Covid-19

jaco250

Tribuna Presidencial
1 Dezembro 2015
10,154
9,325
Conquistas
2
  • Reinaldo Teles
  • Pinto da Costa
É essa a ideia que passa, tomam-se medidas avulsas, muitas vezes contraditórias, só para se dizer que se tá a fazer alguma coisa.
Eu não embarco nessa da critica facil.

Isto é uma situação nova e ninguém estava á espera.

E como se vê é em todo mundo.

Isto é o jogo do gato e do rato, tapa-se ali e folga-se de outro lado e concordo que muitas vezes não é justo, mas é o que é. O virus não vai embora....

jaco250

Tribuna Presidencial
1 Dezembro 2015
10,154
9,325
Conquistas
2
  • Reinaldo Teles
  • Pinto da Costa
Ya, é um equilíbrio fodido. Vão ter que se socorrer em protocolos com Uber Eats e assim.

Mas vai mais além, porque o comércio (extra-restauração) aos fins de semana também vai levar grande pranchada.
Isso do uber eats é muito bonito nos grandes centros e nas grandes cadeias ou estabelecimento com infraestruturas mais avançadas.

Onde vivo não existe uber eats, os restaurantes são negócios em grande parte familiares que não podem contratar ninguém para fazer entregas porque nem sabem se vão ter encomendas. Aqui vão encerrar e ponto.

Eu tenho uma churrasqueira a 3 mins de minha casa e não vou poder ir lá comprar um frango. Mas pronto.... fazer o que...

Sakamoto

Tribuna Presidencial
25 Maio 2017
18,495
18,046
Conquistas
5
  • Bobby Robson
  • Março/20
  • José Mourinho
  • Jardel
Isso do uber eats é muito bonito nos grandes centros e nas grandes cadeias ou estabelecimento com infraestruturas mais avançadas.

Onde vivo não existe uber eats, os restaurantes são negócios em grande parte familiares que não podem contratar ninguém para fazer entregas porque nem sabem se vão ter encomendas. Aqui vão encerrar e ponto.

Eu tenho uma churrasqueira a 3 mins de minha casa e não vou poder ir lá comprar um frango. Mas pronto.... fazer o que...
Claro, onde estiverem disponíveis. Os concelhos mais a interior até estão fora da lista, para já.

Mas isto é tudo um jogo do gato e do rato, como disseste bem. Tudo novo, nem as medidas que se tomam agradam a toda a gente. Vamos esperar sair disto tudo da melhor maneira possível.

Zeus

Tribuna Presidencial
1 Agosto 2015
10,423
4,866
Olimpo
Eu não embarco nessa da critica facil.

Isto é uma situação nova e ninguém estava á espera.

E como se vê é em todo mundo.

Isto é o jogo do gato e do rato, tapa-se ali e folga-se de outro lado e concordo que muitas vezes não é justo, mas é o que é. O virus não vai embora....
A critica é fácil quando quem nos governa demonstra uma incompetência sem fim.

O país tinha que abrir, as pessoas tinham que ir trabalhar, os miudos tinham de ir para a escola e as universidade tinham que voltar a funcionar. Achar que isto era possível sem que os casos aumentassem só podia estar a sonhar.

Tivemos um verão inteiro para planear esta segunda onda, aumentar as camas disponíveis, chegar a um acordo com os privados, resolver o problema dos lares, etc... nada foi feito, o tempo foi todo gasto em propaganda politica afinal eramos o milagre da Europa lolol. Agora que estamos à rasca, o SNS a colapsar, está a ser tudo feito em cima do joelho.

jaco250

Tribuna Presidencial
1 Dezembro 2015
10,154
9,325
Conquistas
2
  • Reinaldo Teles
  • Pinto da Costa
Claro, onde estiverem disponíveis. Os concelhos mais a interior até estão fora da lista, para já.

Mas isto é tudo um jogo do gato e do rato, como disseste bem. Tudo novo, nem as medidas que se tomam agradam a toda a gente. Vamos esperar sair disto tudo da melhor maneira possível.
Não é bem assim porque o meu concelho está na lista e só uma pizaria (de outro concelho) entrega em minha casa e o gajo tem que fazer 15 kms. E o custo de entrega são uns 5 euros.

Mas sim, a minha posição é seguir as instruções e esperar que melhore.

