Tu não falas chinês, uma vez que ainda era traduzível. Tu falas uma língua que mais ninguém percebe, onde confundes a tua percepção lunática com a realidade e a tornas uma verdade absoluta.
Tu não dizes coisa com coisa. Dizes que o Guarín era um dos melhores médios e que VP lhe deu a volta psicologicamente porque não queria ficar. Depois vemos que na realidade só fez 6 jogos a titular, foi emprestado e posteriormente vendido por 11 milhões. O Belluchi também era importante e estava completamente comprometido, mas apareceu uma proposta irrecusável do Génova. Isto só cabe na tua cabeça. É óbvio que alguma coisa se passou com Guarín e belluchi, para que dois jogadores com qualidade tenham feito poucos jogos e tenham sido despachados.
Maneira errada como gastámos 60 milhões dizes tu, mas mais uma vez tens de perceber que o que tu dizes não é lei. Uma ou outra contratação não rendeu o que se esperava ou nem sequer eram necessárias. No entanto Marchesín, Uribe, Luis Diaz foram boas contratações. Marcano não era necessário, no entanto foi útil. O dinheiro investido em Zé Luis poderia ter sido investido noutro jogador é verdade, mas tenho a certeza que não houve nenhum portista que num determinado momento não tivesse pensado que foi um a boa contratação, pena ser psicologicamente e fisicamente frágil. Quanto a Nakajima é inequívoca a sua qualidade.
Sim VP só deu aval aos bons, o Defour, Kléber, Kelvin, Janko, Djalma, Bracali, Quinones, Fabiano, Izmailov e o Liedson foi o SC que deu o aval. O teu nível de seriedade é este.
A sério que é a última vez que digo isto, até porque é um assunto unânime, não merece contestação para a esmagadora maioria dos adeptos. Claro que a grande maioria dos treinadores Portistas foram contestados. Obviamente que nunca ninguém é contestado ou adorado por todos. Mas VP era contestado pela maioria dos adeptos do Porto e isso é facilmente perceptível vendo as opiniões de comentadores, jogadores, artigos de jornalistas e sondagens feitas na altura. É um assunto claro demais para ser discutido.
PS: Só quero ressalvar que nada tenho contra VP, só arrependimento de na altura também ter sido um dos que o queria ver pelas costas. Por isso tento não cair no mesmo erro agora com SC, uma vez que os considero a ambos treinadores competentes.
Tu é que passas por cima do que eu digo e respondes-me como se eu te tivesse dito outra coisa. Tu podes dar as voltas que quiseres dar, há uma coisa que nunca irás mudar, a diferença entre o futebol praticado pelas equipas de Vitor Pereira e as de Sérgio Conceição. Começando pela concepção e filosofia de jogo, o Vitor coloca as suas equipas a jogar um futebol a toda a largura do campo, os jogadores jogam a bola de pé para pé, em apoios, alternadamente, também jogam em abertura. É um futebol de equipa grande, que entra em campo para dominar e controlar o jogo. Já o futebol das equipas de Sérgio Conceição se resumem a jogar em profundidade e suportam-se muito na raça que cada jogador incute em campo. É um futebol limitado, de equipa pequena, que contra adversários da mesma valia, muitas vezes, dá a iniciativa do jogo ao seu adversário.
O Guarin foi um dos melhores médios que passaram pelo FC Porto, que jogou, quase sempre, a titular, nos anos em que cá esteve, exceptuando o último. Mas, isso nada teve a ver com a qualidade dele, mas sim com o facto de se querer transferir para um clube que lhe pudesse dar outro tipo de condições financeiras.
E, sim, nesse meio ano em que ainda esteve no Porto, já pouco jogou, assim como o Belluschi, daí eu ter dito que o Vitor teve de fazer trabalho psicológico, para os voltar a incentivar,
O facto de ter que ter ''trabalhado'' a sua parte anímica, isso não quer dizer que depois ele os fosse colocar a jogar a titular, uma coisa não tem nada a ver com a outra, nem isso quer dizer que eles tivessem perdido qualidade, cada treinador tem a sua forma de jogar e de pensar o jogo, e ele lá achou que com outros jogadores o Porto jogaria mais à imagem dele. Não queiras é tu depois vir distorcer as coisas só para teres ao que te ''agarrar''. Em relação ao Belluschi, aconteceu a mesma coisa, ele só saiu porque queria jogar mais, o que é legítimo, eu também já o tinha dito, mas tu lês o que eu escrevo e depois reages como se eu tivesse dito algo completamente diferente do que eu disse.
