Actualidade Nacional

0781

Bancada lateral
8 Agosto 2016
907
669
Boa! andar com um ordenado minimo com 475 euros é que era normal. O perigo é todos terem um ordenado minimamente decente. O cenario tipico de quem olha so para si. Como so se aumenta o salario minimo esta mal. O espirito tuga no seu explendor. Ou seja a parte mais pobre de Portugal passa a ter um ordenado mais decente e o poder de compra desce em Portugal. Nao! e Nao! havendo mais ordenados decentes havera sempre mais poder de compra. O custo de vida todos os anos sobe aumentando ou nao o salario minimo. Se concordo q os medios deviam ser aumentados obvio que sim mas nao entender que das duas situações esta é claramente melhor para todos é so querer ver so o seu proprio umbigo. Tugas a ser apenas Tugas
O que eu acho, e acho que ficou claro é que por cada aumento de 20% de salário mínimo, o médio deveria aumentar 10%. ( números redondos claro).
Assim davas poder de compra a quem ganha o salário mínimo e fazias que quem ganha o salário médio não perdia.
Claro que é mais fácil falar do que fazer. Mas é das politicas mais importantes da próxima década. Estamos a perder poder de compra de forma avassaladora, e desta forma vai ser cada vez pior. E importante de uma vez por todas ter tabelas de referência salarial ajustadas à realidade, seja na função publica ou nos privados, só assim acabávamos com o pessoal a aceitar salários mais baixos que as tabelas e a deturpar o sistema.

• Like
  • Love
Reações: Czarli9 e nuno40

tripeiro_de_gema

Pinto da Costa vai-te embora
26 Maio 2014
12,958
7,025
Conquistas
5
  • Taça de Portugal 19/20
  • Deco
  • Lucho González
  • Campeão Nacional 19/20
Bons bons sao os economistas actuais. A maior parte deles actuam conforme as cores que lhe interessam e realmente têm feito um trabalho maravilhoso neste país(nota-se). Quanto a pergunta entao imagina desses 10 anos quantos anos houveram pessoas a ganhar 475 euros e o poder de comprar era cada vez menor. O importante é tirar mt gente da pobreza e de terem uma vida minimamente decente. O que não é responsavel é ter um país como o nosso com um ordenado minmo de 475 anos a fio.
Se tudo devia ser proporcional em relação ao minimo e médio obvio que sim.
Desculpa lá, falas em que língua? Russo? Ou se calhar sou eu que falo russo.

• Like
Reações: nuno40

nuno40

Tribuna Presidencial
28 Abril 2018
10,195
10,182
Conquistas
3
  • Pinto da Costa
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
O que eu acho, e acho que ficou claro é que por cada aumento de 20% de salário mínimo, o médio deveria aumentar 10%. ( números redondos claro).
Assim davas poder de compra a quem ganha o salário mínimo e fazias que quem ganha o salário médio não perdia.
Claro que é mais fácil falar do que fazer. Mas é das politicas mais importantes da próxima década. Estamos a perder poder de compra de forma avassaladora, e desta forma vai ser cada vez pior. E importante de uma vez por todas ter tabelas de referência salarial ajustadas à realidade, seja na função publica ou nos privados, só assim acabávamos com o pessoal a aceitar salários mais baixos que as tabelas e a deturpar o sistema.
Obvio que sim. O que eu estou apenas a dizer entre o cenario antigo e o actual prefiro mil vezes este mesmo q me prejudique. Todos merecem a ter uma vida digna e nao é porque o ordenado medio nao sobe(erradamente) que deixe de pensar que ao menos esta gente pobre tera mais algumas possibilidades de viver do que sobreviver. Enquanto nao subir o ordenado medio o minimo devera se manter em 475. Muito bem

