Obrigado Marega.
Está na moda dizer mal do jogador. Se esta época esteve longe da importância das anteriores talvez aí esteja a explicação para o insucesso. Mas não era Marega que se colocava a jogar
Foi o símbolo de uma forma de jogar. Foi utilizado até à exaustão. Levou porrada no chamado futebol moderno como não me recordo de ver um avançado. Aliás, se o regime tivesse um avançado que levasse 1/10 da cacetada que levou era endeusado e os autores banidos.
É limitado, mas foi sendo limitado à base do escosto, encontrão etc... E como tinha corpo não era falta.
Foi igualmente importante nos jogos europeus.
Foi um jogador unidimensional, talhado para um tipo de jogo, limitado tecnicamente mas esforçado acima de todos os outros.
E foi um exemplo de superação.
Agora que se foi aceitam-se apostas para o novo alvo das piadas. Metade dos detratores desapareceram depois da tarja do "Mete-o-Marega" quando foi um dos obreiros do 1 título de SC. Outros, baixinho, suspiravam pelo regresso da lesão, pensando ainda ser a tempo do BI.
Este ano, no insucesso, era o alvo da ira de todos, eu inclusive, quando a única culpa que tinha era de ser colocado a jogar. Jogo após jogo.
Não foi o melhor avançado do Porto, mas merece o meu respeito, como jogador importante que foi e como homem, com falhas como todos temos no segundo caso e com falhas que todos gostávamos de ter no primeiro: o de usar a camisola do FCPorto.
Toda a sorte do Mundo.