Fábio Vieira

Fábio Vieira 10

Fábio Vieira

4.49

Estatísticas da Época - 2024/25

Dados completos de 2024/25

4.49 Performance da Época
Jogos
42
Golos
5
Assistências
6
Amarelos
8
Vermelhos
0

Um Portista

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2018
13,961
16,266
Conquistas
7
  • Dale Dover
  • José Maria Pedroto
  • Bobby Robson
  • Reinaldo Teles
A minha opinião sobre o Fábio é mais do que conhecida para quem frequenta este tópico de vez em quando, mas acho tão injusto pegar num mau jogo pelos Sub21 para o transformar num cepo, como pegar num bom jogo pelos Sub21 para o transformar num Deus.

katatonia10

Tribuna Presidencial
1 Setembro 2013
9,051
5,932
Conquistas
2
  • Kostadinov
  • Rui Filipe
O Fabinho se quiser, será um enorme jogador.

Tem ainda um problema que não sendo resolvido, vai afetar a sua evolução.

Se virmos com atenção os jogos dele, há momentos em que parece que se desliga do jogo, não corre, não tem atitude, faz o jogo a passo, e isso não pode acontecer, caso contrário transforma-se num jogador banal.
parece-me óbvio que tem bastante talento e pode ter uma boa carreira mas tenho dúvidas de que poderá ter essa mega carreira que projectam.

será que o talento dele é assim tão "distinguível" de outros que aparecem no mundo da bola e que fazem boas carreiras mas nunca se transformam em cracalhões? será mesmo material para fora-de-série?

admito estar enganado, mas tenho ideia de que ele no começo - quando começou a aparecer na equipa principal - parecia ter mais atitude e compromisso com o jogo. agora joga à boss.

Ablon

Tribuna Presidencial
26 Março 2016
6,736
2,925
Eu respondi na tanga. Nem sequer tenho a certeza de onde querias chegar com aquele post... e agora ao ver esta referencia aos Diogos ainda menos se percebe...

Fabio e Romario estao tristes.

Diogos nao.

No limite isso deve significar que os Diogos sao mais fortes mentalmente e/ou mais humildes... focando-se no trabalho e menos em amuos...
Exatamente. Eles podem não estar a lidar bem com o facto de terem potencial (eles sabem disso) mas não estão a conseguir mostrar isso

Blackadder

Tribuna Presidencial
18 Julho 2006
9,222
8,751
Porto
O Fábio se for inteligente pede para sair.

O seu lugar vai ocupado por esse craques de nivel mundial Eustáquio, Bruno Costa e quem sabe o seu suplente Filipe Soares....

Ruben1893

Neste clube,é impossível pensar que não é possível
24 Julho 2019
88,419
213,186
Conquistas
33
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • André Villas-Boas
O Fábio se for inteligente pede para sair.

O seu lugar vai ocupado por esse craques de nivel mundial Eustáquio, Bruno Costa e quem sabe o seu suplente Filipe Soares....
E vai para outro sitio ser suplente

E depois a culpa será de outro sistema, outro treinador, outros colegas

• Like
Reações: Porto

Tiagotg999

Tribuna Presidencial
19 Maio 2016
13,617
23,530
34
Vila Das Aves
parece-me óbvio que tem bastante talento e pode ter uma boa carreira mas tenho dúvidas de que poderá ter essa mega carreira que projectam.

será que o talento dele é assim tão "distinguível" de outros que aparecem no mundo da bola e que fazem boas carreiras mas nunca se transformam em cracalhões? será mesmo material para fora-de-série?

admito estar enganado, mas tenho ideia de que ele no começo - quando começou a aparecer na equipa principal - parecia ter mais atitude e compromisso com o jogo. agora joga à boss.
O talento está lá todo, disso ninguém pode duvidar, o problema é que não joga sozinho, tem toda uma equipa a jogar com ele.

Eu por exemplo lembro-me do jogo com o Feirense, em que depois de ter feito o golo, passou a jogar a passo, como se o trabalho já estivesse feito.

Nesse aspecto, o João Mário é completamente diferente, trabalha o jogo todo, esteja 0-0, esteja 4-0.

