa del Rey).
▪︎Argentina (2009): 3 Golos.

2. RONALDO
▪︎Manchester United (08/09): 26 Golos + 4 Títulos (FIFA Club World Cup, Premier League, League Cup, Community Shield).
▪︎Portugal (2009): 1 Golo.

■ 2010
1. MESSI ✅
▪︎Barcelona (09/10): 47 Golos + 4 Títulos (FIFA Club World Cup, UEFA Super Cup, La Liga, Supercopa).
▪︎Argentina (2010): 2 Golos.

6. RONALDO
▪︎Real Madrid (09/10): 33 Golos.
▪︎Portugal (2010): 3 Golos.

■ 2011
1. MESSI ✅
▪︎Barcelona (10/11): 53 Golos + 3 Títulos (Champions League, La Liga, Supercopa).
▪︎Argentina (2011): 4 Golos.

2. RONALDO
▪︎Real Madrid (10/11): 53 Golos + 1 Título (Copa del Rey).
▪︎Portugal (2011): 7 Golos.

■ 2012
1. MESSI ✅
▪︎Barcelona (11/12): 73 Golos + 4 Títulos (FIFA Club World Cup, UEFA Super Cup, Copa del Rey, Supercopa).
▪︎Argentina (2012): 12 Golos.

2. RONALDO
▪︎Real Madrid (11/12): 60 Golos + 1 Título (La Liga).
▪︎Portugal (2012): 5 Golos.

■ 2013
1. RONALDO ❌
▪︎Real Madrid (12/13): 55 Golos + 1 Título (Supercopa).
▪︎Portugal (2013): 10 Golos.

2. MESSI ☑
▪︎Barcelona (12/13): 60 Golos + 1 Título (La Liga).
▪︎Argentina (2013): 6 Golos.

■ 2014
1. RONALDO ✅
▪︎Real Madrid (13/14): 51 Golos + 2 Títulos (UEFA Champions League + Copa del Rey).
▪︎Portugal (2014): 5 Golos.

2. MESSI
▪︎Barcelona (13/14): 41 Golos + 1 Título (Supercopa).
▪︎Argentina (2014): 8 Golos.

■ 2015
1. MESSI ✅
▪︎Barcelona (14/15): 58 Golos + 3 Títulos (Champions League, La Liga, Copa del Rey).
▪︎Argentina (2015): 4 Golos.

2. RONALDO
▪︎Real Madrid (14/15): 61 Golos + 1 Título (UEFA Super Cup)
▪︎Portugal (2015): 3 Golos.

■ 2016
1. RONALDO ✅
▪︎Real Madrid (15/16): 51 Golos + 1 Título (UEFA Champions League).
▪︎Portugal (2016): 13 Golos + 1 Título (UEFA European Championship).

2. MESSI
▪︎Barcelona (15/16): 41 Golos + 3 Títulos (FIFA Club World Cup, UEFA Super Cup, Copa del Rey).
▪︎Argentina (2016): 8 Golos.

■ 2017
1. RONALDO ✅
▪︎Real Madrid (16/17): 42 Golos + 4 Títulos (FIFA Club World Cup, UEFA Champions League, UEFA Super Cup, La Liga).
▪︎Portugal (2017): 11 Golos.

2. MESSI
▪︎Barcelona (16/17): 54 Golos + 2 Títulos (Copa del Rey, Supercopa).
▪︎Argentina (2017): 4 Golos.

■ 2018
1. Modric❓

2. RONALDO ☑
▪︎Real Madrid (17/18): 44 Golos + 4 Títulos (FIFA Club World Cup, UEFA Champions League, UEFA Super Cup, Supercopa).
▪︎Portugal (2018): 6 Golos.

3. Griezmann
▪︎Atlético de Madrid (17/18): 29 Golos + 1 Título (UEFA Europa League).
▪︎França (2018): 7 Golos + 1 Título (FIFA World Cup).

