Actualidade Internacional

Vieira_Amares

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
23,385
74,435
Conquistas
10
  • Jorge Costa
  • André Villas-Boas
  • Dezembro/20
Estou de acordo, com quase que tudo que tu escreveste, excepto sermos o continente mais pacífico do mundo. As grandes potências europeias ao longo dos séculos, incluindo Portugal estiveram envolvidos directa ou indirectamente em mais conflitos armados em todo globo, de qualquer outro continente.

Nem quero falar dos imponentes impérios coloniais. Império Britânico, Império Espanhol, Império Português, 2º Império Colonial Francês, etc...
E o império azteca que chacinou também? Ou esses não interessam?

Deixem de se indignar com coisas que se passaram em 1500, caso contrário, não vai ficar pedra sobre pedra!

MaximusInvictus

Bancada lateral
24 Agosto 2015
784
563
Dói.
Não percebo esse sentimento anti ocidental.

Bem ou mal é o continente onde existe mais protecção a quem trabalha, direitos fundamentais, segurança e sistema nacional de saúde.

Acho que é mesmo por questões políticas que se critica a Europa.
Por acaso não noto nenhum sentimento anti-ocidental. Mas se o sentes, quem sou eu. Não esquecer que a Europa, não é a União Europeia e muito menos, representa todo o mundo ocidental.

Fica bem.

MaximusInvictus

Bancada lateral
24 Agosto 2015
784
563

Deixem de se indignar com coisas que se passaram em 1500, caso contrário, não vai ficar pedra sobre pedra!
Ninguém está indignado. Mas pelos vistos, tu pareces começar a mostrar indícios...

E não esquecer "Facts don't care about your feelings".

Daikan

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2012
23,058
16,143
Convém dizer mil vezes pq o europeu está SEMPRE pronto para baixar a cueca...

. Os USA armaram os Talibans em 80s

. Cagaram nos europeus e na Nato e na ONU quando nos 2000s resolveram entrar sem acordo de ninguém

. Mamaram tudo o q lhes interessava enquanto interessava e a Halliburton floresceu, geopolítica e economicamente enquanto houve leite na teta, chuparam

Agora já não têm mais interesse! Sempre fizeram isto em todo o lado! Com republicanos com democratas, aquele país construiu-se muito alicerçado na defesa INTRANSIGENTE dos seus interesses económicos.

O fantoche actual na presidência tem mais tento na língua, maturidade emocional e muito melhor imprensa mas o resultado é o mesmo, eles vão se focar nos seus interesses.

Daqui a uns anos virà outro fantoche defender os mesmos interesses q defendem há 70 anos.

A Europa tem q ganhar tomates de metro! Mas só tens homens e mulheres covardes, incapazes de tomarem as rédeas.
A Europa é a covardezinha no meio dos players mundiais. USA, China, Rússia, Árabes, Japão esta-se tudo cagando para os europeus...os europeus não riscam nada, são um bando de burocratas aflitos. O velho continente entregue a gente de sangue de barata, gente de merda.

Os líderes europeus dos últimos largos anos na sua maioria é uma cafila de traidores, que sempre defenderam os interesses corporativos e sempre se estiveram cagando para a Europa.

Maioria deles deviam ser julgados por traição, tenho um em mente para encabeçar a fila: Durão Barroso seguidinho de perto por Tony Blair e Sarkozy...mas há muitos mais.
Portanto, a tua principal crítica à Europa é não sermos uns grandíssimos filhos da puta como os EUA, a Russia ou a China, que fazem o que querem do mundo desde q mamem deixando atrás de si rastos de destruição para 3 ou 4 gerações…

Daikan

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2012
23,058
16,143

É que não há um único país com o mínimo de importância no mundo que não tenha telhados de vidro, ou seja, que não feito merda na sua história aos olhos actuais. Um unico!

Hulk27

Tribuna Presidencial
11 Abril 2012
6,531
2,730
Portanto, a tua principal crítica à Europa é não sermos uns grandíssimos filhos da puta como os EUA, a Russia ou a China, que fazem o que querem do mundo desde q mamem deixando atrás de si rastos de destruição para 3 ou 4 gerações…
Caro @Daikan não acho que foi isso que ele queria dizer. Eu por exemplo terei sempre tendencia a criticar bem menos o Chirac que os seguintes por ter dito não a guerra no Iraq. O Sarkozy tambêm fez muita merda e não é americano ou russo. O problema da UE e a muitos niveis é que são demasiados interesses diferentes em função dos países. Mesmo a nível militar tens países que não querem ouvir falar de defesa europeia.

Miguel Alexandre

Tribuna Presidencial
10 Março 2016
22,269
24,359
Conquistas
2
  • Campeão Nacional 19/20
  • José Maria Pedroto

Se existe algum continente que não tem moral nenhuma é a Europa. Zero!