• Like
Reações: BlueWhiteBlue
S

Sidious

Guest

Nem acredito que estou a dizer isto mas concordo contigo nesse aspecto, e admito que não gosto nada das fitas que faz com faltas, deve ter passado muito tempo com o chora bebé

Quanto ao talento, acho por exemplo que tem mais que o Smith-Rowe e no entanto olha a diferença de tratamento que os clubes/treinadores dão ao dois

masd

Tribuna Presidencial
26 Maio 2015
12,337
11,767
O Fábio não chega para isso

Eles lá fora vêem futebol, não vêem amores
Vêem um gajo a passo sem bola, não vêem o "nosso Fabinho que pode tudo"
O Fábio vai proporcionar mais dinheiro sozinho na carreira do que os matrecos todos juntos que mencionei, que vindo para cá ao final da época vamos estar a ver onde os vamos emprestar

Ruben1893

24 Julho 2019
88,419
213,186
Conquistas
33
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • André Villas-Boas
O Fábio vai proporcionar mais dinheiro sozinho na carreira do que os matrecos todos juntos que mencionei, que vindo para cá ao final da época vamos estar a ver onde os vamos emprestar
Vamos a ver

Não mudando a atitude vai ser uma carreira a descer
É pena, tem alguma qualidade com a bola, podia acrescentar vontade de jogar sem ela nos pés

Mehdi

Tribuna Presidencial
18 Janeiro 2021
7,595
16,115
Conquistas
3
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • Deco
Alguem sabe de algum sitio onde se possa rever os jogos da caminhada vitoriosa na Youth League?

é que a mim faz-me confusao ver este Fabio Vieira e relembrar a posiçao onde jogava nos sub19 e mesmo a forma como ele era mais mexido.

Claro que a exigencia fisica nos sub19 nao era a mesma mas ele parecia muito mais focado e dedicado. Inclusivamente eu vi a final da Youth League ao vivo e no estadio via-se perfeitamente que ele nao era o pastelao que é hoje.

Tal como nao jogava a 10 mas sim como o médio mais proximo do Mor. O Romario era nitidamente o médio ofensivo que jogava mais proximo do Fabio Silva.

Ou algo me escapou completamente ou entao ele meteu mesmo na cabeça que é um cracalhao e nao esta a conseguir lidar com a "fama". E claro os adeptos que o colocam num pedestal sem ele ter provado nada tambem nao ajudam...

katatonia10

Tribuna Presidencial
1 Setembro 2013
9,051
5,932
Conquistas
2
  • Kostadinov
  • Rui Filipe
Nem acredito que estou a dizer isto mas concordo contigo nesse aspecto, e admito que não gosto nada das fitas que faz com faltas, deve ter passado muito tempo com o chora bebé

Quanto ao talento, acho por exemplo que tem mais que o Smith-Rowe e no entanto olha a diferença de tratamento que os clubes/treinadores dão ao dois
começaste a tua jornada que te conduzirá um dia a pensar; "este gajo até é moderado e lúcido".

katatonia10

Tribuna Presidencial
1 Setembro 2013
9,051
5,932
Conquistas
2
  • Kostadinov
  • Rui Filipe
Alguem sabe de algum sitio onde se possa rever os jogos da caminhada vitoriosa na Youth League?

é que a mim faz-me confusao ver este Fabio Vieira e relembrar a posiçao onde jogava nos sub19 e mesmo a forma como ele era mais mexido.

Claro que a exigencia fisica nos sub19 nao era a mesma mas ele parecia muito mais focado e dedicado. Inclusivamente eu vi a final da Youth League ao vivo e no estadio via-se perfeitamente que ele nao era o pastelao que é hoje.

Tal como nao jogava a 10 mas sim como o médio mais proximo do Mor. O Romario era nitidamente o médio ofensivo que jogava mais proximo do Fabio Silva.

Ou algo me escapou completamente ou entao ele meteu mesmo na cabeça que é um cracalhao e nao esta a conseguir lidar com a "fama". E claro os adeptos que o colocam num pedestal sem ele ter provado nada tambem nao ajudam...
deve haver um tópico ( lá para a parte inferior do fórum ) com esse tipo de conteúdo.

de resto, não precisas de ir repescar os jogos da youth league. ele, no começo, entrava nos 10/15 minutos finais da equipa A e trincava a relva. tinha a fome que o Chico revela hoje em dia - já tenho esta percepção há algum tempo mas como qualquer merda que diga em relação à formação é hate, não ia comentando. talvez seja a inerência de quem entra de novo e quer pertencer ao miúdos dos graúdos. existe a necessidade, mental, de dar tudo.

hoje em dia já é craque... de fóruns virtuais.

