Actualidade Internacional

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
40,237
29,741
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
Ao fazer zapping do canal 4 para o 1 pelas 20h passei no canal 2 e estava a dar um programa histórico do Japão de 1936 até hoje. Não conseguí chegar ao canal 1 porque "aquilo" parecia-me muito interessante e era. Desde o antes guerra até à II Guerra Mundial, à ocupação americana no pós Guerra e entrando pelos anos 60, 70,80,90 e século XXI está lá tudo, incrível ou não tem semelhanças connosco e com o ocidente democrático em geral. Imperdível.
Fiquei com certezas? Cada vez as tenho menos mas sinto-me mais feliz e culto depois de ter visto aquilo. Acabou perto das 21,30, portanto penso que foi 1h, 30m.
Vale a pena puxar a box atrás e ver.
O canal 2 nesse horário tem sempre coisas muito interessantes. E educativas. Pena é que pouca gente as veja

Miguel Alexandre

Tribuna Presidencial
10 Março 2016
22,269
24,359
Conquistas
2
  • Campeão Nacional 19/20
  • José Maria Pedroto
Lindas palavras sem dúvida… a referência aos “mongoloides” então fica mesmo a matar.

Que Saudades da grande europa colonialista e dos regimes totalitários!

É uma especie de síndrome de Estocolmo. Fez-me lembrar do trabalho da Svetlana Aleksievitch no “fim do homem soviético” onde ela entrevista filhos de gente fuzilada e desterrada nos gulags mas que ainda assim saiam-se “Pois, foi pena mas ao menos a URSS era temida e respeitada no mundo!”

O tempo lava ainda mais branco que o Tide.
Qual colonialista? Eu falei em colonialista?
Saudades de tempos que nunca vivi?
Que conversa.

Não tenho interesse em propaganda política.
A Europa tem a sua história e a sua responsabilidade na forma como o mundo se transformou, está aí, vai lê-la.
É multifacetada a história, da Europa e de todos. Conhece-a, não te faz mal nenhum.

O que tu tens para contribuir é saltar quando ouves certas buzzwords (não é síndrome de Estocolmo mas é pavloviano) mas enganaste-te na pessoa. Não tenho interesse. Nem interesse no colonialismo pelo qual tenho desprezo.

Não encaixo nas tuas prateleiras, não te desgastes, passa à frente.

Relativamente à boca dos "mongolóides" vou escusar-me de tb de te responder.
Não te reconheço como educador das massas mas quase q apostava q defendes uns bons centros de reeducação.

• Like
Reações: tripeiro_de_gema

Miguel Alexandre

Tribuna Presidencial
10 Março 2016
22,269
24,359
Conquistas
2
  • Campeão Nacional 19/20
  • José Maria Pedroto
Os nazis o que sempre mais temeram era a entrada dos EUA na guerra e tudo fizeram para impedir isso. Os EUA já eram a maior potencia mundial e com distância desde o início do século!

Os EUA mesmo antes de entrarem oficialmente na guerra patrocinaram a máquina de guerra anti-nazi via Canadá/commonwealth a crédito total. “pagam depois..”

Os nazis sabiam disso, toda a gente sabia, e tanto temiam os EUA q enfiaram a viola no saco e pouco mais.
Os USA entraram na guerra (12/1941) quando a Alemanha atacava e defendia em diversas frentes incluindo na Rússia desde (06/1941).
Só na Rússia a Alemanha gastou a maior parte dos seus recursos incluindo humanos, o número de mortes estimado é brutal.
É factual, não é matéria de debate.

Como é evidente se aumentas o número de frentes e inimigos mais impossível se torna defender. Mas foi na Rússia q a Alemanha se perdeu. Foi o esforço dos russos à fome e ao frio mas sem recuarem q manteve os alemães fora de Moscovo forçando-os a perder a guerra.

A história não se verga à propaganda americana.

