Aos 20 anos eles não tinham isso, ne? Que conversa sem sentido. O propósito do meu post não era obviamente iniciar uma discussão sobre se esta é ou não a melhor geração de sempre, mas sim enaltecer a qualidade dos miúdos que temos vindo a formar e que infelizmente não têm oportunidades de se mostrarem como tiveram os senhores que referiste.
E esta mentalidade é sintomática. Depois vendemos Vitinhas ao desbarato sem tirar proveito da sua qualidade para andarmos com médios banais que nunca vão dar dinheiro.
Alguns caem nesse erro que até tem antecedentes históricos.
Veem uma determinada geração a ganhar títulos nas camadas jovens e fazem um transfer direto para a alta competição dos adultos como se bastasse equipar e entrar ao lado deles em campo.
Todos nós já assistimos a enormes talentos nas camadas jovens que não deram nada mais tarde.
São tantos e tantos exemplos. O Rui Pedro, o Vierinha, sei la, tantos que nem sequer me lembro.
Ha um gap gigantesco entre a exigência da alta competição e as competições mais jovens e poucos conseguem atravessa-lo.
E se houve treinador que deu oportunidades a sério aos nossos jovens foi este.
Não me lembro de ver tantos miúdos a entrarem e até a jogarem de início como aconteceu em tantos jogos este ano.
Dizer que não têm oportunidades é simplesmente uma mentira que esbarra com a realidade.
Outa falácia ao dizer que não têm oportunidades significa que tinham de jogar os 10 craques que saíram dos sub 21. Não podem jogar todos e nem todos podem ficar. Pelo meio pode-se perder talento mas são opções que todos os clubes fazem todos os anos.
O Vitinha saiu não por falta de oportunidades. Saiu por falta de dinheiro. Que é que o SC tem que ver com isso?
E o Vitinha não tinha hipótese neste meio campo. Entraria alguns jogos mas não tantos como os que apesar de tudo jogou em Inglaterra.
Temos o exemplo do Fábio Vieira. Fartou-se de ter oportunidades e alguns casos aproveitou-as, mas ainda é o típico craque de sub 21 que tem de palmilhar muito para chegar à exigência de uma champions e ser um jogador verdadeiramente competitivo .
Não há grande equipa nenhuma no mundo hoje em dia onde todos os jogadores não tenham de saber pressionar e serem agressivos, inclusivamente com bola!
Se numa fornada de 7 ou 8 talentos dos sub 21 saírem 2 ou 3 jogadores craques para os seniores, é um bom racio.
Pelo meio muitos e muitos se perdem