Foi simplesmente responsável, pelos maiores conflitos armados da História da Humanidade. Primeira Guerra Mundial,
Segunda Guerra Mundial, Guerras Napoleónicas, Guerra dos Trinta Anos, etc... E se consideramos que a Rússia é cerca de 50% Europeia, podes acrescentar a Guerra Civil Russa.

De relembrar que até há pouco tempo na Europa, tivemos a famosa Guerra dos Balcãs / Guerra Civil Jugoslava (1991-2001).

Qual é a ironia? A ironia envolve uma consequência igual a alguém que vitimizou outro. Qual é a consequência para os europeus? A consequência continua a ser para os afegãos.

Nem sei o q dizes.

Se era só para trazeres à força q os europeus é q são canalhas, serves para explicar pq é q a Europa é hoje o que é, comandada por gente cheia de nojo de si própria.

De resto, arrisco que não sabes nada de nada sobre as guerras que falaste caso contrário não "comparavas" com o Afeganistão.

Miguel Alexandre

Tribuna Presidencial
10 Março 2016
22,269
24,359
Conquistas
2
  • Campeão Nacional 19/20
  • José Maria Pedroto
Os líderes europeus sempre foram fracos e medrosos.
Basta olhar para a paupérrima atuação na segunda guerra mundial e noutros conflitos.
Estão sempre à espera dos EUA e em outras alturas do UK.

Somos o continente mais pacífico do mundo, sofremos duras privações e massacres com as guerras mundiais e acho que esta falta de acção vem daí.

Basta ver o tempo que se demorou a reagir com veemência à pandemia e à questão da vacinação.
Os líderes europeus esperam por outros países a partir do momento que deixaram de investir na sua força militar.
A segunda guerra trouxe uma nova correlação de forças, o desaparecer da Europa e o completo domínio dos USA, a Rússia combateu durante algum tempo e tb caiu por outras razões.

A ideia de q os US vieram decidir guerras na Europa é treta de Hollywood, a primeira guerra é ganha pela divisão de frentes, a primeira levou à segunda e na segunda a Alemanha perde a guerra essencialmente pela mao dos russos.

As consequências da segunda guerra em termos Europeus continuam aí.

• Like
Reações: Czarli9 e Hulk27

Miguel Alexandre

Tribuna Presidencial
10 Março 2016
22,269
24,359
Conquistas
2
  • Campeão Nacional 19/20
  • José Maria Pedroto
Não. A crítica é em sermos uns enrabados.
Alguém vai-se impor, a vida sempre foi uma plataforma de competição, alguém vai se impor. Só crianças ou mongolóides é q acham q ninguém se vai impor.

Não fossemos um continente de enrabados podíamos ser um continente capaz de influenciar e de se impor com um critério muito diferente.
Não ir atrás dos usa para onde lhes apetece, não ficar dependente da China, etc.

Mas não somos, somos um conjunto de povos covardes.

A ocupação do médio oriente é um absurdo, serviu os interesses geopolíticos e económicos dos US e muitas vezes das exigências do seu grande aliado Israel.
A Europa andou sempre só a cheirar no olho dos USA para nada.

Mas é a nova Europa esta absoluta merda.

Vieira_Amares

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
23,385
74,435
Conquistas
10
  • Jorge Costa
  • André Villas-Boas
  • Dezembro/20
Os líderes europeus esperam por outros países a partir do momento que deixaram de investir na sua força militar.
A segunda guerra trouxe uma nova correlação de forças, o desaparecer da Europa e o completo domínio dos USA, a Rússia combateu durante algum tempo e tb caiu por outras razões.

A ideia de q os US vieram decidir guerras na Europa é treta de Hollywood, a primeira guerra é ganha pela divisão de frentes, a primeira levou à segunda e na segunda a Alemanha perde a guerra essencialmente pela mao dos russos.

As consequências da segunda guerra em termos Europeus continuam aí.
Bom a Alemanha perde a guerra com a entrada dos EUA e com o lease pact do FDR.

Sem isso não iria resistir aos Nazis.

Acho que isso é mais ou menos consensual.

tripeiro_de_gema

Pinto da Costa vai-te embora
26 Maio 2014
12,958
7,025
Conquistas
5
  • Taça de Portugal 19/20
  • Deco
  • Lucho González
  • Campeão Nacional 19/20
Qual é a ironia? A ironia envolve uma consequência igual a alguém que vitimizou outro. Qual é a consequência para os europeus? A consequência continua a ser para os afegãos.

Nem sei o q dizes.

Se era só para trazeres à força q os europeus é q são canalhas, serves para explicar pq é q a Europa é hoje o que é, comandada por gente cheia de nojo de si própria.