Ginjeet

Tribuna Presidencial
11 Março 2018
6,123
7,570
Planeamento estratégico? Deixa-me rir... o teu plano é Portugal deixar de poluir para a incentivar a poluição em outros países(a energia tem que chegar cá por alguma forma), é isso a tua ideia de sustentabilidade? Eu peguei no exemplo da Alemanha, porque é a maior economia da Europa, se a Alemanha quisesse deixaria no dia a seguir produzir energia à base de carvão, mas não o faz porque não existem soluções curto prazo que dão a mesma garantia, ainda mais quando estamos a atravessar num período de maior carência energética. As energias renováveis não dão garantias que a energia chega a todos. Tu se calhar deves viver num apartamento de 10 m², de um grande centro urbano, mas esqueces que há zonas do interior como o Alentejo que atravessam longas secas, onde a chuva é muito pouca, que nem as barragens conseguem encher, o vento também não é grande coisa, e tens localidades no Alentejo onde inverno consegue ser mais rigoroso que em muitas localidades do Norte de Portugal(nesta última noite em Évora estavam 2 graus, enquanto que no Porto estavam 7 graus), em que o sol não é suficiente para a altura da época, ainda por cima com casas que nem sequer estão bem isoladas durante as épocas de frio. Queres comparar o isolamento de um casa em Portugal com esses países todos que te referiste? A Suécia que tanto apontaste tem das energias mais caras da Europa, que grande exemplo a seguir.
Como é que é? Como é que vamos pagar mais barato, quando dependemos de terceiros? Qual é essa ciência?
Eis a comparação negativa.
Sabes qual é o país com a energia mais cara da Europa? A Alemanha, a tal que está a abrir minas de carvão. Não comparas agora?

Esqueces que todas essas situações que listaste devem-se às alterações climáticas, e que a situação tenderá a extremar cada vez mais se nada for feito.
Na última década, tornou-se normal ter pessoas a morrer de hipotermia nas suas habitações no centro leste da Europa, porque os canos do gasoduto congelam.

Só tu é que depreendes de "fechar central de carvão e produzir uma quantidade excessivamente superior de renováveis" como reduzir a capacidade de produção.

Mas já percebi. Portugal é mau, tudo o que se faz em Portugal é mau, os políticos são todos maus e se eles fizeram alguma coisa, também é mau. Acresce que as empresas que desenvolvem trabalho são más, os técnicos de qualquer área que projetam isso também são maus, e todos os que neles trabalham também serão maus por inerência. Bons bons são os maus exemplos lá fora, que por consequência de serem opostos a Portugal, se tornam bons.

0781

Bancada lateral
8 Agosto 2016
907
669
Obvio que sim. O que eu estou apenas a dizer entre o cenario antigo e o actual prefiro mil vezes este mesmo q me prejudique. Todos merecem a ter uma vida digna e nao é porque o ordenado medio nao sobe(erradamente) que deixe de pensar que ao menos esta gente pobre tera mais algumas possibilidades de viver do que sobreviver. Enquanto nao subir o ordenado medio o minimo devera se manter em 475. Muito bem
Não isso nunca.

• Love

tripeiro_de_gema

26 Maio 2014
12,958
7,025
Conquistas
5
  • Taça de Portugal 19/20
  • Deco
  • Lucho González
  • Campeão Nacional 19/20
Mas o que te esqueces é que vives numa sociedade, e que não serás o único a ser prejudicado, serão outros milhões de portugueses a serem prejudicados e se calhar boa parte desse dinheiro a menos daria jeito muitas famílias que ganham tanto como tu.

nuno40

Tribuna Presidencial
28 Abril 2018
10,195
10,182
Conquistas
3
  • Pinto da Costa
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
Mas o que te esqueces é que vives numa sociedade, e que não serás o único a ser prejudicado, serão outros milhões de portugueses a serem prejudicados e se calhar boa parte desse dinheiro a menos daria jeito muitas famílias que ganham tanto como tu.
Se calhar poderias comecar a pensar um bocadinho em quem andou anos a fio a ganhar 475 euros. Es um sortudo pelo vistos tu e ninguem da tua familia passa por isso. Eu graças a deus tb sou um sortudo nisso. Para mim chama-se egoismo e ate porque nao concordo nada nessa teoria que as pessoas com ordenados assim perdem assim tanto(deve ser apenas uma pequena franja do dinheiro anual q gastam em tabaco por exemplo). Não podemos ter todos a mesma opinião.
Para mim tb sera em parte desagradavel e ja te expliquei porque mas prefiro ver o cenario global e nao so o meu.

