Acho que o próprio Sérgio eclipsou um pouco. Mas também admito que teve azar no sentido em que eu consigo perceber o que lhe passou pela cabeça (fechar as alas para evitar que entrassem pelas alas e tirassem centros perigosos) mas Zaidu entrou para fazer os piores minutos com a nossa camisola e Joao Mario entrou sem alma, não ajudou o Manafa a fechar.
Ou seja, o que ele pensou... saiu completamente ao lado porque os 2 que entraram foram terríveis. Teve culpa, obviamente! Mas os 2 que entraram, sabendo que estávamos com menos 1 e empurrados para trás, não podem entrar assim.
Mas sim, o ideal era tirar Marega. Manter o Taremi a aguentar bola, sofrer cargas. Fechar o Miolo com o Grujic e o Fábio.
Na minha opinião e tendo noção que falar depois é muito mais fácil, as substituições são completamente ao lado, não só pelo perfil de quem entra como pelo de quem sai.
A entrada do Zaidu para o lugar do Marega é um absurdo total. Não tem ponta por onde se pegar. O Taremi era importante manter em campo e não fazia sentido meter o Zaidu naquele momento, até porque o Sarr estava bastante bem daquele lado.
Na minha opinião ele tirava o Marega e metia o Fábio Vieira. Deixava o Taremi na frente e mantinha gente com qualidade técnica e que pode segurar a bola e manter a posse. Depois colocava o Grujic no lugar do Uribe que, com um amarelo estava limitado nas suas acções e a prejudicar a intensidade do meio campo.
Ficava a jogar assim:
------------------------------------MARCHE------------------------------------
-----------------------MBEMBA-----------PEPE-----------------------------
MANAFÁ------------------------------------------------------------M.SARR
--------------------------GRUJIC----------OLIVEIRA------------------------
---F.VIEIRA-------------------------------------------------------L.DIAZ-----
-------------------------------------TAREMI--------------------------------------
Sendo que a mobilidade e a capacidade do F.Vieira e do Diaz permitiam que o Fábio Vieira se juntasse com facilidade aos dois médios, formando um trio no meio campo. Da mesma forma que o Diaz facilmente se junta ao Taremi formando ali uma dupla se necessário.
Depois, em ataque, podendo o Fábio jogar mais pelo meio, a ala direita ficaria a cargo do Manafá que podia subir mais, tendo a defesa protegida com 3 homens centrais de raiz (Mbemba, Pepe, Sarr). A mobilidade dos jogadores permitiria sempre este tipo de coisas.
A partir daqui, as restantes substituições seriam de gestão da equipa (se necessário) nos minutos finais.
Se ia resultar? Não faço ideia.... mas acho honestamente que nos dava mais hipóteses de ter bola e controlar um jogo no qual tínhamos vantagem de 2 golos.