De resto, arrisco que não sabes nada de nada sobre as guerras que falaste caso contrário não "comparavas" com o Afeganistão.
O pior é que são estes tipos de tiradas anacrónicas que fazem nascer os sentimentos nacionalista das pessoas.
Todos os países têm telhados de vidros, todos sem excepção. Até os africanos e ameríndios se exploravam e chacinavam uns aos outros. O mundo sempre foi feito por quem domina e quem se deixa dominar, é assim que funciona assim no nosso dia-a-dia, porque há pessoas a insistir em auto-flagelar-se?

Última edição:
  • Like
Reações: LuisFreitas

Miguel Alexandre

Tribuna Presidencial
10 Março 2016
22,269
24,359
Conquistas
2
  • Campeão Nacional 19/20
  • José Maria Pedroto
Bom a Alemanha perde a guerra com a entrada dos EUA e com o lease pact do FDR.

Sem isso não iria resistir aos Nazis.

Acho que isso é mais ou menos consensual.
Tenho mesmo muitas dúvidas. Até entrarem pela Rússia dentro, tinham a Europa dominada e até bombardeavam a Inglaterra e ninguém tinha posto uma bota em solo alemão.
A frente de batalha na união soviética foi uma derrota em todos os sentidos, um inverno agreste como nunca, dificuldade de transporte e circulação e um território esmagadoramente grande, a Alemanha verteu e verteu recursos naquela frente até estar derrotada.
Aquela força militar sem se esgotar na Rússia tinha sido extremamente difícil de bater pelo menos até alguém passar à fase "Hiroshima/Nagasaki" da guerra coisa q na altura não se sabe bem quem chegaria primeiro à fórmula.

Seja como for, felizmente para todos foi batida mas tenho a forte impressão q é a entrada na união soviética que derrota a Alemanha.

Miguel Alexandre

Tribuna Presidencial
10 Março 2016
22,269
24,359
Conquistas
2
  • Campeão Nacional 19/20
  • José Maria Pedroto
O pior é que são estes tipos de tiradas anacrónicas que fazem nascer os sentimentos nacionalista das pessoas.
Todos os países têm telhados de vidros, todos sem excepção. Até os africanos e ameríndios se exploravam e chacinavam uns aos outros, o mundo sempre foi feito por quem domina e quem se deixa dominar, é assim que funciona assim no nosso dia-a-dia, porque há pessoas a insistir em auto-flagelar-se?
É a terrível história da condição humana. Para o bem e para o mal. Mas também há coragem, lealdade, brilhantismo e altruísmo.
O que era estrutural há um século, hoje pode ser (e é muitas vezes) anacrónico, o que era impossível hoje pode ser possível, tudo muda, onde nasci e brinquei já praticamente não existe.

A vida tb é mudança, agora, o q não pode mudar é ter coragem, ter auto-determinacao, defendermo-nos, não ser seguidistas.

tripeiro_de_gema

26 Maio 2014
12,958
7,025
Conquistas
5
  • Taça de Portugal 19/20
  • Deco
  • Lucho González
  • Campeão Nacional 19/20
É a terrível história da condição humana. Para o bem e para o mal. Mas também há coragem, lealdade, brilhantismo e altruísmo.
O que era estrutural há um século, hoje pode ser (e é muitas vezes) anacrónico, o que era impossível hoje pode ser possível, tudo muda, onde nasci e brinquei já praticamente não existe.

A vida tb é mudança, agora, o q não pode mudar é ter coragem, ter auto-determinacao, defendermo-nos, não ser seguidistas.
Ao longo da história sempre houve a concorrência entre os cristãos e os muçulmanos, basta recordar o Império Otomano(Turcos) que concorria com as potências europeias da altura. A queda do Império Otomano talvez tenha sido o maior mal do Médio Oriente e do mundo islâmico.

Daikan

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2012
23,058
16,143
Caro @Daikan não acho que foi isso que ele queria dizer. Eu por exemplo terei sempre tendencia a criticar bem menos o Chirac que os seguintes por ter dito não a guerra no Iraq. O Sarkozy tambêm fez muita merda e não é americano ou russo. O problema da UE e a muitos niveis é que são demasiados interesses diferentes em função dos países. Mesmo a nível militar tens países que não querem ouvir falar de defesa europeia.
Os problemas europeus são essencialmente internos. E existem obviamente! Nomeadamente a assimetria entre os diversos países e os jogos de interesses.

Mas a nível de política externa, tenho orgulho em ser europeu! Podemos parecer tansos mas prefiro isso a uma política de exploração, intimidação e terra queimada. Mesmo que fiquemos a perder.

A Europa actual foi construída à custa de muito sangue, de uma história “pesada”, mas conseguimos por fim, também por termos passado por essa história, atingir um equilíbrio social invejável no mundo atual. Mesmo os líderes mundiais têm milhões abaixo do limiar da real pobreza…

Bem que se tenta cultivar novamente, de forma reacionária, os ideias e cultos que não são mais que nuvens de fumo a puxar pelo orgulho, cumpre a todos e a cada um perceber o que é realmente importante.

