Destaco quatro pontos do texto que para mim são fundamentais:
- Impõe-se renovar os órgãos dirigentes do clube. Será preciso que saibamos antes das eleições em que medida será feita esta renovação, quais serão os novos órgãos de administração e que garantias trazem para o futuro do clube. É fundamental ter a lista completa, de modo a saber se quem contribuiu para a posição em que estamos hoje efectivamente continua ou não. Se houver uma renovação clara, dou o braço a torcer.
- Nos últimos anos tivemos capacidade para formar uma extraordinária geração de jogadores, que alcançou o topo da Europa e que já começa a dar cartas ao mais alto nível. Acredito que o sucesso do FC Porto no presente e no futuro passa por muitos desses atletas [da geração da Youth League]. Se por um lado fica a ideia que a aposta nesta geração vai ser uma realidade, o facto de referir "muitos desses atletas" deixa presumir que alguns serão vendidos para o equilíbrio das finanças. Gostava de estar errado em relação a este ponto.
- A Cidade do FC Porto, um conjunto de instalações de ponta que será muito mais do que um centro de treinos ou de estágio. Pelo que já aconteceu com a promessa da academia, e em face das finanças do clube, não tenho quaisquer expectativas de que esta venha a ser uma realidade.
- Nas restantes modalidades, o objetivo é igualmente manter o nível de elite do FC Porto. Tornar o que já temos cada vez melhor parece-me mais importante e mais adequado à realidade atual do que pensar no que não existe neste momento. Este princípio não invalida, de forma alguma, que possam surgir novos projetos. Parece-me claro que não haverá novas modalidades, a menos que se proporcionem parcerias que garantam a quase totalidade da infraestrutura correspondente. Algo a que sou favorável, embora gostasse de ver futebol feminino e voleibol masculino.