Os alemães foram derrotados (graças a todos os deuses) por um esforço ENORME conjunto de muitas potências militares mas o ponto de viragem, o q de facto os derrotou enquanto estratégia militar foi a Operação Barbarrossa.

Em 1945 a grande potência militar dos US estava a pouco tempo de ter uma nova experiência sobre violas no saco mais para leste no Vietnam.

Miguel Alexandre

Tribuna Presidencial
10 Março 2016
22,269
24,359
Conquistas
2
  • Campeão Nacional 19/20
  • José Maria Pedroto
Os problemas europeus são essencialmente internos. E existem obviamente! Nomeadamente a assimetria entre os diversos países e os jogos de interesses.

Mas a nível de política externa, tenho orgulho em ser europeu! Podemos parecer tansos mas prefiro isso a uma política de exploração, intimidação e terra queimada. Mesmo que fiquemos a perder.

A Europa actual foi construída à custa de muito sangue, de uma história “pesada”, mas conseguimos por fim, também por termos passado por essa história, atingir um equilíbrio social invejável no mundo atual. Mesmo os líderes mundiais têm milhões abaixo do limiar da real pobreza…

Bem que se tenta cultivar novamente, de forma reacionária, os ideias e cultos que não são mais que nuvens de fumo a puxar pelo orgulho, cumpre a todos e a cada um perceber o que é realmente importante.
Política de exploração? O que achas q é meter dinheiro em off-shores? Negócios com países que pagam 20 cêntimos ao dia?
O que é senão intimidação ajeitar o défice e recapitalizar os bancos ou morres à fome?

Quanto ao não envolvimento em guerras, aí podemos concordar mas então não devias ter respondido quando critiquei a falta de tomate q a Europa mostrou quando entrou no Iraque e outros países para ir cheirar no cu dos americanos. No Afeganistão igual.
Os US entraram no Afeganistão sem querer saber de ninguém, a Europa pediu sanções ao US? Não.

O teu processo mental como é muito binário leva-te a achar q então "estão a pedir uma Europa imperialista" mas é o contrário, é não imperialista e a fazer frente a imperialistas e a outros q nos ponham em causa.

Daikan

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2012
23,058
16,143
Os USA entraram na guerra (12/1941) quando a Alemanha atacava e defendia em diversas frentes incluindo na Rússia desde (06/1941).
Só na Rússia a Alemanha gastou a maior parte dos seus recursos incluindo humanos, o número de mortes estimado é brutal.
É factual, não é matéria de debate.

Como é evidente se aumentas o número de frentes e inimigos mais impossível se torna defender. Mas foi na Rússia q a Alemanha se perdeu. Foi o esforço dos russos à fome e ao frio mas sem recuarem q manteve os alemães fora de Moscovo forçando-os a perder a guerra.

A história não se verga à propaganda americana.

Os alemães foram derrotados (graças a todos os deuses) por um esforço ENORME conjunto de muitas potências militares mas o ponto de viragem, o q de facto os derrotou enquanto estratégia militar foi a Operação Barbarrossa.

Em 1945 a grande potência militar dos US estava a pouco tempo de ter uma nova experiência sobre violas no saco mais para leste no Vietnam.
Mas qual propaganda americana? Tu é que estás de tal forma formatado em anti-americanismo que passas por cima dos factos.

É que eu sou tudo menos pro-América! Mas não distorço os factos…

Mas qual é a dúvida que a invasão da União Soviética foi desastrosa? Ninguém põe isso em causa! Mas negligenciar a importância dos EUA na derrota dos nazis é simplesmente ridículo. Digo mais, podia ter durado mais 2 ou 3 anos, mas mesmo sem invasão da URSS a Alemanha perdia decididamente a guerra!

A Alemanha começou a perder a guerra em setembro de 1939! Foi basicamente ela contra o mundo. Por muito tempo e destruição que custasse, iam sempre perder.