4. Mbappé
▪︎Paris SG (17/18): 21 Golos + 4 Títulos (Ligue 1, Coupe de France, Coupe de la Ligue, Trophée des Champions).
▪︎França (2018): 9 Golos + 1 Título (FIFA World Cup).

5. MESSI
▪︎Barcelona (17/18): 45 Golos + 2 Títulos (La Liga, Copa del Rey).
▪︎Argentina (2018): 4 Golos.

6. Salah
▪︎Liverpool (17/18): 44 Golos.
▪︎Egipto (2018): 7 Golos.

■ 2019
1. MESSI ✅
▪︎Barcelona (18/19): 51 Golos + 2 Títulos (La Liga, Supercopa)
▪︎Argentina (2019): 5 Golos.

2. RONALDO
▪︎Juventus (18/19): 28 Golos + 2 Títulos (Serie A, Supercoppa)
▪︎Portugal (2019): 14 Golos + 1 Título (UEFA Nations League).

■ 2020 (não atribuído mas esta seria a minha classificação)
1. Lewandowski ☑
▪︎Bayern (19/20): 55 Golos + 3 Títulos (UEFA Champions League, Bundesliga, DFB Pokal).
▪︎Polónia (2020): 2 Golos.

2. Salah
▪︎Liverpool (19/20): 23 Golos + 3 Títulos (FIFA Club World Cup, UEFA Super Cup, Premier League).

3. Mbappé
▪︎Paris SG (19/20): 30 Golos + 4 Títulos (Ligue 1, Coupe de France, Coupe de la Ligue, Trophée des Champions).
▪︎França (2020): 3 Golos.

4. RONALDO
▪︎Juventus (19/20): 31 Golos + 1 Título (Serie A).
▪︎Portugal (2020): 3 Golos.

5. MESSI
▪︎Barcelona (19/20): 31 Golos.
▪︎Argentina (2020): 1 Golo.

■ 2021 (a minha classificação a partir do terceiro lugar)
1. MESSI ❌
▪︎Barcelona (20/21): 38 Golos + 1 Título (Copa del Rey)
▪︎Argentina (2021): 9 Golos + 1 Título (Copa América)

2. Lewandowski ☑
▪︎Bayern (20/21): 48 Golos + 4 Títulos (FIFA Club World Cup, UEFA Super Cup, Bundesliga, DFB Pokal).
▪︎Polónia (2021): 11 Golos.

3. RONALDO
▪︎Juventus (20/21): 36 Golos + 2 Títulos (Coppa Itália, Supercopa).
▪︎Portugal (2021): 13 Golos.

4. Benzema
▪︎Real Madrid (20/21): 30 Golos.
▪︎França (2021): 9 Golos.

5. Salah
▪︎Liverpool (20/21): 31 Golos.
▪︎Egipto (2020): 2 Golos.

➡ Contas Finais desde 2008 que a meu ver seria o mais justo:

🌍 7️⃣ MESSI
🌍 5️⃣ RONALDO
🌍 2️⃣ Lewandowski

Conclusão: entre Messi e Ronaldo as contas estão bem ajustadas. As grandes falhas foi entregarem em 2018 ao Modric e não ter sido atribuído em 2020 ao Lewandosvki (ainda foi a tempo de vencer o The Best da FIFA em 2020 que de certa forma o compensa).
Olhando a essa informação, o Messi de 2018, em 5º secalhar merecia mais do que este Messi de 2021. 😅

Edgar Siska

藍白軍最強
9 Julho 2016
73,355
126,629
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
Acho que o Mess fez mal ao futebol, no sentido em que os adeptos do mess são uma tribo que não respeita os outros jogadores, em especial o CR7, nunca na historia vi uma tribo concentrar tanto odio como os adeptos do mess, e o curioso é que no final ainda pensam que são imparciais e percebem de futebol.
Exageros do @sirmister à parte ele até tem certa razão.
Acho ridícula toda esta trolhice dos messianicos e dos ronaldetes.
Mas a verdade é que o "adeptos do messe" são muito mais tendenciosos do que as cheerleaders do ronildo. Têm mais tendência a fazer grandes posts pejados de memaria, mais inclinação ao schadenfreude, serão mais movidos por um certo desdém ao astro português do que devocão à estrela argentina.
E até entendo, um tem uma personalidade muito mais forte e polémica, mais polarizante e o outro uma personalidade muito mais mascarada.
No entanto o @sirmister nesta acerta mesmo que possivelmente levado pelo seu ronaldismo. que se manifesta de uma forma á messianismo por engraçado que pareça.

