2016-2020
porto
2 campeonatos
1 taça
1 supertaça
benfica
2 campeonatos
1 taça de portugal
2 supertaças
sporting
2 taças da cerveja
1 taça de portugal
Faz-me confusão tanta pobreza mas para o novo adepto isto agora é normal.
mas tudo bem , a culpa é minha que cresci a ver o porto limpar 7 campeonatos em 8
A mim o que me faz confusao é as pessoas pegarem numa parte da historia e por livre arbitrio baseado em nada acharem que este é que é o normal.
Eu até estou à vontade para falar porque nasci quando o FCP tinha começado a dominar ha pouco tempo. Cresci a ver o Porto ganhar regularmente. Muito mais que os outros.
Hoje o cenario esta diferente. Ja nao se ganha tanto. Ja nao ha uma hegemonia.
Mas que autoridade sou eu, adepto que cresceu a ver o FCP a limpar tudo, para achar que ganhar é um direito divino ou uma obrigaçao porque por sorte a minha existencia coincidiu com a melhor fase da historia do FCP?
E os que nasceram em 1940/50/60/70? Que acham essas pessoas desses novos adeptos que tem a desfaçatez e arrogancia de achar que ganhar quase sempre é o normal (omitindo mais de metade da nossa historia) e uma obrigaçao?
A realidade é so uma, o futebol causa (ou melhor, pode causar) danos emocionais terriveis. O tuga entao é dos exemplos mais flagrantes até pela rasquisse natural que engloba o desporto português e a evidente ausencia de cultura desportiva. Causada tambem pelas muitas inegalidades/injustiças que acompanharam o desporto português desde sempre e que criaram uma bolha de fanatismo tremenda e extremamente acicatada pela chico espertice do dirigismo tuga (nao so no desporto mas para este caso é o que interessa) que nao olha a meios para atingir os seus fins.
Isto levou a que o adepto tuga se tenha tornado extremamente intolerante ao fracasso e seja altamente incapaz de aceitar a realidade e essencia do desporto: ganhar e perder.
Essa intolerancia até o leva a ter a tremenda halucinaçao sob a forma de convicçao de que ganhar (e festejar) é um direito (e até mais, uma necessidade) que lhe assiste por natureza e que se isso nao acontece é : um escandalo, inaceitavel, fica aziado, vai ter que levar com bocas dos adeptos rivais, vai ter de levar com festas alheias na TV, etc etc. E isso claro nao pode ser. O tuga nao lida.
E como nao sabe lidar, so ha algo que se aceita e que o seu cerebro ja registou como sendo normal: ganhar.
So que nao.