A Alemanha nem recursos próprios tinha para a sua máquina de guerra, nem petróleo, nem ferro, etc… O EUA já eram um continente inteiro, protegido pela distância do oceano, sem fronteiras beligerantes, repleto de recursos naturais e população. Para não falar nos aliados, incluindo toda a Commonwealth britânica. Duas frentes? Os EUA não combateram na Europa e pacífico ao mesmo tempo.

Quanto ao Vietnam, não percebo a referência. Deixaram de ser a maior força militar por isso? A URSS não levou na boca no Afeganistao? O Império britânico ou a França nunca perderam conflitos similares? O Vietnam foi uma idiotice típica da guerra fria. Aliás muitos dos grandes males do mundo atual provêm de idiotices semelhantes…

• Like
Reações: MaximusInvictus

Daikan

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2012
23,058
16,143
Política de exploração? O que achas q é meter dinheiro em off-shores? Negócios com países que pagam 20 cêntimos ao dia?
O que é senão intimidação ajeitar o défice e recapitalizar os bancos ou morres à fome?

Quanto ao não envolvimento em guerras, aí podemos concordar mas então não devias ter respondido quando critiquei a falta de tomate q a Europa mostrou quando entrou no Iraque e outros países para ir cheirar no cu dos americanos. No Afeganistão igual.
Os US entraram no Afeganistão sem querer saber de ninguém, a Europa pediu sanções ao US? Não.

O teu processo mental como é muito binário leva-te a achar q então "estão a pedir uma Europa imperialista" mas é o contrário, é não imperialista e a fazer frente a imperialistas e a outros q nos ponham em causa.
Mas é só a Europa que põe dinheiro em offahores? Até é a única potencia mundial q faz alguma coisa contra isso… crise de 2008? Foi a Europa que a provocou ou os EUA?
Foi a Europa que invadiu o Iraque? Eu defendo o fim da NATO para que não haja confusão.

Eu não acho a Europa perfeita mas não troco a Europa por NENHUMA outra potência mundial. NENHUMA. E apesar de tudo, tenho sorte e orgulho por ser europeu. Não a troco pelos EUA e muito menos por uma China, Russia, India, Irão, Turquia, Brasil, etc…

É que é só isto. E a questão covid serve para mim de exemplo perfeito.

• Like
Reações: Vlk

Miguel Alexandre

Tribuna Presidencial
10 Março 2016
22,269
24,359
Conquistas
2
  • Campeão Nacional 19/20
  • José Maria Pedroto
Mas qual propaganda americana? Tu é que estás de tal forma formatado em anti-americanismo que passas por cima dos factos.

É que eu sou tudo menos pro-América! Mas não distorço os factos…

Mas qual é a dúvida que a invasão da União Soviética foi desastrosa? Ninguém põe isso em causa! Mas negligenciar a importância dos EUA na derrota dos nazis é simplesmente ridículo. Digo mais, podia ter durado mais 2 ou 3 anos, mas mesmo sem invasão da URSS a Alemanha perdia decididamente a guerra!

A Alemanha começou a perder a guerra em setembro de 1939! Foi basicamente ela contra o mundo. Por muito tempo e destruição que custasse, iam sempre perder.

A Alemanha nem recursos próprios tinha para a sua máquina de guerra, nem petróleo, nem ferro, etc… O EUA já eram um continente inteiro, protegido pela distância do oceano, sem fronteiras beligerantes, repleto de recursos naturais e população. Para não falar nos aliados, incluindo toda a Commonwealth britânica. Duas frentes? Os EUA não combateram na Europa e pacífico ao mesmo tempo.