Daikan

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2012
23,058
16,143
Não. A crítica é em sermos uns enrabados.
Alguém vai-se impor, a vida sempre foi uma plataforma de competição, alguém vai se impor. Só crianças ou mongolóides é q acham q ninguém se vai impor.

Não fossemos um continente de enrabados podíamos ser um continente capaz de influenciar e de se impor com um critério muito diferente.
Não ir atrás dos usa para onde lhes apetece, não ficar dependente da China, etc.

Mas não somos, somos um conjunto de povos covardes.

A ocupação do médio oriente é um absurdo, serviu os interesses geopolíticos e económicos dos US e muitas vezes das exigências do seu grande aliado Israel.
A Europa andou sempre só a cheirar no olho dos USA para nada.

Mas é a nova Europa esta absoluta merda.
Lindas palavras sem dúvida… a referência aos “mongoloides” então fica mesmo a matar.

Que Saudades da grande europa colonialista e dos regimes totalitários!

É uma especie de síndrome de Estocolmo. Fez-me lembrar do trabalho da Svetlana Aleksievitch no “fim do homem soviético” onde ela entrevista filhos de gente fuzilada e desterrada nos gulags mas que ainda assim saiam-se “Pois, foi pena mas ao menos a URSS era temida e respeitada no mundo!”

O tempo lava ainda mais branco que o Tide.

• Like
Reações: MaximusInvictus

Daikan

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2012
23,058
16,143
Tenho mesmo muitas dúvidas. Até entrarem pela Rússia dentro, tinham a Europa dominada e até bombardeavam a Inglaterra e ninguém tinha posto uma bota em solo alemão.
A frente de batalha na união soviética foi uma derrota em todos os sentidos, um inverno agreste como nunca, dificuldade de transporte e circulação e um território esmagadoramente grande, a Alemanha verteu e verteu recursos naquela frente até estar derrotada.
Aquela força militar sem se esgotar na Rússia tinha sido extremamente difícil de bater pelo menos até alguém passar à fase "Hiroshima/Nagasaki" da guerra coisa q na altura não se sabe bem quem chegaria primeiro à fórmula.

Seja como for, felizmente para todos foi batida mas tenho a forte impressão q é a entrada na união soviética que derrota a Alemanha.
Os nazis o que sempre mais temeram era a entrada dos EUA na guerra e tudo fizeram para impedir isso. Os EUA já eram a maior potencia mundial e com distância desde o início do século!

Os EUA mesmo antes de entrarem oficialmente na guerra patrocinaram a máquina de guerra anti-nazi via Canadá/commonwealth a crédito total. “pagam depois..”

Os nazis sabiam disso, toda a gente sabia, e tanto temiam os EUA q enfiaram a viola no saco e pouco mais.

tripeiro_de_gema

26 Maio 2014
12,958
7,025
Conquistas
5
  • Taça de Portugal 19/20
  • Deco
  • Lucho González
  • Campeão Nacional 19/20
Os problemas europeus são essencialmente internos. E existem obviamente! Nomeadamente a assimetria entre os diversos países e os jogos de interesses.

Mas a nível de política externa, tenho orgulho em ser europeu! Podemos parecer tansos mas prefiro isso a uma política de exploração, intimidação e terra queimada. Mesmo que fiquemos a perder.

A Europa actual foi construída à custa de muito sangue, de uma história “pesada”, mas conseguimos por fim, também por termos passado por essa história, atingir um equilíbrio social invejável no mundo atual. Mesmo os líderes mundiais têm milhões abaixo do limiar da real pobreza…

Bem que se tenta cultivar novamente, de forma reacionária, os ideias e cultos que não são mais que nuvens de fumo a puxar pelo orgulho, cumpre a todos e a cada um perceber o que é realmente importante.
Uau tanto romantismo. Que problemas queres resolver com esse excesso de romantismo?

Aqui não é uma questão de ser explorador, colonialista, imperialista ou intimidador, mas sim uma questão de saber impôr-se ao respeito, não ter medo de tomar as medidas necessárias, eu quero uma UE que saiba ser assertiva e que opta sempre pela prevenção em vez da reacção. O que eu vejo é líderes europeus sempre a navegar consoante a onda. O Covid-19 é um exemplo claro de como os líderes europeus foram e são uns borrados.

Há um conflito para resolver vais lá chegar com beijinhos e abraços? Isto é a mesma coisa quando te aparece um urso pardo, em vez de fugires vais abraçá-lo como se fosse um teddy bear.

O Erdogan até se dá ao luxo de gozar, à cara podre, com a UE.

Última edição: