Evanilson

Evanilson 30

Evanilson

5.11

Estatísticas da Época - 2024/25

Dados completos de 2024/25

5.11 Performance da Época
Jogos
1
Golos
0
Assistências
0
Amarelos
0
Vermelhos
0

DrGero

Tribuna
26 Julho 2007
3,474
976
Porto, 1977
Acrescenta que as perdas de pontos com o Belenenses e o Boavista acontecem já em Fevereiro. É precisamente nessa altura da época que vamos precisar de ter todas as unidades de valia bem oleadas e integradas na equipa. Não é na segunda metade da época que vamos descobrir reforços para ganhar o título.
Posso concluir que defendes que a perda de pontos pela rotação em fevereiro se deve ao facto de não termos feito rotação suficiente no 1.º terço da temporada?

Para lá do jogo Paços temos:

Jornada 5: Porto - Gil Vicente (1-0) Titulares: Fábio Vieira(19.º), Nakajima (24.º), Toni Martinez(17.º) e Evanilson(21.º)

Na jornada 5 o Porto faz um jogo miserável na 1ª parte e fraco na 2ª.
Na jornada 6 nova rotatividade (vou assumir livremente que rotatividade é jogar com pelo menos 3 não titulares) e derrota em Paços.
Acho perfeitamente normal que com esse atraso na bagagem, essa tentativa tenha ido para 2.º plano o que nos permitiu uma série de 9 vitórias e 1 empate caseiro com o benfica entre as jornadas 7 e 16.

Dos 28 jogos com equipas fora do TOP 4 em que o SC alinhou com 3 ou mais suplentes de inicio temos: 1V, 2E, 1D
E as exibições navegaram entre o mau e o miserável. Fica difícil olhar para esses dados e concluir que o problema foi terem sido só 4.

Eu tenho uma opinião que o Sérgio se perde quando começa a querer dar espaço/minutos a todos. Quando gere mais balneário, humores, condições físicas de que quando se concentra única e exclusivamente em ganhar o jogo.

Dou o exemplo da 1ª época dos "não reforços". Mercado de inverno e chegam Paulinho, Osório, Waris e Gonçalo Paciência.

Pontos perdidos com equipas fora do TOP4:

Aves fora: Corona expulso no inicio da 1ª parte
Moreirense fora: Estreia Paulinho a titular
Paços fora: Estreia Waris a titular
Belenenses fora: Estreia Osório a titular

Defendo que joguem sempre os melhores tirando casos muito esporádicos (estilo 2ª mão contra Bayern com a Académica pelo meio) e que os 12.º, 13.º 14.º.....sejam absorvidos pelos titulares sem fazer parte duma politica de gestão que muitas vezes dá galho. Jogam quando é preciso (lesão/castigo/perda de forma) e não porque pode ser preciso no futuro e toca a prepara-lo já.

Em principio o Nanu tem melhores condições para mostrar o que vale na ida a Moreira de Cónegos do que na visita ao Belenenses.
Ou o Fábio Vieira quando substitui o expulso Corona no 2.º jogo seguido em Braga do que quando há a tal gestão com 3/4 jogadores duma vez estilo recepção ao Boavista.

E não fiz o estudo à escala europeia mas pressinto que os treinadores que mais apostam na rotatividade não ficam bem na fotografia quando se compara a classificação final com a classificação que decorreria do orçamento/valor de mercado das equipas que treinam.

Isso só é possível/desejável em situações em que equipas estão confortáveis na competição interna (Porto de AVB/Mourinho) e há outra bem exigente por disputar. Mas faz-se assumindo que a rotatividade prejudica as hipóteses de sucesso no jogo interno (como no celebre jogo com a Académica em casa), mas que o jogo seguinte é de tal forma determinante que compensa o pagamento desse preço.

Para terminar e porque estamos no tópico do Evanilson.
Acho que ele devia ter tido muito mais minutos o ano passado porque merecia ter sido titular e não porque precisa de oportunidades/minutos/ritmo.
Porque era melhor e porque se não era o jogador do Porto com mais golo era o 2.º.

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
73,247
47,284
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
O Evanilson tem que entrar agora na equipa, e tem que entrar numa equipa com algumas mudanças, mas estruturada no seu sistema habitual e com o Taremi ao seu lado, para ter uma real oportunidade para mostrar o que vale.

hawkeyes

Tribuna Presidencial
19 Julho 2006
24,595
20,360
Vila Nova de Gaia, 1975
Posso concluir que defendes que a perda de pontos pela rotação em fevereiro se deve ao facto de não termos feito rotação suficiente no 1.º terço da temporada?

Para lá do jogo Paços temos:

Jornada 5: Porto - Gil Vicente (1-0) Titulares: Fábio Vieira(19.º), Nakajima (24.º), Toni Martinez(17.º) e Evanilson(21.º)

Na jornada 5 o Porto faz um jogo miserável na 1ª parte e fraco na 2ª.
Na jornada 6 nova rotatividade (vou assumir livremente que rotatividade é jogar com pelo menos 3 não titulares) e derrota em Paços.
Acho perfeitamente normal que com esse atraso na bagagem, essa tentativa tenha ido para 2.º plano o que nos permitiu uma série de 9 vitórias e 1 empate caseiro com o benfica entre as jornadas 7 e 16.

Dos 28 jogos com equipas fora do TOP 4 em que o SC alinhou com 3 ou mais suplentes de inicio temos: 1V, 2E, 1D
E as exibições navegaram entre o mau e o miserável. Fica difícil olhar para esses dados e concluir que o problema foi terem sido só 4.