• Like
Reações: Nonnenmacher

Cherife

Fã de Geracionalo Borges, o pianista pedalante
8 Março 2012
9,773
16,461
Conquistas
7
62
Porto
Eu teria votado van Dijk em 2019. Mas também teria votado Neuer em 2014 e Kahn em 2001.

mega_dragon

Tribuna Presidencial
24 Junho 2012
11,594
16,968
Olhando a essa informação, o Messi de 2018, em 5º secalhar merecia mais do que este Messi de 2021. 😅
A questão é que a Champions que o Ronaldo venceu ou o Mundial tiveram peso para empurrar o Messi para essa posição. Devia ter ficado no Pódio pelo menos.

Este ano não tens Mundial e a Itália que venceu o Euro não tem nenhuma estrela. Daí ter sido valorizada a Copa América conquistada pelo Messi, para além dos seus números individuais. A deste ano é a única que conquistou que é discutível, mas como devia ter ganho em 2013 a contas ficam ajustadas. O problema, tal como já disse, foi ter ganho Modric e o Lewa ter ficado de mãos vazias. Seria justo entregarem-lhe a de 2020.

Cherife

8 Março 2012
9,773
16,461
Conquistas
7
62
Porto
A questão é que a Champions que o Ronaldo venceu ou o Mundial tiveram peso para empurrar o Messi para essa posição. Devia ter ficado no Pódio pelo menos.

Este ano não tens Mundial e a Itália que venceu o Euro não tem nenhuma estrela. Daí ter sido valorizada a Copa América conquistada pelo Messi, para além dos seus números individuais. A deste ano é a única que conquistou que é discutível, mas como devia ter ganho em 2013 a contas ficam ajustadas. O problema, tal como já disse, foi ter ganho Modric e o Lewa ter ficado de mãos vazias. Seria justo entregarem-lhe a de 2020.
2010 é super discutível, assim como 2019. Depende do critério que decidires aplicar, mas essas duas são tudo menos indiscutíveis. Em 2013 também é falso que se possa afirmar peremptoriamente que deveria ter ganho. Depende e dependerá sempre do critério. Em 2013, pelo meu critério, venceria Ribéry, com o melhor somatório de redimento individual/sucesso coletivo/impacto do individual no sucesso coletivo na temporada 12/13.

Última edição:

d4rc92

Tribuna Presidencial
18 Dezembro 2014
10,176
6,272
Porto
Ao ver os resultados de ontem, sinceramente acho que realmente a bola de ouro, pelo menos para mim deixou de ter interesse.

Creio que todos temos as nossas preferencias, e conseguimos discutir um ou outro ano, onde creio que o rival estava a um nivel muito elevando, mas pelo menos o ano em que modric venceu parece-me que haveriam outas escolhas, e agora este do messi, não sei, nao consigo ver coeirencia nenhuma.

A mim, parece-me que o trofeu foi dado por imposição.
Não discuto o ronaldo, pois parece-me obvio que não teve ao nivel de outros tempos, mesmo marcando muitos, não teve ao mesmo nivel, e acho que 6, 7..10 lugar nao ficaria nada mal.
Este titulo é um titulo pelo ano civil, e efectivamente o barça foi arrumado nos oitavos de final, na liga espanhola ficou em 3º lugar (30 golos foi um optimo resultado), ganhou a copa do rei e ganhou a copa america, numa selecao que não percebo como nao ganha mais vezes, pois tem sempre selecoes fantasticas.
Contabilizando o arranque pelo PSG, tem 4 golos, e 3 assistencias em 11 jogos.