tripeiro_de_gema

26 Maio 2014
12,958
7,025
Conquistas
5
  • Taça de Portugal 19/20
  • Deco
  • Lucho González
  • Campeão Nacional 19/20
Se calhar poderias comecar a pensar um bocadinho em quem andou anos a fio a ganhar 475 euros. Es um sortudo pelo vistos tu e ninguem da tua familia passa por isso. Eu graças a deus tb sou um sortudo nisso. Para mim chama-se egoismo e ate porque nao concordo nada nessa teoria que as pessoas com ordenados assim perdem assim tanto(deve ser apenas uma pequena franja do dinheiro anual q gastam em tabaco por exemplo). Não podemos ter todos a mesma opinião.
Para mim tb sera em parte desagradavel e ja te expliquei porque mas prefiro ver o cenario global e nao so o meu.
É como digo falo russo, definitivamente. Eu sou egoísta por pensar que tudo deve ser feito de forma racional e sustentável? A política e a economia não se gere por sentimentalismos. Queres viver num país de salários minímos em que tudo se nivela por baixo, é isso?
Não sou nenhum sortudo, cheguei ao que cheguei porque trabalhei e investi muito para isso.
As pessoas não perdem dinheiro por tabaco, perdem dinheiro às vezes porque têm familiares doentes, onde são necessários medicamentos e um local por onde possam obter cuidados.

Última edição:

nuno40

Tribuna Presidencial
28 Abril 2018
10,195
10,182
Conquistas
3
  • Pinto da Costa
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
Eu como digo falo russo, definitivamente. Eu sou egoísta por pensar que tudo deve ser feito de forma racional e sustentável? A política e a economia não se gere por sentimentalismos. Queres viver num país de salários minímos é isso?
Não sou nenhum sortudo, cheguei ao que cheguei porque trabalhei e investi muito para isso.
Não! nisso tens toda a razao. Tb concordo que deveria ser assim como dizes agora não sendo ao menos q continuem a aumentar o salario minimo. Do cenario continuar um ordenado minimo em 475 porque nao se mexe o médio prefiro mil vezes que ao menos se mexam no minimo.
Mas o que tu dizes é como deveria ser feito mas como não vai ser feito apenas estou a escolher o cenario menos mal para o povo.

• Like
Reações: tripeiro_de_gema

tripeiro_de_gema

26 Maio 2014
12,958
7,025
Conquistas
5
  • Taça de Portugal 19/20
  • Deco
  • Lucho González
  • Campeão Nacional 19/20
Não! nisso tens toda a razao. Tb concordo que deveria ser assim como dizes agora não sendo ao menos q continuem a aumentar o salario minimo. Do cenario continuar um ordenado minimo em 475 porque nao se mexe o médio prefiro mil vezes que ao menos se mexam no medio.
Mas o que tu dizes é como deveria ser feito mas como não vai ser feito apenas estou a escolher o cenario menos mal para o povo.
Finalmente compreendeste o que eu queria dizer.

• Like

Almadedragao

Tribuna Presidencial
16 Julho 2018
9,235
9,766
Conquistas
9
  • Reinaldo Teles
  • Bobby Robson
  • Paulinho Santos
  • Jorge Costa
O tema do ordenado mínimo deve sempre incluir a questão da inflação ou carga fiscal. De pouco vale darem-me mais 20€ ao final do mês se entretanto o que eu gasto em utilidades, transportes ou outros serviços/produtos aumentou 30 ou 40€ durante o mesmo período.

Concordo com o colega que prefere focar o tema no índice de poder de compra.

mesenga

mesenga

Tribuna Presidencial
26 Março 2012
5,461
5,517
Eu acho que a subida do salário mínimo deve ser uma bandeira de qualquer partido.
Mas será um erro histórico permitir que o salário médio se mantenha igual, e não subir também.
A este ritmo daqui a menos de 10 anos não haverá salário médio Nacional, mas sim somente salário mínimo Nacional.
É necessário politicas que obriguem os privados a subir salários de forma constante, para que possamos viver num Pais mais equilibrado.
Boa! andar com um ordenado minimo com 475 euros é que era normal. O perigo é todos terem um ordenado minimamente decente. O cenario tipico de quem olha so para si. Como so se aumenta o salario minimo esta mal. O espirito tuga no seu explendor. Ou seja a parte mais pobre de Portugal passa a ter um ordenado mais decente e o poder de compra desce em Portugal. Nao! e Nao! havendo mais ordenados decentes havera sempre mais poder de compra. O custo de vida todos os anos sobe aumentando ou nao o salario minimo. Se concordo q os medios deviam ser aumentados obvio que sim mas nao entender que das duas situações esta é claramente melhor para todos é so querer ver so o seu proprio umbigo. Tugas a ser apenas Tugas
Vou inserir aqui a minha colherada, também para tentar ajudar o colega @tripeiro_de_gema .

