Covid-19

Vlk

Tribuna Presidencial
3 Junho 2014
16,704
6,991
46
Lisboa
Vais fazer um lockdown quando vier a gripe? Ou quando vier o verão e os Hospitais do Algarve não conseguirem atender toda a gente?

E já agora, quantos sistemas de saúde no mundo colapsaram devido a covid?
Tanto quanto se sabe a taxa de mortalidade do covid é 10 a 50 vezes superior à da gripe comum e a de internamentos tb, já a duração média desses internamentos é superior. Para além disso o facto do covid neste momento ser uma doença epidemica com elevado R0, ao contrário da gripe que já é endémica, traz um factor de risco adicional.

Os sistemas de saúde de Itália, Espanha, Nova Iorque e o Inglês (só alguns exemplos) entraram em colapso. Isso é fácil de identificar quando um médico tem que optar entre utilizar um Ventilador num paciente ou noutro, e quando isto acontece generalizadamente.

PS: no outro dia tinhas-me respondido, e até concordava com parte do que dissestes, mas há um dado que não é verdade, pelo menos cá em Portugal. A DGS está a seguir rigorosamente aquilo que tem sido indicado por grupos de investigadores e epidemiologistas portugueses. Estão a seguir a ciência e a maioria das decisões não têm sido tomadas por questões políticas, aliás as primeiras verdadeiras decisões não secundadas inteiramente por esses cientistas são precisamente as do desconfinamento.

Última edição:

incrivel

Bancada lateral
14 Maio 2018
830
528
Obviamente que sem vacina não há milagres, é tentar encontrar um tratamento e seguir as indicações para o novo "normal", muita sorte tivemos nós de não chegar ao estado que Espanha, itália, NY, França chegaram em que os sistemas de saúde deles colapsaram.

Kandinsky

Tribuna Presidencial
11 Abril 2016
5,573
5,640
Conquistas
4
  • Taça de Portugal 19/20
  • Deco
  • Campeão Nacional 19/20
  • Jorge Costa
Dois países onde não se podem confiar nos números. Os da Bielorussia são quase de rir, sempre os mesmos 900 infetados e os 4/5/6 mortos há umas semanas.
Principalmente os números da Bielorússia não são confiáveis, especialmente atendendo às poucas medidas que adoptaram por lá.

ixnay

Tribuna
22 Julho 2006
3,886
317
O esperado. Com tanta medida da tanga, só abre quem é maluco.
O que eu acho é que os donos dos restaurantes preferem um modelo de negócio menos arriscado, com menos gente empregada do que estarem a arriscar a abrir para depois não terem lucro. Alias, muitos se calhar perceberam quem até têm mais lucro só com take-away.

Infelizmente isto não é nada bom para o país. Não adiantam de nada medidas económicas se o consumo simplesmente não existir. Hoje li o Mark Cuban a sugerir entregar às pessoas cheques semanais que só tivessem que ser obrigatoriamente gastos nos próximos 7 dias...

Mr.Ribeiro 46

Tribuna Presidencial
26 Julho 2016
7,840
5,832
O que eu acho é que os donos dos restaurantes preferem um modelo de negócio menos arriscado, com menos gente empregada do que estarem a arriscar a abrir para depois não terem lucro. Alias, muitos se calhar perceberam quem até têm mais lucro só com take-away.

Infelizmente isto não é nada bom para o país. Não adiantam de nada medidas económicas se o consumo simplesmente não existir. Hoje li o Mark Cuban a sugerir entregar às pessoas cheques semanais que só tivessem que ser obrigatoriamente gastos nos próximos 7 dias...
O problema é que as medidas da DGS não atraem pessoas suficientes para que compense abrir os restaurantes. Tanta é a preocupação em dar às pessoas a confiança de voltar aos restaurantes e aos cafés que nem pensaram na experiência péssima que deve ser ir comer à Twilight Zone ou nas despesas extra que dão aos donos.

• Like
Reações: Calabote

cccmonteiro

"No futebol, o pior cego é o que só vê a bola."
3 Junho 2014
40,022
38,644
52
Moimenta do Douro
O problema é que as medidas da DGS não atraem pessoas suficientes para que compense abrir os restaurantes. Tanta é a preocupação em dar às pessoas a confiança de voltar aos restaurantes e aos cafés que nem pensaram na experiência péssima que deve ser ir comer à Twilight Zone ou nas despesas extra que dão aos donos.
Qualquer medida que seja tomada nunca irá atrair pessoas suficientes no imediato. Nem aqui nem em lado nenhum. A não ser que o medo desapareça de um dia para o outro.

Falo por mim. Não tenho qualquer intenção de ir a algum restaurante nos próximos tempos. Já nem falo dos cafés. Mas aí já dispensava.

• Like
Reações: simao977 e Pixies

Calabote

Mestre e doutor em eng. de tecidos e neurociencias
30 Junho 2016
13,873
14,508
Conquistas
17
  • Fernando "Bibota" Gomes
Se eu fosse dono
Tanto quanto se sabe a taxa de mortalidade do covid é 10 a 50 vezes superior à da gripe comum e a de internamentos tb, já a duração média desses internamentos é superior. Para além disso o facto do covid neste momento ser uma doença epidemica com elevado R0, ao contrário da gripe que já é endémica, traz um factor de risco adicional.