Parece-me algo curto. Ficar nos oitavos e ficar em 3o na liga, que são talvez as duas competicoes mais importantes, são dois argumentos contra.
Em relação ao ronaldo, creio que mesmo em numeros, o messi foi superior mas não foi assim tão superior e tou a comparar com alguem que admito que neste ano, ficava bem num 10 lugar.

O Lewandowsky, conseguiu ser muito mais decisivo, ganhou a liga alemã (é obrigacao) onde marcou 41 golos (e esteve fora quase durante 1 mes quase no fim de epoca)! E isso notou-se na champions, pois falhou os dois jogos com o PSG nos quartos, que ditou a eliminação da equipa barbara. Definitivamente, ter lewandowsky poderia muito bem ter tido um desfecho completamente diferente. E quanto a selecao, efectivamente não venceu nada, mas vencer pela argentina é muito mas muito mais facil que vencer alguma coisa com uma polonia!
Nesta epoca, ja conta com 25 golos, contra os 4 do messi...

Sobre o jorginho, seria uma eleição estilo modric. Alguem que ganhou pela selecao, pelo chelsea, mas que não era tão finalizador.

Creio que em numeros e alem dos numeros, o que o Lewandowsky produzia em campo, justificava totalmente a atribuição da bota de ouro e sem qualquer duvida, ainda mais por ja no ano anterior ser um grande candidato (que depois nem houve atribuicao nesse ano)!

Na minha justiça, colocaria algo tipo:
Lewandowsky,
Discussão pelo segundo lugar: depois algo tipo Jorginho e mbappé (ficou pelas meias finais da CL)
Discussão pelo 3 lugar: Kanté, Benzema, Messi, Salah, De Bruyne, Haaland (a somar a jorginho/mbappe)

Resumidamente, creio que se tivessemos tido um ronaldo e um messi de outros tempo, na minha opinião, discutiriam o lugar com o lewandowsky, agora assim, é extremamente injusto! Volto a dizer o lewandowsky era o provável vencedor se tivesse havido atribuicao em 2020, e perde em 2021 assim desta forma.

Alem disto, em termos da disputa entre messi e ronaldo, creio que foram 2 monstros, e que até se percebe que o ronaldo possa até é discutivel que 2 jogadores deste nivel não tenham o mesmo numero de atribuicoes deste galardao, mas admito que possa até ter ficado com menos 1 bola de ouro que o messi. Ficar com menos 2, ainda representa mais uma diferença que efectivamente nao existiu. A historia teria ficado muito mais bonita caso tivesse sido mantida o numero de galardoes atribuidos a estes 2, para alem da justiça enorme para com o Lewandowsky, que deveria ter ganho um MERECIDO premio, e seria um marco na historia pelo grande jogador que foi e ainda o é!

• Like
Reações: Nonnenmacher

N.

Tribuna
20 Junho 2019
3,447
4,742
Conquistas
2
  • André Villas-Boas

Mas por essa ordem de ideias, nenhum merecia mais que o Jorginho. Campeão europeu por clube e selecção.

A meu ver, o Lewa devia ter recebido a segunda Bola de Ouro. Para a vergonha ser ainda pior, inventaram o prémio de melhor avançado do ano. Uma forma de compensar o facto do prémio ter sido atribuído ao excelente LE que é o Messi.

Cherife

8 Março 2012
9,773
16,461
Conquistas
7
62
Porto
Mas por essa ordem de ideias, nenhum merecia mais que o Jorginho. Campeão europeu por clube e selecção.

