Eu não discordo disso, nunca discordei. O Trump mente descaradamente, mais do que os outros até, ok é uma verdade, mas não mentem todos descaradamente, a Hillary não mentiu descaradamente? Quanto daquilo que o Biden disse nos debates era verdade? É política, é uma luta suja por votos. Por exemplo, não é populismo dizer-se que com Biden a gestão da pandemia vai ser diferente e baseada na ciência? Como assim? A gestão da pandemia nos EUA não tem sido baseada na ciência? O Dr. Fauci é tarólogo? Por o Trump dizer alarvidades não quer dizer que a gestão da pandemia vá ser diferente. Os estados são soberanos na gestão da pandemia, pouco o presidente pode fazer, veja-se o caso de Nova Iorque, a gestão dos lares de idosos foi um desastre absoluto.Como é que o Trump não normalizou a mentira?!? É incomparável com qualquer coisa que se tenha passado para trás. Mente à cara podre. Quantas vezes já lhe foram espetadas na cara mentiras dele próprio por jornalistas?
(Não percebeste, a minha frase, eu disse que ele mentia constantemente para construir na cabeça das pessoas uma realidade alternativa de interesses obscuros que estão contra ele e contra o povo. Aliás o Qanon não aparece por acaso, aparece porque ele preparou o terreno para isso)
Os problemas dos partidos Americanos, não são de agora nem são defeito, são feitio. Sempre foi assim, pelo menos no século XX. Os interesses dos grandes lobbys sempre se sobrepuseram aos dos Americanos. Mas o Trump para além de manter esses problemas sistémicos (apesar de tentar sempre passar a ridícula ideia do contrário), abriu um baú de fantasmas e perigos para a democracia muito mais graves do que isso. E se há uma parte de pessoas que votam nele que têm essa consciência e nunca o apoiariam em atitudes mais extremas, há outra parte grande que o seguiria em qualquer estupidez.
PS: Eu faço exatamente o mesmo que tu, e neste caso até costumo ler mais CS ligada à direita. Não tenho problema nenhum com isso. Agora de direita ou não, para mim é mais do que evidente que mesmo quem é super criterioso no twiter vai ficar sempre pior servido em credibilidade do que quem é crítico a ler a CS convencional.
O problema do Trump é comportamento dele, o uso abusivo das redes sociais, um tipo sem qualquer filtro, sem capacidade de liderança, sem capacidade para unir os americanos, sem capacidade para colocar água na fervura. Obviamente que acho um tipo desprezível, muito mais do que acho Biden. Há um problema grave já referido por ti por toda a gente, legitima grupos extremistas, mas também andam aí desde sempre, no tempo do Obama quantas teorias da conspiração não andavam aí, andavam todos em sobressalto porque pela primeira vez os EUA tinham um presidente afro-americano. Não nos podemos esquecer é que isto não representa o povo americano, são parte dos extremos de uma distribuição, não vão tomar conta do país e do mundo, as próprias sociedades rejeitam naturalmente este tipo de grupos e pessoas.
Uma liderança do Biden é mais benéfica neste momento, mas em termos de políticas fundamentais, vai mudar muito pouca coisa.
Quanto à última parte, não são coisas mutuamente exclusivas, não me perco nem passo horas e horas a ler e a filtra informação, como é óbvio, o twitter não é tanto para notícias, mas para que te chegue outro tipo de informação fora dos midia convencionais e também para seguir perspectivas mais conservadoras, mais liberais e mais progressistas. Há imensa coisa que também não chega aos meios convencionais.