• Like
Reações: Mehdi e Vlk

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
26,848
18,065
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19
A evolução dos jogadores é por vezes um mistério, temos o exemplo de um já consagrado (Bernardo Silva) que parece que se acomodou quando tinha (e ainda tem se tiver força mental para isso) tudo para evoluir ainda mais. É muito subjetivo analisar de forma definitiva qualquer jogador na idade dele (Fábio). O Sérgio Oliveira podia ter ido muito mais longe do que foi e não conseguiu, já o antigo António Oliveira foi sempre a subir e até aos 20 anos nada indicava que assim seria.

SUPERMLY

Tribuna Presidencial
14 Setembro 2017
8,768
7,071
Vamos a ver

Não mudando a atitude vai ser uma carreira a descer
É pena, tem alguma qualidade com a bola, podia acrescentar vontade de jogar sem ela nos pés
Essa era a mesma conversa com o Bernardo Silva, Ruben Neves e André Silva.
Todos os adeptos tinham justificações para eles não serem titulares...
Passavam de "não tinha qualidade suficiente" até não era "humilde para acatar a exigencia do treinador"

Se calhar temos de começar a dar menos credito aos treinadores e mais aos jogadores pelas carreiras que constroem

Ruben1893

24 Julho 2019
88,419
213,186
Conquistas
33
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • André Villas-Boas
Essa era a mesma conversa com o Bernardo Silva, Ruben Neves e André Silva.
Todos os adeptos tinham justificações para eles não serem titulares...
Passavam de "não tinha qualidade suficiente" até não era "humilde para acatar a exigencia do treinador"

Se calhar temos de começar a dar menos credito aos treinadores e mais aos jogadores pelas carreiras que constroem
O Fábio é pior que esses 3

Mas tem muita mais personalidade de estrela que esses 3 juntos, isso é certo
E muitos mais fãs

SUPERMLY

SUPERMLY

Tribuna Presidencial
14 Setembro 2017
8,768
7,071
O Fábio é pior que esses 3

Mas tem muita mais personalidade de estrela que esses 3 juntos, isso é certo
E muitos mais fãs
Obviamente que é pior...os outros já passaram pelo processo este ainda não passou.
Logo as pessoas sentem se capazes de vaticinar seja o que for.
Vai lá ver o que se disse do André Silva no ano do NES neste topico e delicia te...

Isto é como a estoria da dança da chuva" funciona porque não param de dançar até que chova".
Aqui a mesma coisa eu posso ir a todos os topicos de jogadores da formação dizerem que eles não vão singrar e depois quando alguns deles não singram vou me arrogar de razão.

Eu até sou daqueles que identifico os pontos fracos do F.Vieira que é falta de versatilidade posicional-estrategica e falta de capacidade de trabalho defensivo.

Mas ele é daqueles jogadores que está quase sempre no momento de decisão inclusivé no plantel senior do FCP.
Fez uma exibição inferior contra a Italia mas...teve nos 3 golos de Portugal, fez outra exibição fraca com Espanha mas...teve no lance do golo em que reparte com o Vitinha o merito, tava encostado por causa da vacada do jogo do Boavista mas...quando entrou é que fabricou o lance do golo contra o Chelsea trazendo o FCP a disputa da eliminatoria(ainda que por pouco tempo), em Moreira de Conegos o ano passado foi ele que marcou o Penalty decisivo.

Podemos falar e dizer muita coisa mas tudo se resume a preferencia do treinador.
Preferiu durante 90% da epoca um jogador atacante que mais se destacou pela performance defensiva( e defendeu o publicamente com esse argumento) do que um jogador ofensivo que tem claramente perfil definidor porque as suas fragilidades são exactamente aquelas caracteristicas que o treinador prefere.

Fazendo uma metafora " não se guardam rebanhos com pombos nem com cornos é que se voa"

Alguns treinadores são"pastores" outros são "columbofilos"

Última edição:
  • Like
Reações: TesseracT

coelhofcp

Bancada central
1 Setembro 2012
1,266
301
Se só jogam 15 a 20 minutos por jogo obviamente a evolução deles pára. Quase que aposto que o Chico vai pelo mesmo caminho. Precisam de jogar e não ficar no banco a verem os jogos como adeptos.

• Like
Reações: TesseracT