Os sistemas de saúde de Itália, Espanha, Nova Iorque e o Inglês (só alguns exemplos) entraram em colapso. Isso é fácil de identificar quando um médico tem que optar entre utilizar um Ventilador num paciente ou noutro, e quando isto acontece generalizadamente.

PS: no outro dia tinhas-me respondido, e até concordava com parte do que dissestes, mas há um dado que não é verdade, pelo menos cá em Portugal. A DGS está a seguir rigorosamente aquilo que tem sido indicado por grupos de investigadores e epidemiologistas portugueses. Estão a seguir a ciência e a maioria das decisões não têm sido tomadas por questões políticas, aliás as primeiras verdadeiras decisões não secundadas inteiramente por esses cientistas são precisamente as do desconfinamento.
Em relação ao colapso dos sistemas de saúde, gostava de ver dados, numeros, estudos. É que, lá está, eu deixei de ir aos hospitais do SNS e Portugal precisamente e porque...colapsaram, não agora, não pela covid, não pela gripe ou pelo aumento sazonal de população mas porque todos os governos tem vindo a desinvestir no setor. Aliás, um país que chega a ter o Paulo Macedo como ministro da saúde ...está tudo dito.

Gostava de obter mais dados sobre os hospitais de campanha montados em Portugal e sobre os ventiladores comprados a pressa à China. Uma pequena análise sobre utilização, custo/benefício ou talvez custo/desperdício...

É verdade que para a maioria dos portugueses (não digo que seja o teu caso atenção!!) o correio da manhã a SIC a TVI e outros que tal já fizeram o diagnóstico (todos os sistemas e saúde colapsam, é só safar uns vídeos no YouTube), nas esses são os mesmos media que nos davam na segunda divisão e fora da Champions com o apito dourado, que colocavam o Bruno de Carvalho em Guantánamo ou que branqueiam tudo o que fazem as toupeiras.

Sobre a DGS, acredita que sei o que digo: tu não queres confiar nos cientistas nem nos epidemiologistas deles. Podes acreditar em mim, conheço relativamente bem a DGS e o seu funcionamento, conheço as pessoas que lá estão, já trabalhei com elas, são de uma pobreza...digamos que numa primeira fase são capazes de cimprir, mas quando é necessario encontrar solução ou enfrentar poderes políticos, a conversa é outra.aquilo funciona um bocadinho como a SAD do Porto, eles estão lá e decidem, agora como lá chegaram e se tem competência para isso.
Um exemplo prático: conheço uma pessoa que foi repatriada de Timor. No avião, organizado pelo estado portugues através do MNE, vinham PELO MENOS duas pessoas infectadas. Acreditas que nem as pessoas se lembravam nem as autoridades de saúde fizeram um seat map para saber onde cada um se sentiu e dai iniciar o contacto tracing, se necessário? Free seating, num voo de repatriamento devido ao COVID.
Sabes quanto tempo demorou a informação sobre os contactos dos passageiros a sair do aeroporto de Lisboa até às ARS?

De qualquer modo, tenho me colocado de parte nisto do COVID, apesar de já ter sido convidado para trabalhar na preparação dos sistemas de saúde para isto, não é algo que me interesse, e nem vou falar mais nisto, até porque é inútil.

Tenho muita pena que os portugueses tenham sido sujeitos a tudo isto, sem necessidade, tenho familiares que não saem de casa há meses, conheço pessoas que estão aterrorizadas em relação a um vírus com uma taxa de mortalidade baixíssima, conheço pessoas que estão em lay off, outras perderam o emprego, infelizmente há quem ache que tudo isto foi necessário.
Não conheço ninguém doente com COVID, conheço sim pessoas com cancro , pessoas que necessitam de fisioterapia e não conseguem devido a esta situação, pessoas cujas cirurgias foram adiadas após meses e meses de espera, enfim...

Graças a Deus onde estou não há nada disso, vida normal, os meus filhos nem sabem o que é o Corona (So o jogador claro) nem o que é uma máscara (excepção a de mergulho ou a de carnaval); infelizmente nem todas as crianças podem ter esta liberdade, hoje em dia, tenho muita pena de facto sobretudo pelos grupos mais vulneráveis.

ixnay

Tribuna
22 Julho 2006
3,886
317
sem necessidade
Nesta altura é óbvio que não há nenhuma necessidade de estar fechado em casa. Pode-se e deve-se sair, com os cuidados que têm sido anunciados. Neste momento temos a certeza que temos a situação controlada em Portugal. Mas há 1 ou 2 meses atrás não tínhamos, basta seguir a curva dos doentes internados.

Não conheço ninguém doente com COVID, conheço sim pessoas com cancro , pessoas que necessitam de fisioterapia e não conseguem devido a esta situação, pessoas cujas cirurgias foram adiadas após meses e meses de espera, enfim...
Sim, isso que falas é um grande problema, mas que está em vias de resolução à medida que nos adaptamos a viver com o vírus. Mas só porque tu não conheces ninguém com COVID não quer dizer que não existam! Senão pergunta aos familiares dos 4.8M de infetados ou aos familiares dos 316k que já morreram com a doença (em 5 meses).

slowboy

Tribuna Presidencial
18 Julho 2006
14,505
3,913
Conquistas
1
  • José Maria Pedroto
Ontem as praias tinham já demasiadas pessoas e contra as recomendações de não fazer praia. Pessoas na areia, dentro de água, na marginal, muitas sem máscara...

Vamos ver...

• Like
Reações: apostador87