Mas atençao que o problema ta muito longe de ser apenas o Marega no que à finalizaçao diz respeito.
O FCP tem um pouco de tudo no seu plantel em termos de caracteristicas futebolisticas.
Mas ha algo que - e nao é de agora - tem andado sempre demasiado presente : ausencia de bons finalizadores.
Jogadores de remate facil que em frente ao GR ou em boa posiçao falhem muito muito pouco. Ou que saquem uns coelhos aqui e ali num remate fora da area ou mesmo dentro da area mas em posiçao aparentemente nao tao boa.
Os jogadores do Porto falham demasiado. Temos o Sergio Oliveira com boa tecnica de remate e mesmo assim marca menos do que devia de bola corrida.
Luis Diaz tambem ja se percebeu logo na época passada que tem uma apetencia assinalavel para fazer golos e que o seu remate é jeitoso. No caso dele sinto que o desgaste a que o nosso futebol expoe os jogadores acaba por lhe tirar lucidez no momento da finalizaçao.
Marca grandes golos mas depois muitas vezes na cara do GR faz asneira.
De resto tens o Fabio Vieira que tem boa tecnica de remate e o Evanilson que no Brasil pareceu forte no 1vs1 com o GR e até no remate globalmente. Aqui so tem marcado golos oportunistas de enconstar a poucos metros da baliza ainda nao dou para ver jogadas de 1vs1 com os GR adversarios ou mesmo remates assim do nada a uns bons metros da baliza mesmo que dentro da area.
Se olharmos bem naquele que é o onze base Sergio Oliveira e em muito menor escala Taremi sao os que se safam.
E depois ha o mistério Otavio. A ideia que fica é que o remate dele nao é mau de todo mas por uma razao ou outra que nao consigo explicar ele aparece muito pouco em zonas de finalizaçao. Nao sei se é falta de inteligencia dele ou se sao simplesmente ordens do treinador... SO e Uribe por exemplo aparecem muito mais em boas posiçoes.
Tocaste na mouche. Aconselho a irem ver o que o Evanilson fez na B do Flu e já na A.
É aqui que eu fico lixado no que toca ao nosso 11. É que SC não nos dá a possibilidade de vermos um jogo que a dupla seja Taremi + Evanilson, e que a equipa atrás sejam os 9 habituais. Se não corresse melhor que com Marega eu calar-me-ia. Mas não, ele até tem medo de dar resultado.....
Mas já que estamos a fazer o diagnóstico, para além dos casos:
1 - Marega (nem São Judas Tadeu nos vai servir)
2- Corona, e a sua perda de forma no jogo ofensivo, para além de se ficar nas covas nas transições defensivas em alguns momentos, coisa que jamais aconteceu no passado ( só me estou a lembrar da última jogada em Turim que deixou Manafá completamente descalço com 2 adversários que por sorte e pressão de ser a última jogada não aproveitaram).
3 - O pós Covid de Octávio. Não é o mesmo ainda. Espero que o raçudo volte rápido à forma.
4 - Uribe. Aqui é um dos principais problemas no jogo ofensivo. A sua falta de confiança para os passes entre linhas. Se tivesse a visão do Mbemba que o faz tão bem....e nem preciso obviamente de pedir que chegasse a metade da qualidade do Sérgio Oliveira....