Já tinha dado uma posta no tópico do mercado.. É um sabor agridoce..
Se por um lado, critico a falta de aposta nele, por outro, acho que foi um empréstimo positivo.. Presumo que me tenhas mencionado por eu ser um defensor acérrimo de que devíamos colocar mais jogadores a jogar no Championship..
Analisando a frio e a fundo, no Championship, um titular que dê nas vistas tem mercado, seja de Championship ou Premier League, estamos a falar de 10M facilmente.. Este empréstimo está para a valorização do Tomás como o empréstimo do Vitinha.. Neste momento ninguém daria 20M pelo Vitinha, nem 10M pelo Tomás, nenhum deles seria titular aqui..
Entre emprestar para dentro ou para fora.. No ano passado o Vitória valorizou o Tapsoba por 18M porque esteve na LE, este ano só o Braga é que lá está e não vamos emprestar ao Braga.. Famalicão, Rio Ave e Vitória já têm titulares para LD e mesmo suplentes..
Em termos de evolução do Tomás.. Sinceramente o que lhe falta é aumentar a capacidade física e a velocidade.. Ao enfrentar o típico extremo do Championship, só será titular se subir nesses aspectos, em termos técnicos e tácticos os jogadores formados aqui só dão nas vistas se essa parte estiver bem trabalhada.. Assim, em Famalicão e Vila do Conde, falamos de 2 treinadores que o iria melhorar ainda mais na parte táctica, mas fisicamente, basta ver, Ivo Pinto, Dani Morer e Edwin Herrera são 3 laterais fortes e rápidos, já foram escolhidos por terem essa parte no ponto.. Em Guimarães não digo nada, aquele projecto está muito pouco sólido este ano..
Alonguei-me, mas para fechar, se chegados ao final da época, tendo ele sido titular e ninguém nos pagar um valor condizente com o que queremos, temos um Tomás mais experiente, com 1 ano numa liga muito rotativa e intensa, pronto a assumir o regresso a casa..