O vosso princípio (@0781 e @nuno40 ) está errado, não no princípio, mas no conteúdo.
Claro que era óptimo que se pudesse aumentar o SMN e o salário médio por decreto e assim resolver o problema de toda a gente.
SÓ QUE NÃO FUNCIONA ASSIM, como já ficou provado enésimas vezes por esse mundo fora. Se funcionasse assim, a Venezuela, que aumenta o salario mínimo aos 300% de cada vez,era um paraíso!

Não se pode estar em economia de mercado e obrigar os privados a subir os ordenados por decreto! Isto não é a Coreia do Sul!

Sabem como se promove o aumento dos salários??? Criando condições para o crescimento da economia. E porque é que o crescimento da economia é importante? Porque crescendo a economia, vai crescer também o mercado de trabalho, vai cresce a PROCURA no mercado de trabalho e é o aumento da procura no mercado de trabalho que leva as empresas a oferecer melhores salários para angariarem mão-de-obra.

E como se aumenta o crescimento da economia? Não há uma fórmula mágica, há um conjunto de fatores que podem contribuir para isso, no entanto é garantido que o que se faz hoje É INSUFICIENTE, por isso temos um crescimento praticamente nulo e estamos a ser ultrapassados pelos outros países da UE que há meia dúzia de anos estavam bem piores que nós.

Outro aspeto muito importante que pode ser feito para ajudar os trabalhadores é aumentar o seu poder de compra! Esse poder de compra pode aumentar em grosso modo de duas formas, por aumento dos ordenados (que acarreta uma inflação associada) ou por DIMINUIÇÂO DA CARGA FISCAL!!!

Só que nós (portugueses) andamos carregados com uma carga fiscal cada vez maior, independemente do aldrabão do Costa vir dizer que a austeridade com ele tinha acabado! E é isso que o colega @tripeiro_de_gema se refere quando fala na Venezuelização e no aumento crescente da influência do estado, que arrecada cada vez mais milhões à custa dos contribuintes, para enterrar esse dinheiro em empresas falidas (TAP, BES, BCP, até a EFACEC) ou em investimentos ruinosos como a fábrica de hidrogénio do Galamba, e outras megalomanias do estado!

O estado devia arrecadar o menor dinheiro possível para garantir os serviços essenciais para a nação. A partir daí devia deixar os contribuintes com mais dinheirinho nos seus bolsos, aumentar o seu poder de compra, que por sua vez gastam e investem esse dinheiro extra na economia, fazendo com que ela cresça. Agora, tirar-nos esse dinheiro para investir em elefantes brancos (tipo aeroporto, TAP's, BES, SIRESP, submarinos e outros), acabando o dinheiro por ir parar a off-shores fora do país no bolso de de alguns milionários? Não, obrigado.
Ninguém sabe gerir melhor o nosso dinheiro do que nós. Sabemos o que custa ganhar e sabemos muito bem onde precisamos de o gastar. Entregar milhões aos Costas, Galambas, Sócrates, Duartes Lima, é o que mais me custa...

J | [Ka!s3r^].

Tribuna Presidencial
7 Abril 2012
7,930
9,366
Conquistas
1
  • Alfredo Quintana
Refira-se também que não são apenas os ordenados mínimos que têm aumentado nos últimos anos. Há outro tipo de ordenado e riqueza que tem aumentado a olhos vistos. E cuja proporção, em termos absolutos, no conjunto da riqueza disponível, é a mais relevante. Muito mais relevante. Essa franja da população detêm igualmente mais poder e talvez por isso pouco se consiga fazer nesse domínio, sendo mais fácil discutir o rendimento dos restantes. Não sem custos e riscos políticos e sociais, porventura excessivos e potencialmente perigosos.