Quanto ao Vietnam, não percebo a referência. Deixaram de ser a maior força militar por isso? A URSS não levou na boca no Afeganistao? O Império britânico ou a França nunca perderam conflitos similares? O Vietnam foi uma idiotice típica da guerra fria. Aliás muitos dos grandes males do mundo atual provêm de idiotices semelhantes…
É a minha opinião. Sou veementemente contra o imperialismo americano, não é contra os americanos, é contra a geopolítica deles. Como sou contra a Russa ou a chinesa.
E culpo e MUITO a Europa de ser subserviente e deixar de ter músculo para equilibrar isto.

Quanto à WW2 já te expliquei o meu ponto de vista, foi a Rússia q ditou a queda.
Foi a invasão russa q derrotou a Alemanha.
Passados 3 ou 4 ou 5 anos acabaria por cair? Sim. Se não chegasse à bomba nuclear primeiro, sim. Julgo q sim.
E mesmo isso dependeria do alinhamento da Rússia ao longo do tempo.
Mas sim inevitavelmente acabaria por cair.

Miguel Alexandre

Tribuna Presidencial
10 Março 2016
22,269
24,359
Conquistas
2
  • Campeão Nacional 19/20
  • José Maria Pedroto
Mas é só a Europa que põe dinheiro em offahores? Até é a única potencia mundial q faz alguma coisa contra isso… crise de 2008? Foi a Europa que a provocou ou os EUA?
Foi a Europa que invadiu o Iraque? Eu defendo o fim da NATO para que não haja confusão.

Eu não acho a Europa perfeita mas não troco a Europa por NENHUMA outra potência mundial. NENHUMA. E apesar de tudo, tenho sorte e orgulho por ser europeu. Não a troco pelos EUA e muito menos por uma China, Russia, India, Irão, Turquia, Brasil, etc…

É que é só isto. E a questão covid serve para mim de exemplo perfeito.
Trocar...e se é a única a fazer isto ou aquilo...epa a sério...eu não consigo conversar contigo pq por qq razão derivas para assuntos q achas q habitualmente estão linkados mas comigo não estão.

O q disse e redigo é q a Europa é um coio de eunucos q passou a não influenciar e a não ter peso. A união europeia existe para defender os interesses dos europeus, é para isso q foi formada, defendam os interesses dos europeus e passa pelo interesse dos europeus a Europa ter voz e músculo activo.
É uma Europa de covardes com medo da própria sombra e nojo de si própria.

Sim nunca devia ter entrado no Iraque, na Síria, no Afeganistão, etc. Andou la à caça dia ditadores q os US e a Rússia colocaram no poder para quê?
Nunca a Europa conseguiu virar o dente e impor-se. Para te impores tens q ter tomates e força militar, a Europa tem optado por não ter nenhuma das duas mas mais q isto para te impores tens q acreditar q tens algo a defender e Eu tenho muitas dúvidas q esta Europa enquanto colectivo considere q tem algo a defender.

Agora não és mais europeísta q Eu.

• Like

Daikan

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2012
23,058
16,143
É a minha opinião. Sou veementemente contra o imperialismo americano, não é contra os americanos, é contra a geopolítica deles. Como sou contra a Russa ou a chinesa.
E culpo e MUITO a Europa de ser subserviente e deixar de ter músculo para equilibrar isto.

Quanto à WW2 já te expliquei o meu ponto de vista, foi a Rússia q ditou a queda.
Foi a invasão russa q derrotou a Alemanha.
Passados 3 ou 4 ou 5 anos acabaria por cair? Sim. Se não chegasse à bomba nuclear primeiro, sim. Julgo q sim.
E mesmo isso dependeria do alinhamento da Rússia ao longo do tempo.
Mas sim inevitavelmente acabaria por cair.
Mas eu tambem sou contra qq tipo de imperialismo. Mas tomar uma política agressiva anti-americana ou anti qualquer outra coisa não serve de nada. Sanções e posições que tal têm q ser tomadas em sede de nações unidas. Está minada e não funciona como devia? O conselho de segurança é uma palhaçada? Sim mas não é a Europa que vai mudar isso.

Isto é tudo um balanço de poderes. Fazer peito feito não serve de nada.