Eu tenho uma opinião que o Sérgio se perde quando começa a querer dar espaço/minutos a todos. Quando gere mais balneário, humores, condições físicas de que quando se concentra única e exclusivamente em ganhar o jogo.

Dou o exemplo da 1ª época dos "não reforços". Mercado de inverno e chegam Paulinho, Osório, Waris e Gonçalo Paciência.

Pontos perdidos com equipas fora do TOP4:

Aves fora: Corona expulso no inicio da 1ª parte
Moreirense fora: Estreia Paulinho a titular
Paços fora: Estreia Waris a titular
Belenenses fora: Estreia Osório a titular

Defendo que joguem sempre os melhores tirando casos muito esporádicos (estilo 2ª mão contra Bayern com a Académica pelo meio) e que os 12.º, 13.º 14.º.....sejam absorvidos pelos titulares sem fazer parte duma politica de gestão que muitas vezes dá galho. Jogam quando é preciso (lesão/castigo/perda de forma) e não porque pode ser preciso no futuro e toca a prepara-lo já.

Em principio o Nanu tem melhores condições para mostrar o que vale na ida a Moreira de Cónegos do que na visita ao Belenenses.
Ou o Fábio Vieira quando substitui o expulso Corona no 2.º jogo seguido em Braga do que quando há a tal gestão com 3/4 jogadores duma vez estilo recepção ao Boavista.

E não fiz o estudo à escala europeia mas pressinto que os treinadores que mais apostam na rotatividade não ficam bem na fotografia quando se compara a classificação final com a classificação que decorreria do orçamento/valor de mercado das equipas que treinam.

Isso só é possível/desejável em situações em que equipas estão confortáveis na competição interna (Porto de AVB/Mourinho) e há outra bem exigente por disputar. Mas faz-se assumindo que a rotatividade prejudica as hipóteses de sucesso no jogo interno (como no celebre jogo com a Académica em casa), mas que o jogo seguinte é de tal forma determinante que compensa o pagamento desse preço.

Para terminar e porque estamos no tópico do Evanilson.
Acho que ele devia ter tido muito mais minutos o ano passado porque merecia ter sido titular e não porque precisa de oportunidades/minutos/ritmo.
Porque era melhor e porque se não era o jogador do Porto com mais golo era o 2.º.
Acho que devias definitivamente alargar o estudo antes de tirar conclusões relativamente às restantes equipas. Mesmo no nosso caso (esses dados são so relativos à época passada? nas anteriores passou-se o mesmo?)...

Quanto ao nosso caso, os dados que apresentas só ridicularizam ainda mais o tamanho do nosso plantel e a pretensão do treinador de 2 jogadores por posição.

portista_sempre

Tribuna
24 Maio 2021
4,967
9,049
Diria que a dupla de "avançados" para amanhã será:

Evanilson + Fábio Vieira

ou

Evanilson + Diaz caso o Pepê jogue

Aposto que Diogo Costa, João Mário, Mbemba, Marcano e Wendell serão os 5 de trás!

Pepe e Marchesin lesionados!
Toni castigado!
Aposto que Taremi irá começar no banco. Tem jogado sempre, na seleção também e temos de apostar para experimentar nestes jogo e no início.
De Uribe, Diaz, Corona, Otávio diria que pelo menos dois irão começar no banco.

Aliás... um 11 tipo:

Diogo Costa

João Mário Mbemba Marcano Wendell

Otávio Grujic Vitinha Pepê

Fábio Vieira Evanilson

seria um 11 que me agradaria imenso! Taremi, Diaz, Conceição, Sérgio Oliveira, Corona, Uribe, Bruno Costa, Cardoso, Manafá no banco (escolher alguns)... e penso que seria um bom 11 e com boas soluções para entrarem!

Correndo muito bem, tiraria cedo do jogo o Otávio (fazendo entrar o Conceição), e dava uns minutos ao Cardoso por troca com o Mbemba!

EDIT: Por mim, o Corona nunca seria opção.

LuccaLisboa

Tribuna
5 Agosto 2013
4,332
2,767
Eva por favor pede para saíres em Janeiro. Para quem como eu com 30 anos de sócio e 35 a ver o meu FCPorto, até me dá uma azia que me deixa mal disposto. Pelo menos se fores brilhar para outro lado amenizas a minha azia.

• Like
Reações: Conceição Santos

LuccaLisboa

Tribuna
5 Agosto 2013
4,332
2,767
Tem de sair já em Janeiro ou antes para o Brasil!!! Não se faz isto a um jogador que sempre deu tudo em cada minuto que entrou. E que tem a qualidade que tem. Que o empresário peça já à SAD para voltar ao Brasil.

• Like

FCP82

Bancada central
25 Novembro 2013
1,998
1,659
Deixem de ser pintaínhos chorões.
Chegará o seu tempo.
é um chavalo.
As pessoas pensam que os treinadores estão ali para fazer a vontade aos adeptos!! Enfim.. Os jogadores são profissionais, trabalham todos os dias, não são jogadores só de jogos. O jogo é o capítulo final de um trabalho efetuado diariamente.

• Like
Reações: Edgar Siska

Maximus

Tribuna Presidencial
8 Agosto 2016
10,655
15,076
Invicta
www.google.com
Deixem de ser pintaínhos chorões.
Chegará o seu tempo.
é um chavalo.
É um fato que o Evanilson é ainda um miúdo. Porém por outro lado é bom relembrar que esta é já a sua segunda época no FC Porto e por esta altura seria, no mínimo, expectável que tivesse já mais tempo de jogo/oportunidades na equipa principal.

• Like

JoseDragao

Tribuna
15 Agosto 2021
4,521
4,965
Não deve querer ser agenciado pelo dono do nosso clube. Isso aliado a um treinador assustado.

Última edição: