Conheço pessoalmente vários técnicos superiores de comunicação que não sabem redigir um texto de apresentação nem preparar uma análise crítica com princípio, meio e fim. Mesmo que seja uma nota de rodapé de um pequeno evento local...Epa o que vou dizer pouco tem a ver, com atualidade "notícias" mas atualidade geracional. Uma rapariga de 26 anos que trabalha em part time num tasco perto de minha casa, começou a contar-me um pouco da vida dela...então o namorado está a tentar fazer uma carreira de body builder.. e então eu na brincadeira disse-lhe , vê lá não seja um narcisista ...a resposta dela, sincera e ingénua, disse , que é isso ? Os gajos que só podem ter olhos azuis, ser brancos e loiros ? Isto para dizer que ela confundiu neo nazi ou ideologias análogas, com narcisismo. Preocupante visto que ela está já a tirar um mestrado de uma engenharia qualquer. Eu até pensei que ela estava no gozo, mas não ...estava convicta. Das duas uma, ou a cultura geral anda nas ruas da amargura, ou então é mesmo a exigência nos estudos, nomeadamente o superior... Caralho agora já qualquer um pode ser mestre, licenciado ou professor ? A exigência é cada vez menor e a paga na sociedade vira daqui a uns anos, quando um bando de incompetentes estiver a ensinar as novas gerações
Lembro-me também dos meus tempos de faculdade em que numa aula de psicologia de não sei o quê, a professora a dar um exemplo fala em "oásis", reparando numa estupefacção em muitos dos rostos presentes questiona "sabem o que é, certo?", ao que no instante seguinte, uma colega minha que tinha ganho o prémio de melhor estudante(!) no ano anterior responde no meio da sua altivez "é uma ilha!"...
Também já fora de Portugal, nas aulas de macro-economia falava-se quase só em "economia de mercado", e muito pouco de macro-economia, à parte das suas variáveis...
Hoje tirar diplomas baseia-se em memorizar os programas decididos. Há muito pouco espaço de debate e desenvolvimento..
A quem faltar capacidade de compreensão e/ou talento, basta marrar (ou cabular) que chegam onde quiserem.
É triste, mas é a realidade existente.