Normalmente para relativizar a atitude do Nakajima usa-se o exemplo do Marega, e eu até percebo porquê, já chegou tarde várias vezes a pré épocas (embora tenha sido castigado) e também há aquela situação recente no jogo do Paços, eu creio que é legitimo dizer que sentindo a importância que o maliano tem para o grupo de trabalho e para a forma de jogar da equipa (mesmo que alguns adeptos não o reconheçam), SC tem sempre tentado o gerir em função disso e relativizado algumas situações.
No entanto, eu acho que quando isso é comparado ao Nakajima para apontar hipotéticas injustiças cometem-se alguns erros, primeiro o japonês também já tinha desaparecido antes e não só durante a pré época (o que é mais grave), depois aquele célebre incidente em Portimão onde SC provavelmente se excedeu nós nunca percebemos muito bem o que ele tinha feito mas ninguém aqui sequer levantou a possibilidade que ele tenha contribuído para isso, mas mesmo assim ele continuou a fazer parte do grupo e a ter possibilidade de jogar tal como o Marega.
Mas esta situação agora em que é excluído do grupo tem contornos bem diferentes de algo que o maliano alguma vez tenha feito, ele simplesmente se recusou a assumir o mesmo risco que os seus companheiros, ele tem obviamente esse direito mas também tem que perceber que existem consequências para isso, eu gostava que SC e o grupo de trabalho o perdoassem mas percebo perfeitamente que isso talvez não seja viável, não diabolizo o jogador e respeito a decisão profissional que tomou em função daquilo que julgava ser mais importante mas também acho absurdo que não se faça o mesmo com SC, ainda para mais porque é quem nesta situação verdadeiramente defendeu os nossos interesses.
Agora é tentar recuperar o investimento, não será fácil porque ele não valorizou esta época devido a todos estes episódios, mas será imperativo para termos recursos para outro bom jogador.