O problema é que as medidas da DGS não atraem pessoas suficientes para que compense abrir os restaurantes. Tanta é a preocupação em dar às pessoas a confiança de voltar aos restaurantes e aos cafés que nem pensaram na experiência péssima que deve ser ir comer à Twilight Zone ou nas despesas extra que dão aos donos.
Se eu fosse dono
Tanto quanto se sabe a taxa de mortalidade do covid é 10 a 50 vezes superior à da gripe comum e a de internamentos tb, já a duração média desses internamentos é superior. Para além disso o facto do covid neste momento ser uma doença epidemica com elevado R0, ao contrário da gripe que já é endémica, traz um factor de risco adicional.
Os sistemas de saúde de Itália, Espanha, Nova Iorque e o Inglês (só alguns exemplos) entraram em colapso. Isso é fácil de identificar quando um médico tem que optar entre utilizar um Ventilador num paciente ou noutro, e quando isto acontece generalizadamente.
PS: no outro dia tinhas-me respondido, e até concordava com parte do que dissestes, mas há um dado que não é verdade, pelo menos cá em Portugal. A DGS está a seguir rigorosamente aquilo que tem sido indicado por grupos de investigadores e epidemiologistas portugueses. Estão a seguir a ciência e a maioria das decisões não têm sido tomadas por questões políticas, aliás as primeiras verdadeiras decisões não secundadas inteiramente por esses cientistas são precisamente as do desconfinamento.
Em relação ao colapso dos sistemas de saúde, gostava de ver dados, numeros, estudos. É que, lá está, eu deixei de ir aos hospitais do SNS e Portugal precisamente e porque...colapsaram, não agora, não pela covid, não pela gripe ou pelo aumento sazonal de população mas porque todos os governos tem vindo a desinvestir no setor. Aliás, um país que chega a ter o Paulo Macedo como ministro da saúde ...está tudo dito.
Gostava de obter mais dados sobre os hospitais de campanha montados em Portugal e sobre os ventiladores comprados a pressa à China. Uma pequena análise sobre utilização, custo/benefício ou talvez custo/desperdício...
É verdade que para a maioria dos portugueses (não digo que seja o teu caso atenção!!) o correio da manhã a SIC a TVI e outros que tal já fizeram o diagnóstico (todos os sistemas e saúde colapsam, é só safar uns vídeos no YouTube), nas esses são os mesmos media que nos davam na segunda divisão e fora da Champions com o apito dourado, que colocavam o Bruno de Carvalho em Guantánamo ou que branqueiam tudo o que fazem as toupeiras.
Sobre a DGS, acredita que sei o que digo: tu não queres confiar nos cientistas nem nos epidemiologistas deles. Podes acreditar em mim, conheço relativamente bem a DGS e o seu funcionamento, conheço as pessoas que lá estão, já trabalhei com elas, são de uma pobreza...digamos que numa primeira fase são capazes de cimprir, mas quando é necessario encontrar solução ou enfrentar poderes políticos, a conversa é outra.aquilo funciona um bocadinho como a SAD do Porto, eles estão lá e decidem, agora como lá chegaram e se tem competência para isso.
Um exemplo prático: conheço uma pessoa que foi repatriada de Timor. No avião, organizado pelo estado portugues através do MNE, vinham PELO MENOS duas pessoas infectadas. Acreditas que nem as pessoas se lembravam nem as autoridades de saúde fizeram um seat map para saber onde cada um se sentiu e dai iniciar o contacto tracing, se necessário? Free seating, num voo de repatriamento devido ao COVID.
Sabes quanto tempo demorou a informação sobre os contactos dos passageiros a sair do aeroporto de Lisboa até às ARS?
De qualquer modo, tenho me colocado de parte nisto do COVID, apesar de já ter sido convidado para trabalhar na preparação dos sistemas de saúde para isto, não é algo que me interesse, e nem vou falar mais nisto, até porque é inútil.
Tenho muita pena que os portugueses tenham sido sujeitos a tudo isto, sem necessidade, tenho familiares que não saem de casa há meses, conheço pessoas que estão aterrorizadas em relação a um vírus com uma taxa de mortalidade baixíssima, conheço pessoas que estão em lay off, outras perderam o emprego, infelizmente há quem ache que tudo isto foi necessário.
Não conheço ninguém doente com COVID, conheço sim pessoas com cancro , pessoas que necessitam de fisioterapia e não conseguem devido a esta situação, pessoas cujas cirurgias foram adiadas após meses e meses de espera, enfim...
Graças a Deus onde estou não há nada disso, vida normal, os meus filhos nem sabem o que é o Corona (So o jogador claro) nem o que é uma máscara (excepção a de mergulho ou a de carnaval); infelizmente nem todas as crianças podem ter esta liberdade, hoje em dia, tenho muita pena de facto sobretudo pelos grupos mais vulneráveis.