Miguel Alexandre

Tribuna Presidencial
10 Março 2016
22,269
24,359
Conquistas
2
  • Campeão Nacional 19/20
  • José Maria Pedroto
Mas eu tambem sou contra qq tipo de imperialismo. Mas tomar uma política agressiva anti-americana ou anti qualquer outra coisa não serve de nada. Sanções e posições que tal têm q ser tomadas em sede de nações unidas. Está minada e não funciona como devia? O conselho de segurança é uma palhaçada? Sim mas não é a Europa que vai mudar isso.

Isto é tudo um balanço de poderes. Fazer peito feito não serve de nada.
Não é fazer peito feito, é teres uma política externa e uma capacidade militar forte para a defender. Em vez de andar a seguir o q os US fazem.

• Like

Daikan

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2012
23,058
16,143
Não é fazer peito feito, é teres uma política externa e uma capacidade militar forte para a defender. Em vez de andar a seguir o q os US fazem.
Política externa e capacidade militar? Tu queres combater imperialismo com um enteado de imperialismo na mesma.

wolfheart

Tribuna Presidencial
30 Novembro 2015
5,366
7,148
Bragança
A malta está a misturar muita coisa. Guerras meramente politicas/económicas com intervenção desastrosa dos USA (Vietname e Iraque).
A Guerra do Afeganistão deu-se porque um governo dava Guarida a terroristas entre os quais os que planearam ataques a militares e civis em TODO MUNDO, inclusive Europa e o infame 11 de Setembro. Esta guerra foi uma vingança contra os Talibans e Al Quaeda e na minha opinião justificável. Pelos vistos até teve algum aparente resultado...os barbudos pedofilos do turbante até estão mais mansinhos.. ate já falam em direitos para as mulheres

Miguel Alexandre

Tribuna Presidencial
10 Março 2016
22,269
24,359
Conquistas
2
  • Campeão Nacional 19/20
  • José Maria Pedroto
Política externa e capacidade militar? Tu queres combater imperialismo com um enteado de imperialismo na mesma.
Quero defender os interesses da Europa e dos Europeus e para isso precisas de capacidade para ter uma política externa (não tens, a política externa é o q o us decidir) e ter força militar faz parte de ter política externa.

A Europa é totalmente dependente dos US.

Daikan

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2012
23,058
16,143
Quero defender os interesses da Europa e dos Europeus e para isso precisas de capacidade para ter uma política externa (não tens, a política externa é o q o us decidir) e ter força militar faz parte de ter política externa.

A Europa é totalmente dependente dos US.
Mas para q é que precisas de uma grande força militar para “defender os europeus”? Quem é essa força ameaçadora de invasão física?

• Like
Reações: Vlk

wolfheart

Tribuna Presidencial
30 Novembro 2015
5,366
7,148
Bragança

A queda do Muro de Berlim, isso sim a derrota mais humilhante. Nesse caso, alguém também promovia Ocupação em dezenas de Paises. Curioso que o PCP não fala da ocupação soviética do Afeganistão...fala só da americana.

Última edição:
  • Like
Reações: MaximusInvictus

Daikan

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2012
23,058
16,143
A malta está a misturar muita coisa. Guerras meramente politicas/económicas com intervenção desastrosa dos USA (Vietname e Iraque).
A Guerra do Afeganistão deu-se porque um governo dava Guarida a terroristas entre os quais os que planearam ataques a militares e civis em TODO MUNDO, inclusive Europa e o infame 11 de Setembro. Esta guerra foi uma vingança contra os Talibans e Al Quaeda e na minha opinião justificável. Pelos vistos até teve algum aparente resultado...os barbudos pedofilos do turbante até estão mais mansinhos.. ate já falam em direitos para as mulheres
Se eles fizerem algumas cedências, é natural. Só ficam a ganhar aos olhos do mundo… eles querem é poder, a religião é apenas um background argumentativo. Tudo nos dias de hoje é um jogo de poder e não ideológico. Faz-me confusão ainda nos dias de hoje misturar-se guerra e religião. Isso acabou para aí na Westfalia no seculo XVII! Poder!