Dexter2020

Tribuna Presidencial
21 Junho 2019
38,221
64,894
Conquistas
6
  • André Villas-Boas
Na minha experiência pessoal, de todos os conhecimentos que tenho, só conheço duas pessoas que foram infectadas: o meu cunhado, cerca de 40 e picos, através de uma colega de trabalho que estava assintomática e sabia que estava positiva mas foi na mesma trabalhar (presumivelmente por ter medo de perder o emprego se faltasse) e um colega meu (que está em teletrabalho tal como eu), ainda muito jovem, 19 anos, que foi jantar com com um amigo, assintomático, sem saber que estava infectado e que só o soube mal fez o teste depois de ver que esse meu colega, amigo dele, e mais amigos dele com quem esteve em contacto, começaram a ficar doentes.

Portanto, temos aqui duas situações, uma no trabalho (neste caso evitável porque a pessoa sabia que estava infectada) e outra de contacto social (neste caso obviamente evitável mas a pessoa não sabia que estava infectada). Custa muito mas o ideal seria não haver contacto social com ninguém a não ser se for mesmo imprescindível. Nada de jantares com amigos ou familiares, nada de socializações indoor com pessoas que não sabemos se podem ou não ter o vírus. Eu percebo a necessidade de estarmos com as pessoas - está na raiz da natureza humana e 8 meses é muito tempo - porque eu próprio estou isolado em casa desde março em teletrabalho saindo apenas para comprar comida e pouco mais, se bem que, desde o regresso das aulas e como a minha mulher é professora corro risco através dela. Já nem falo no que ela tem que passar todos os dias para ir trabalhar. Seria outra longa história.
E, por isso, evito contactos sociais de jantares e afins há 8 meses e agora ainda mais. Isso pode dar cabo do teu ânimo e da tua saúde mental. É algo que te vai corroendo por dentro, pinga a pinga. Tens de ocupar a mente, tens de ir falando com as pessoas através das tecnologias que tens disponíveis e nós, nesse aspecto, somos uns privilegiados apesar de tudo. Compreendo que depois do relaxamento das medidas no verão muita gente tenha caído na tentação de pensar que estava tudo bem e a regressar ao normal. Não está, infelizmente. Até porque o ser humano comete erros e é pouco disciplinado.

Em que é que estas medidas podem evitar a propagação do vírus? Não podem, na minha opinião. Vão abrandar, sim, mas mal as restrições acabem tudo voltará ao mesmo porque, primeiro, há muita gente assintomática sem o saber e também há alguns assintomáticos que, pelas mais variadas razões, cometem o erro de entrarem em contacto com outros estando infectados.

Seria absolutamente vital criarem uns testes rápidos semelhantes aos testes da gravidez que se pudessem comprar na farmácia a preços muito acessíveis.

Última edição:
  • Like
Reações: otilious

jaco250

Tribuna Presidencial
1 Dezembro 2015
10,154
9,325
Conquistas
2
  • Reinaldo Teles
  • Pinto da Costa
A critica é fácil quando quem nos governa demonstra uma incompetência sem fim.

O país tinha que abrir, as pessoas tinham que ir trabalhar, os miudos tinham de ir para a escola e as universidade tinham que voltar a funcionar. Achar que isto era possível sem que os casos aumentassem só podia estar a sonhar.

Tivemos um verão inteiro para planear esta segunda onda, aumentar as camas disponíveis, chegar a um acordo com os privados, resolver o problema dos lares, etc... nada foi feito, o tempo foi todo gasto em propaganda politica afinal eramos o milagre da Europa lolol. Agora que estamos à rasca, o SNS a colapsar, está a ser tudo feito em cima do joelho.
Abriram no verão para salvar o turismo.....

Eu acho que é muito facil um gajo sentar-se e chamar incompetentes ao governo, cada vez que o governo toma uma medida é facil encontrar lacunas nela.... mas isto é uma situação unica e imprevisivel, não fomos nenhum milagre na europa, mas infelizmente existem paises em muito pior estado, com governos de direita e de esquerda.

