Já agora, aproveito para fazer um apanhado do que, pessoalmente, acho que são as virtudes das máquinas.
Sintam-se livres de criticar e acrescentar o que acharem que está em falta.
Vantagens do PC
- Capacidade de actualizar e melhorar o hardware
- Para quem não tem particular interesse em modos online, jogos piratas
- Aplicar os mods nos jogos. Sei que é uma paneleirice mas é sempre interessante para quem valoriza isso.
Desvantagens do PC
- Preço. Um PC que esteja minimamente preparado para correr os melhores jogos custa sempre 1000€
- Desactualização do harware. Em menos de 2 anos, o PC torna-se obsoleto para correr os melhores jogos no máximo.
- Custos inerentes ao mantimento do bicho. Ter um PC actualizado obriga a que se gaste mais dinheiro. Contas redondas: se fizermos as contas, num prazo de 7 anos (tempo de uma consola como comparação) gastamos, além dos 1000€ iniciais, 600/700€ em melhorias. Seja uma gráfica, uma RAM, um CPU, etc... E estou a ser simpático.
- Cheaters para quem joga online. É demais.
Vantagens da consola
- Preço. Por 500€ tens durante 7 anos a melhor máquina do mercado.
- Optimização de jogos. Ao contrário do PC em que há uma grande panóplia de escolha de gráficas, os jogos são produzidos para tirar o máximo rendimento das melhores. Isto para não falar de Motherboards, CPU's RAM, etc... Na consola, os jogos produzidos são criados para tirar o melhor e maior proveito para um hardware específico. Isso revela-se na fluidez do jogo quando são jogos "pesados".
- Uma coisa importante e que ninguém fala: comando. O da PS5 é de loucos. Além de ser ergonomicamente fantástico, aquelas merdas da vibração e dos gatilhos dá uma sensação de jogabilidade inacreditável. Parece que estamos a disparar uma arma real.
Desvantagens da consola
- Preço dos jogos. Por muito que haja em 2ª mão mais baratos, se quisermos jogar um jogo quando sai são 70 paus à vida.
- Impossibilidade de fazer upgrade. É aquilo e acabou. Nos primeiros 4 anos, a consola consegue ser graficamente igual ou superior a um PC, depois perde claramente e não havendo possibilidade de fazer upgrade ao hardware, temos de aguentar o barco ou gastar 1000€ num PC.