Última edição:

nuno40

Tribuna Presidencial
28 Abril 2018
10,195
10,182
Conquistas
3
  • Pinto da Costa
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
A alguns so falta dizer q o ordenado minimo que o preto portugues recebe é em função da sua produção :). Ja os gajos que ganham as 20 30 vezes mais do que ordenado minimo nao tenho duvida nenhuma q rendem em produção 20 ou 30 vezes mais.
Podem vir com as teorias todas macro micro tetra retra economicas as quais eu respeito e não tenho problemas em admitir que existem pessoas bem mais informadas na materia agora de uma coisa não se esquecam. Ter um ordenado minimo anos a fios com 475 euros devia de dar vergonha na cara a cada um dos portugueses deste país de merda plantado a beira mar. Tal como existirem pensoes de 100 ou 200 euros. Quando alguns cabroes so por estarem 5 ou 6 anos na puta da assembleia garantem reformas vitalicias de milhares de euros.
Enganam-se da e da para muito mais e para muitos mais portugueses terem condições dignas o problema é apenas de mentalidade em que cada um so vive e pensa em função do seu umbigo. Temos os politicos que merecemos.

Última edição:
  • Like
Reações: Czarli9

tripeiro_de_gema

26 Maio 2014
12,958
7,025
Conquistas
5
  • Taça de Portugal 19/20
  • Deco
  • Lucho González
  • Campeão Nacional 19/20
Vou inserir aqui a minha colherada, também para tentar ajudar o colega @tripeiro_de_gema .

O vosso princípio (@0781 e @nuno40 ) está errado, não no princípio, mas no conteúdo.
Claro que era óptimo que se pudesse aumentar o SMN e o salário médio por decreto e assim resolver o problema de toda a gente.
SÓ QUE NÃO FUNCIONA ASSIM, como já ficou provado enésimas vezes por esse mundo fora. Se funcionasse assim, a Venezuela, que aumenta o salario mínimo aos 300% de cada vez,era um paraíso!

Não se pode estar em economia de mercado e obrigar os privados a subir os ordenados por decreto! Isto não é a Coreia do Sul!

Sabem como se promove o aumento dos salários??? Criando condições para o crescimento da economia. E porque é que o crescimento da economia é importante? Porque crescendo a economia, vai crescer também o mercado de trabalho, vai cresce a PROCURA no mercado de trabalho e é o aumento da procura no mercado de trabalho que leva as empresas a oferecer melhores salários para angariarem mão-de-obra.

E como se aumenta o crescimento da economia? Não há uma fórmula mágica, há um conjunto de fatores que podem contribuir para isso, no entanto é garantido que o que se faz hoje É INSUFICIENTE, por isso temos um crescimento praticamente nulo e estamos a ser ultrapassados pelos outros países da UE que há meia dúzia de anos estavam bem piores que nós.

Outro aspeto muito importante que pode ser feito para ajudar os trabalhadores é aumentar o seu poder de compra! Esse poder de compra pode aumentar em grosso modo de duas formas, por aumento dos ordenados (que acarreta uma inflação associada) ou por DIMINUIÇÂO DA CARGA FISCAL!!!

Só que nós (portugueses) andamos carregados com uma carga fiscal cada vez maior, independemente do aldrabão do Costa vir dizer que a austeridade com ele tinha acabado! E é isso que o colega @tripeiro_de_gema se refere quando fala na Venezuelização e no aumento crescente da influência do estado, que arrecada cada vez mais milhões à custa dos contribuintes, para enterrar esse dinheiro em empresas falidas (TAP, BES, BCP, até a EFACEC) ou em investimentos ruinosos como a fábrica de hidrogénio do Galamba, e outras megalomanias do estado!

O estado devia arrecadar o menor dinheiro possível para garantir os serviços essenciais para a nação. A partir daí devia deixar os contribuintes com mais dinheirinho nos seus bolsos, aumentar o seu poder de compra, que por sua vez gastam e investem esse dinheiro extra na economia, fazendo com que ela cresça. Agora, tirar-nos esse dinheiro para investir em elefantes brancos (tipo aeroporto, TAP's, BES, SIRESP, submarinos e outros), acabando o dinheiro por ir parar a off-shores fora do país no bolso de de alguns milionários? Não, obrigado.
Ninguém sabe gerir melhor o nosso dinheiro do que nós. Sabemos o que custa ganhar e sabemos muito bem onde precisamos de o gastar. Entregar milhões aos Costas, Galambas, Sócrates, Duartes Lima, é o que mais me custa...
E ainda bem que estamos a falar da Venezuela, porque a Venezuela neste momento apresenta das maiores inflações do mundo, com a própria moeda em constante desvalorização. Problema está todo no modelo económico desse país.