WaywardPines

Tribuna Presidencial
11 Julho 2016
6,988
5,451
Conquistas
1
  • Reinaldo Teles
Ao número de estabelecimentos que têm fechado, diria que os apoios não têm sido suficientes. E tirar os jantares de fim de semana será ainda mais problemático.
Quais medidas, as medidas é para atirar areia aos olhos de Zé povo.
Como dizes e bem, se dia para dia fecham restaurantes e similares alguma coisa está mal nas medidas...

jaco250

Tribuna Presidencial
1 Dezembro 2015
10,154
9,325
Conquistas
2
  • Reinaldo Teles
  • Pinto da Costa
Só a brincar é que dizes isso...
Quais apoios? 200€ 300€ por mês!
Eu sei que o ideal era 3/4 mil euros. E claro que em vez de andarem a manter os chulos que levaram o pais a falencia era muito bem mais empregue em quem trabalha. Eu compreendo perfeitamente a situação mas há actividades com perda que recebem zero.

jcmp17

Não há derrotas quando é firme o passo
8 Julho 2018
41,159
61,794
Conquistas
7
  • Setembro/21
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
  • Campeão Nacional 19/20
Na minha experiência pessoal, de todos os conhecimentos que tenho, só conheço duas pessoas que foram infectadas: o meu cunhado, cerca de 40 e picos, através de uma colega de trabalho que estava assintomática e sabia que estava positiva mas foi na mesma trabalhar (presumivelmente por ter medo de perder o emprego se faltasse) e um colega meu (que está em teletrabalho tal como eu), ainda muito jovem, 19 anos, que foi jantar com com um amigo, assintomático, sem saber que estava infectado e que só o soube mal fez o teste depois de ver que esse meu colega, amigo dele, e mais amigos dele com quem esteve em contacto, começaram a ficar doentes.

Portanto, temos aqui duas situações, uma no trabalho (neste caso evitável porque a pessoa sabia que estava infectada) e outra de contacto social (neste caso obviamente evitável mas a pessoa não sabia que estava infectada). Custa muito mas o ideal seria não haver contacto social com ninguém a não ser se for mesmo imprescindível. Nada de jantares com amigos ou familiares, nada de socializações indoor com pessoas que não sabemos se podem ou não ter o vírus. Eu percebo a necessidade de estarmos com as pessoas - está na raiz da natureza humana e 8 meses é muito tempo - porque eu próprio estou isolado em casa desde março em teletrabalho saindo apenas para comprar comida e pouco mais, se bem que, desde o regresso das aulas e como a minha mulher é professora corro risco através dela. E, por isso, evito contactos sociais de jantares e afins há 8 meses e agora ainda mais. Isso pode dar cabo do teu ânimo e da tua saúde mental. É algo que te vai corroendo por dentro, pinga a pinga. Tens de ocupar a mente, tens de ir falando com as pessoas através das tecnologias que tens disponíveis e nós, nesse aspecto, somos uns privilegiados apesar de tudo. Compreendo que depois do relaxamento das medidas no verão muita gente tenha caído na tentação de pensar que estava tudo bem e a regressar ao normal. Não está, infelizmente. Até porque o ser humano comete erros e é pouco disciplinado.

Em que é que estas medidas podem evitar a propagação do vírus? Não podem, na minha opinião. Vão abrandar, sim, mas mal as restrições acabem tudo voltará ao mesmo porque, primeiro, há muita gente assintomática sem o saber e também há alguns assintomáticos que, pelas mais variadas razões, cometem o erro de entrarem em contacto com outros estando infectados.
Mas há outro problema que já foi explicito mais do que uma vez são os transportes públicos
Eu tenho 2 amigos meus que foram infetados por causa da sobrelotação dos transportes públicos
Eu ontem fiz uma viagem de comboio de intercidades e a distância de segurança não é respeitada não há lugares de intervalo entre passageiros o que é absolutamente ridículo

WaywardPines

Tribuna Presidencial
11 Julho 2016
6,988
5,451
Conquistas
1
  • Reinaldo Teles
Eu sei que o ideal era 3/4 mil euros. E claro que em vez de andarem a manter os chulos que levaram o pais a falencia era muito bem mais empregue em quem trabalha. Eu compreendo perfeitamente a situação mas há actividades com perda que recebem zero.
Mas esses valores é igual a zero
Esse dinheiro é efeito boomerang eles recebem e de seguida têm de pagar segurança social e afins...
Estamos a falar de uma das actividades que mais empregos gera no país
Onde param os milhões a fundo perdido??
Este país está podre até ao tutano