No dia de hoje fala-se muito na hipocrisia do ocidente em relação aos talibans. Então e a Arábia Saudita? Uma monarquia retrograda e opressiva que funciona igual há 200 anos, só que tem dinheiro, muito dinheiro. E com esse dinheiro tem desestabilizado todo o médio oriente. Arranjaram e fomentaram confusão com todos ali!! Violam os direitos humanos a torto e a direito! Mas continuam a ser vistos como os bozinhos e aliados… e agora é q se fala de hipocrisia do ocidente?

wolfheart

Tribuna Presidencial
30 Novembro 2015
5,366
7,148
Bragança
Se eles fizerem algumas cedências, é natural. Só ficam a ganhar aos olhos do mundo… eles querem é poder, a religião é apenas um background argumentativo. Tudo nos dias de hoje é um jogo de poder e não ideológico. Faz-me confusão ainda nos dias de hoje misturar-se guerra e religião. Isso acabou para aí na Westfalia no seculo XVII! Poder!

No dia de hoje fala-se muito na hipocrisia do ocidente em relação aos talibans. Então e a Arábia Saudita? Uma monarquia retrograda e opressiva que funciona igual há 200 anos, só que tem dinheiro, muito dinheiro. E com esse dinheiro tem desestabilizado todo o médio oriente. Arranjaram e fomentaram confusão com todos ali!! Violam os direitos humanos a torto e a direito! Mas continuam a ser vistos como os bozinhos e aliados… e agora é q se fala de hipocrisia do ocidente?
Acredito que se fosse a Arábia Saudita a ter lá o Bin laden e não o entregasse aos USA, eles iam lá dar tau tau aos sauditas...

Miguel Alexandre

Tribuna Presidencial
10 Março 2016
22,269
24,359
Conquistas
2
  • Campeão Nacional 19/20
  • José Maria Pedroto
Mas para q é que precisas de uma grande força militar para “defender os europeus”? Quem é essa força ameaçadora de invasão física?
Para sair da NATO e deixar de estar dependente tem q se ter força militar capaz. Vives uma realidadezinha impregnada do poder dissuasor q a força dos teus aliados te dão.

A força militar não existe só quando se tem os inimigos à porta. Podes não gostar mas a realidade é que não há defesa sem força militar, enquanto estás na NATO tens, para deixar de estar na NATO e deixares de ser o cheira no cu do USA tens q ter força militar.
É uma PROFUNDA mentira achar q a Europa tem um "soft power"...treta! Os europeus gostam muito de se armar em cosmopolitas como se não tivessem o poder dissuasor de trilioes de dólares em força militar americana ao seu lado.
Somos os diplomatas enquanto houver Marines, Gung-Ho!
Vivemos numa bolhazinha como bons cobardolas. A realidade é o q é não é o q gostávamos.
Tem os USA a mostrar os músculos ao seu lado sempre.Todos sabem q assim q se envolve a Europa envolve-se os USA.
Só tangas. É sair da NATO e defender-se a si própria.

É mesmo fundamental ter força militar própria! Porque já a tens, não é é tua e não há free lunches.

Se a realidade ferir a tua susceptibilidade emocional a culpa não é da realidade.

Miguel Alexandre

Tribuna Presidencial
10 Março 2016
22,269
24,359
Conquistas
2
  • Campeão Nacional 19/20
  • José Maria Pedroto
Nos anos 80 já os US tinham armado os Talibans para correr com os russos.
Voltaram nos 2000s e vai perguntar à Halliburton quanto mamou em lucro...

Andam a abanar vespeiros há décadas e a dar de mamar a empresas deles.

Os europeus andam por lá a servir cafés.