Se não tivessem a clausula de 3 dígitos... davam 5 milhões pelo Fábio Silva... pelo Hulk nunca teriam dado os 60 milhões (não os 40 que referes)!
Eu falei em clausulas grandes, precisamente nos que têm qualidade e nos que representam muito no clube. E de uma coisa te garanto... se um Vitinha tiver uma clausula de 40 milhões, por muito bem que jogue, por muito que seja titularíssimo, não sai por mais de 35 milhões... já se lhe puseres uma clausula de 100 milhões a história será outra. É só ver as tuas opiniões sobre um Diaz. Veremos por quanto sairá.
Nunca nenhum sairá pela clausula. Mas uma coisa eu sei... No mundo inteiro, quando falam de Diaz falam de 80 milhões... se fossemos sempre pelo que defendes... ele teria uma clausula de 40 milhões e um Newcastle chegaria aqui em Janeiro e depositaria os 40 milhões cash! Nem pestanejavas! Seria mau desportiva e financeiramente! E não me venhas falar na situação em que estamos... em parte é também por este "sinal" que damos ao mercado no que toca à nossa incapacidade de contratos longos e com clausulas decentes...
As clausulas sempre foram uma forma de evidenciar uma tendência negocial... assim continuarão a ser! Tivessem os Coronas e afins contratos extensos e clausulas decentes e eu queria ver a garganta dos meninos!
O Hulk saiu por 40, foi esse o negócio que o FC Porto fez, que é o que está na CMVM.
O Corona já teve esse tal contrato extenso e uma cláusula de 50 milhões. Por alguma razão não lhe tocaram nessa altura.
40 milhões é uma cláusula boa para o contexto do futebol português. Pouquíssimos clubes têm essa liquidez e Portugal tem uma carga fiscal alta para esse tipo de transações, logo ninguém toca em cláusulas dessa dimensão.
Em relação à posição negocial, eu também acreditava nisso há 15 anos. Mas depois chego à conclusão que o contexto financeiro e quem dirige o FC Porto ultrapassam isso. Acima de 30 milhões já tudo se negoceia. Por 40 milhões já há espuma no canto da boca. Por 45 já é com lacinho. Não gosto mas é a realidade que me dão a conhecer época após época.
Não vale a pena colocarmos cláusulas de 100 milhões, isso não vai dar poder negocial, porque qualquer clube/dirigente/empresário pega no nosso R&C e sabe qual a nossa condição. Olhar para o descoberto bancário diz mais sobre a SAD do que meter uma cláusula de 60 milhões no Diogo Costa, infelizmente.