• Like
Reações: sirmister

Dexter2020

Tribuna Presidencial
21 Junho 2019
38,221
64,894
Conquistas
6
  • André Villas-Boas
Mas há outro problema que já foi explicito mais do que uma vez são os transportes públicos
Eu tenho 2 amigos meus que foram infetados por causa da sobrelotação dos transportes públicos
Eu ontem fiz uma viagem de comboio de intercidades e a distância de segurança não é respeitada não há lugares de intervalo entre passageiros o que é absolutamente ridículo
É verdade isso que dizes. A minha mulher faz-me cada relato que até fico chocado, tal como esse que acabaste de referir. Era suposto aumentarem a frequência dos transportes na hora de ponta, por exemplo, mas parece que não o fizeram ou se fizeram não foi em quantidades insuficientes. Outra medida que devia ser obrigatória desde o início era o trabalho remoto. TODAS as empresas que tivessem essa possibilidade deviam ter sido obrigadas a implementá-lo enquanto a pandemia durasse. Não é por acaso que as grandes companhias como a Microsoft, Twitter, Google e afins mandam grande parte dos seus trabalhadores para casa e além deste ano, até pelo menos 2021. Repito, apenas as empresas que o pudessem fazer sem prejudicar o seu negócio e acredito que, com as tecnologias existentes isso abrangeria muitas delas. e aliviaria essa questão dos transportes. Muito menos gente a ter que se deslocar para o trabalho, menos aglomerações, menos contágios.

Última edição:

jaco250

Tribuna Presidencial
1 Dezembro 2015
10,154
9,325
Conquistas
2
  • Reinaldo Teles
  • Pinto da Costa
Mas esses valores é igual a zero
Esse dinheiro é efeito boomerang eles recebem e de seguida têm de pagar segurança social e afins...
Estamos a falar de uma das actividades que mais empregos gera no país
Onde param os milhões a fundo perdido??
Este país está podre até ao tutano
Tens razão em tudo o que dizes.

Quem mais vai receber apoios vão ser aqueles que menos precisam apenas porque têm meios para sacar esses fundos a frente dos outros.

Branco

Tribuna Presidencial
2 Julho 2007
21,580
5,860
Conquistas
1
  • Junho/18
Eu até nem critico muito o Costa pela gestão da pandemia no que se refere à componente da saúde pública, acho que ele está a fazer o possível, critico por coisas absurdas tais como a situação da TAP e por outro tipo de decisões que já tomou e vai tomar com resultados nefastos na nossa economia, na vertente de saúde pública ele podia aqui e ali ter feito melhor mas o nosso rácio de mortalidade em função da população não é dos piores e estamos ao lado de um dos maiores focos (Espanha).

O nosso maior drama (fora as pessoas que tiveram a infelicidade de perder um ente querido) será a economia, tudo isto terá um impacto desastroso que é complicado de verdadeiramente prever na sua plenitude, assusta-me a conjuntura que se está a criar em várias economias europeias incluindo a nossa, a soma de dívida pública e endividamento das famílias e empresas (quando já não é de falências que estamos a falar), é uma bolha que quando rebentar arrisca levar tudo à frente incluindo o projecto europeu e nos atirar para o limbo.

ixnay

Tribuna
22 Julho 2006
3,886
317
O Costa fez como a cigarra. Passou o Verão no relax e agora no Inverno é um ai Jesus.

Às vezes custa-me a acreditar que houve gente (principalmente as com responsabilidade política) que pensava que a pandemia ia simplesmente desaparecer com o bom tempo...

Eclipsisboy

PRESIDENTE DOS PRESIDENTES, SERÁS ETERNO💙🤍
25 Maio 2014
30,141
45,443
Conquistas
3
Porto
  • Pinto da Costa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
Sendo que o pessoal pode sair de casa ou para trabalhar ou para ir a uma farmácia/hospital por exemplo, o recolher obrigatório nesse horário não afeta grande parte da população, mas por sua vez proibe que certos e determinados energúmenos andem por ai a fazer festas ilegais.

Como disse, diria que para 95% da população, não aquece nem arrefece esta medida durante a semana e a este horário.

Enviado do meu SM-A105FN através do Tapatalk
Não.. e entrar na festa antes das 23 e sair depois das 6..!

Das na mesma a festa ilegal se quiseres..! 🤣