A meu ver, o Lewa devia ter recebido a segunda Bola de Ouro. Para a vergonha ser ainda pior, inventaram o prémio de melhor avançado do ano. Uma forma de compensar o facto do prémio ter sido atribuído ao excelente LE que é o Messi.
Jorginho não tem qualidade para esse argumento se aplicar, não foi sequer o melhor centrocampista de nenhuma dessas duas equipas de Chelsea e Itália. Esse argumento do sucesso coletivo vs performances individuais brilhantes mas sem sucesso coletivo aplica-se a um Sneijder 09/10, Ribery 12/13 ou Modric 17/18. Nunca a um Jorginho 20/21 ou a um Varane 17/18 porque qualitativamente não estão remotamente próximos do nível dos melhores das suas posições, nem o impacto que tiveram foi desse nível nas respetivas conquistas em que estiveram presentes.
Modric 2018 entende-se completamente. Argumento forte para ser o melhor médio do mundo nessa temporada, figura de proa de uma Croácia a fazer uma histórica final de um mundial, melhor jogador do mundial... Argumentos não lhe faltavam. Jorginho tem zero.

• Like
Reações: mega_dragon

mega_dragon

Tribuna Presidencial
24 Junho 2012
11,594
16,968
2010 é super discutível, assim como 2019. Depende do critério que decidires aplicar, mas essas duas são tudo menos indiscutíveis.
Em 2010 foi muito superior ao Ronaldo que até ficou em sexto. Seria para quem ? Xavi ou Iniesta ? Sneijder ? Grandes épocas pelos títulos coletivos pela Seleção de Espanha ou Champions pelo Inter. Mas seria algo idêntico ao critério errado que deram ao Modric. Para mim tem que se dar aos melhores. Aos que são realmente melhores, foras de série nos seus números individuais (prémio individual) e caso exista outro com números soberbos os títulos desempatam. Xavi e Iniesta eram do melhor na sua posição mas era da mesma Equipa do Messi que os colocava em segundo plano. Da mesma forma que defendo que em 2018 seria para o Ronaldo em vez do Modric.

Em 2019 foi também claramente superior ao Ronaldo nos números individuais, sendo os titulos coletivos de Clubes idênticos. A Nations League estava na sua primeira edição e é considerada uma prova de segundo plano nas Seleções, tal como uma Liga Europa nas procas de Clubes. Tem pouco relevo nestas contas.

N.

Tribuna
20 Junho 2019
3,447
4,742
Conquistas
2
  • André Villas-Boas
Já agora, porque motivo não há um único alemão nomeado nos 30 primeiros? Neuer, Muller, Kimmich...

O City tem 5 nomeados. Liverpool ou Bayern, apenas um. 🙄

Cherife

8 Março 2012
9,773
16,461
Conquistas
7
62
Porto
Em 2010 foi muito superior ao Ronaldo que até ficou em sexto. Seria para quem ? Xavi ou Iniesta ? Sneijder ? Grandes épocas pelos títulos coletivos pela Seleção de Espanha ou Champions pelo Inter. Mas seria algo idêntico ao critério errado que deram ao Modric. Para mim tem que se dar aos melhores. Aos que são realmente melhores, foras de série nos seus números individuais (prémio individual) e caso exista outro com números soberbos os títulos desempatam. Xavi e Iniesta eram do melhor na sua posição mas era da mesma Equipa do Messi que os colocava em segundo plano.

Em 2019 foi também claramente superior ao Ronaldo nos números individuais, sendo os titulos coletivos de Clubes idênticos. A Nations League estava na sua primeira edição e é considerada uma prova de segundo plano nas Seleções, tal como uma Liga Europa nas procas de Clubes.
Mas eu estou a falar do Ronaldo? Em 2010 claramente Xavi ou Sneijder tinham argumentos muito fortes. 2019 estou a falar de van Dijk obviamente.
É parvo dizer que Messi ganhou todas sem discussão. O ponto é esse. Não de deveria ou não ter ganho na perspetiva x ou y.

N.

