Numa época fortemente marcada pela pandemia, com um calendário apertadíssimo e com o risco de jogadores infectados, seria expectável que a construção do plantel implicasse um pouco mais de quantidade de que o normal.
E assim foi, temos um plantel actualmente com 30 elementos e ainda nos demos ao luxo de dispensar o Nakajima no Inverno.
No entanto, é frustante perceber que o treinador apenas conta com 13 jogadores: Marchesin, Manafa, Pepe, Mbemba, Zaidu, Uribe, SO, Otavio, Corona, Marega, Taremi e Luis Díaz.
É isto, o nosso treinador confia cegamente nestes 13. Joguem bem ou mal, estejam bem ou mal fisicamente, estejam em boa ou má forma. Estes jogam sempre.
E não estou a dizer isto de ânimo leve, os números comprovam-no: os 13 mais utilizados combinam 28512 minutos de jogo entre si. O resto, apenas 7537. A diferença é brutal, 4 vezes mais.
É impossível manter um grupo de 30 jogadores motivados com este tipo de comportamento e abordagem. Quando acrescentas a isso a responsabilização pública excessiva, principalmente com jovens da formação, ainda mais complicada a coisa fica.
E não estou a dizer que estes 13 jogadores não têm qualidade, claro que sim, no entanto era de prever que, por exemplo, num ano de pandemia com um calendário brutal, trocar o Alex Telles pelo lateral esquerdo do Santa Clara e não contractar mais ninguém para aquela posição - o Sarr não é lateral esquerdo - ia ser uma decisão arriscada e até incompreensível.
Ou muito me engano, ou a nossa lateral esquerda foi responsável por muitos dos golos sofridos esta época.
Outro exemplo mais famoso mas continuo a achar incompreensível esta insistência cega no Marega. Será Marega o único jogador no mundo que sabe pressionar alto? Será Marega o elemento essencial que faz da nossa equipa lutar pelo título ou descer de divisão? Não me parece e não parece a mais ninguém. Tanto dinheiro investido no Evanílson, porque não apostar um pouco mais visto sendo o jogador do plantel actual com um contracto mais prolongado?
Enfim, tanta coisa para dizer, ficava aqui o dia todo. Muito triste com esta época por achar que temos muita matéria prima mas o treinador mais teimoso do mundo. E, por mais que ache que é o treinador ideal para lidar com a envolvente externa, isso não lhe dá o direito de tamanha teimosia.
Não é maior que o clube, nunca esquecer.