Sobre esta questão tacticas SC e Marega os meus "2 cents". Ninguém obriga SC a jogar com Marega seja em que desenho táctico for. Nem a equipa é forçada a solicitar Marega em profundidade como sucede. Logo, só se pode concluir que isto é trabalhado. O Marega passa o jogo a fazer movimentos de rotura junto à linha e partindo entre linhas e isso sempre foi a sua mais valia. A meu ver isto era perfeitamente compatível com maior capacidade e controlo de jogo, só obrigava a 3 médios, um deles um assumido 6 para dar cobertura à defesa, e dois laterais com maior capacidade de definição: se calhar Corona (sim tinha de ser) e Manafa à esquerda. E Marega a fechar à direita.
Agora se é insistência em jogar no Marega, a explicação é porque, se calhar, do estudo que a equipa técnica fez, ainda que com as jogadas perdidas, a probabilidade de sucesso + desgaste compensa este tipo de jogo. Só vejo está hipótese. Um constante apelo a tentativa/erro até sucesso.
A meu ver, o problema nao está tanto no ataque desta forma mas sim na incapacidade de recuperar rapidamente as segundas bolas e nas fragilidades defensivas que sucedem com 2 laterais projectados e apenas 2 médios que, se falhamos a recuperação rápida da bola, deixam muito terreno a cobrir para os 2 centrais e se desposicionam, originando que se em contragolpe surgem cruzamentos a cair na frente da área, muitas vezes os adversários surgem em zonas de finalização sem oposição.
Lá fora isso não se coloca porque a equipa ataca sempre com menos risco, não se vê os 2 laterais projectados ao mesmo tempo por exemplo.
Já agora, e não tendo nada a ver com futebol, existe um filme sobre uma equipa de basebol, o Moneyball onde falam sobre como uma forma diferente de ver o jogo, procurando jogadores específicos, pode originar sucesso. Lembrei-me da comparação.