Tribuna
20 Junho 2019
3,447
4,742
Conquistas
2
  • André Villas-Boas
Jorginho não tem qualidade para esse argumento se aplicar, não foi sequer o melhor centrocampista de nenhuma dessas duas equipas de Chelsea e Itália. Esse argumento do sucesso coletivo vs performances individuais brilhantes mas sem sucesso coletivo aplica-se a um Sneijder 09/10, Ribery 12/13 ou Modric 17/18. Nunca a um Jorginho 20/21 ou a um Varane 17/18 porque qualitativamente não estão remotamente próximos do nível dos melhores das suas posições, nem o impacto que tiveram foi desse nível nas respetivas conquistas em que estiveram presentes.
Modric 2018 entende-se completamente. Argumento forte para ser o melhor médio do mundo nessa temporada, figura de proa de uma Croácia a fazer uma histórica final de um mundial, melhor jogador do mundial... Argumentos não lhe faltavam. Jorginho tem zero.
Eu também nunca disse que o Jorginho deveria receber o prémio. Apenas não acho normal é que o peso dos troféus colectivos seja maior ou menor consoante o jogador que está a ser considerado. Isso para mim é dualidade de critérios.

mega_dragon

Tribuna Presidencial
24 Junho 2012
11,594
16,968
Mas eu estou a falar do Ronaldo? Em 2010 claramente Xavi ou Sneijder tinham argumentos muito fortes. É parvo dizer que Messi ganhou sem discussão. O ponto é esse.
Compreendo o que dizes e eu também tenho pena que um Xavi não tenha ganho. Mas meu caro, teve azar de jogar na mesma Era e Equipa do Messi. A Bola de Ouro para mim é para os melhores. Não pode haver ninguém acima. Tinha de estar o Messi em baixo de forma, tal como esteve o Ronaldo nesse ano, e concordava contigo.

Pensa no nosso Mágico Porto 2002/04. O Maniche foi muito importante. Um grande box to box mas nunca podia estar à frente do Deco em qualquer votação.

mega_dragon

Tribuna Presidencial
24 Junho 2012
11,594
16,968
Já agora, porque motivo não há um único alemão nomeado nos 30 primeiros? Neuer, Muller, Kimmich...

O City tem 5 nomeados. Liverpool ou Bayern, apenas um. 🙄
Eu faço a mesma questão quando vi Top 30 em 2011 e nem vi Hulk ou Falcao.

• Like
Reações: N.

Absolution

Tribuna Presidencial
2 Julho 2018
8,321
18,715
Acho que vocês se esquecem que isto é uma eleição.

Discutir quais os critérios que levaram o Messi a vencer e não o Lewandowski não faz sentido nenhum.
É o mesmo que perguntarem quais os critérios que levaram o Costa a vencer o Seguro ou o Rui Rio.

São 200 jornalistas (na bola de ouro porque para a FIFA são os capitães e seleccionadores) que votam mediante o seu entender.
Os critérios são individuais e não precisam de ser justificados.

Eu já vi o Ronaldo e o Paulo Bento (penso eu que era ele) a deixarem Messi de fora dos 3 primeiros num ano que o argentino rebentou recordes.
Qual foi o critério deles? Talvez votar em jogadores que não fizessem mossa numa possível vitória de Ronaldo.

• Like
Reações: MaximusInvictus

mega_dragon

Tribuna Presidencial
24 Junho 2012
11,594
16,968
Quando existe um Messi ou Ronaldo no planeta Futebol com números soberbos + títulos, a variar entre ambos, é difícil atribuir a outro qualquer. Jogadores como Xavi, Iniesta, Sneijder ou Modric são para prémios por posição (melhor médio) ou para entrarem naqueles onzes do ano. Já agora considerei o terceiro lugar do Jorginho uma aberração !

MONDragão

Tribuna
2 Junho 2016
3,308
3,444
Minho
Para vencer este prémio, atribuído por votação de 180 jornalistas, é preciso ter boa imprensa uma vez que os mesmos deixam, na maior parte das vezes o DESEMPENHO de fora.
O que foi feito ao polaco ou ao italo/brasileiro é vergonhoso.
Se fossem atribuída uma bola de ouro, melhor treinador, melhor redes..., por país todos sabíamos quem seriam os galardoados.
À mulher de césar não basta parecer.....