Este tópico é o paradigma do neo-adepto.
O novo mundo da primazia do jogadorzinho de futebol de praia sobre a mentalidade competitiva e ganhadora.
Um gajo que ganha 2 em 4 campeonatos, num contexto de benfiquistao e a sermos martelados semanalmente pelos padres, que ombreia com as grandes multinacionais petrolíferas do futebol mundial, que fez de verdadeiros matrecos jogadores de futebol, que a dada altura eram dos melhores marcadores da champions e elogiados na imprensa internacional, que encarna como nenhum outro treinador, a mentalidade e a cultura do Porto.
Ainda assim, querem-no fora, porque o futebol não tem o perfume de um cha de rosas…
Venha daí cromo novo, e mais umas horas de futebol manager.
Venho aqui e não ser se ria, se chore, porque apesar de tudo estes cromos, para mal dos meus pecados, gostam do mesmo clube do que eu
Caro
@Imaginarium,
não confundas a árvore com a floresta. Esses neo-adeptos que referes, que nunca sabemos quantos são, tiram partido das redes e criam a percepção que são muitos, quando na realidade não passam de meia dúzia de gatos pingados que só fazem barulho.
A maioria é silenciosa. Quase sempre foi assim. Eu por exemplo, não frequento redes. E tenho colegas como eu.
Eu, tu e muitos, e acredita, a maioria, sabe perfeitamente a dádiva que foi ter o Sérgio Conceição connosco estes anos. Mas ainda não sabemos se o SC vai decidir não continuar. Mas algum dia vai acontecer e não o condeno. Porque deve ter sido extremamente desgastante para ele, apesar de, não ter ficado nenhuma dúvida, sobre o grande amor que ele nutre pelo clube. Porque só com amor é que ele permaneceu estes anos todos no cargo e permitiu com isso, ser o peito das balas.
Compreendo que chega um dia que pensas, já chega. E esse é o maior lamento destes anos todos. Porque olho para o clube e não vejo mais Sérgios ali.
Não vai ser dificil, ver o contraste que vai ser, o antes com o SC e o depois sem o SC. Vai ser a noite para o dia. E quando esses neo-adeptos, que no mundo de hoje não fazem ideia o que é "amor / alma", perceberão rapidamente, que alguma coisa mudou. Porque uma, como sabes perfeitamente, é teres treinadores que são aos milhares por aí, profissionais, que se limitam a fazer o seu trabalho, vão para casa e o trabalhou acabou ali e só volta a começar no dia a seguir às 08 am. Outra totalmente diferente, é a entrega, é a paixão, e se adicionas em cima disso, amor e isso só é possivel se sentires o clube, a coisa ganha um sabor diferente.
Estes neo-adeptos pela primeira vez da sua existência, foram tocados por um treinador assim. Agora compreenderão a diferença. Mas oxala me engane, adivinham-se tempos muito complicados. O clube só tem adiado o inevitável, o terramoto do dia próximo, em que PC sairá da presidência. Ninguém vive para sempre neste planeta. A ele calhará o dia que sairá.
Se o Sérgio sai porque, para além do enorme desgaste, sente-se sozinho, só, que é o único que ali rema, se for isso, compreendo perfeitamente que para a sua saúde mental, decida ir embora.
Como adepto portista a mais de 40 anos, nunca vi em vida um treinador entregar-se de corpo, alma e amor, como o Sérgio o fez, num periodo muito complicado da vida do clube. Grande treinador mas grande HOMEM!
Muito obrigado Sérgio, viverás sempre no meu coração.
Abraço.