Os 60 milhões investidos esta época foram um rotundo falhanço, é factual e que já está mais do que demonstrado, não se trata de uma opinião. O Marchesín deu-nos alguns pontos, mas também nos ''enterrou'', em alguns jogos, o Uribe, é um jogador certinho, mas como ele há muitos, na nossa formação temos melhores, e mesmo no nosso campeonato. Além do mais, que retorno financeiro ele nos irá dar, futuramente, e o Marchesín?
Um clube como o FC Porto não pode contratar só a pensar no imediato, tem de pensar que, mais tarde, vai ter de lucrar com o investimento feito, ou, no mínimo, recuperá-lo. Achas que, algum
dia, isto irá suceder com o Marchesín, Uribe e Zé Luís?
Do Marcano nem vale a pena falar muito, saiu como saiu, nem sequer devia era de ter voltado. Em termos de qualidade, pouco acrescentou ao que já tínhamos, foram mais uns milhões ''deitados ao lixo''. Em relação ao Zé Luís, quem está responsável pelo acompanhamento dos possíveis reforços que o clube poderá vir a ter é que tem de conseguir avaliar se os jogadores estão ou não em condições, tanto física como psicologicamente, têm de ter dados que lhes digam se nas épocas imediatamente anteriores eles tiveram muitas ou poucas lesões, se tiveram problemas disciplinares/de incompatibilidade com outros jogadores ou com o/os treinador/treinadores. O Porto não pode contratar com base no que os jogadores eram em anos mais longínquos. Em relação ao Nakajima, volto a referir, para mim, ele é bom jogador, mas, uma vez mais, houve uma falha, tanto do treinador como do clube, não foram capazes de o acompanhar e integrar no seio da equipa. Ainda por cima, ''enterraram-se' cerca de 12 milhões, só por metade do passe.
Quantos aos maus jogadores a quem o Vitor deu aval, se se fizer uma comparação exaustiva, o grau de acerto de Vitor Pereira, ainda assim, foi bastante superior ao de Sérgio, que, em 3 épocas, só acertou no Luis Díaz, no Uribe e no Marchesín. Tudo o resto, foi e é a desgraça que se vê.
Portanto, os adeptos que se deslocavam ao Dragão e que contestavam o Vitor Pereira representavam toda a Nação Portista, só porque tu e mais alguns assim o decidiram. Então, pergunto-te eu. agora, nos últimos 3 anos o Sérgio também já foi contestado, por várias vezes, por adeptos anónimos e conhecidos, publicamente. Agora, pergunto-te eu, essas pessoas representavam/representam o pensamento e a vontade dos outros milhões de Portistas?
Já agora, em termos gerais, achas que o nível de contestação que o Sérgio teve e tem, é superior ao que o Vitor teve?
Eu também não tenho nada contra o Sérgio Conceição enquanto pessoa. Nunca gostei dele como treinador, mesmo antes dele ter chegado ao FC Porto, eu já não gostava da forma como as equipas dele jogavam. Só as pessoas facciosas é que insistem em levar as críticas que os outros lhe fazem para esse rumo. E só fazem isso porque, tirando os 2 títulos que ele ganhou, não conseguem defendê-lo de mais maneira nenhuma. O futebol jogado é a pobreza que se vê, os conflitos internos, seja com jogadores ou com dirigentes...também é uma constante, por todos os clubes por onde passa, e, para finalizar, até mesmo com os adeptos ele já entrou em conflito. ''Pegou'' nas críticas legítimas que lhe fizeram e só realçou os insultos que lhe dirigiram, no meio de tantas outras coisas que disseram do futebol do FC Porto e mesmo das atitudes que ele teve para com os adeptos, ou por ter faltado à palavra dele.