Clubes no Facebook

B

bruno ribeiro

Guest
Se for hacking será corrigido brevemente. Se for erro de contagem - já aconteceu - também será corrigido. A possibilidade de migração de seguidores de outras páginas não oficiais é uma possibilidade. Uma pesquisa por isso demonstra um conjunto de páginas não oficiais demasiado pequenas. Certamente haveria mais, com mais seguidores.

Não é de todo anormal que haja quem não conheça a página oficial de um clube, ou que a confunda uma página não-oficial.
 
J

jovifcp

Guest
Também já cheguei a essa conclusão.

A quantidade de pessoas que faz parte de uma página de seu nome \"FCP\" em vez de seguir a página \"Futebol Clube do Porto\" é enorme...
 

apocalypto

Tribuna Presidencial
28 Novembro 2006
83,013
75,199
40
Se essa for a razão, toca a migrar os nossos para a página oficial!
 
B

bruno ribeiro

Guest
A migração da seguidores de páginas não oficias para a página oficial parece-me ser o mais provável de momento. Tal já foi feito por grandes marcas e possivelmente por quem gere a página oficial do Messi que agregou quase 7 milhões de seguidores em 7 horas!

Fazer isso não é propriamente fácil e requer, entre outras coisas, contactar o Facebook para fazer isso, bem como contactar os administradores das páginas não oficiais. Tendo em conta o amadorismo da nossa página, tal parece-me pouco provável de ser feito.
 
B

bruno ribeiro

Guest
Ontem estava em casa a tentar resolver um problema profissional através da criação de um script de código que me permite obter info pública de uma página do facebook quando resolvi fazer uma experiência: recolhi os endereços de página oficial do Facebook de 61 clubes de todo o Mundo e saquei o número de seguidores de cada página para fazer um ranking. Resultados top 10:

1. FC Barcelona - 17.948.798
2. Manchester Utd - 16.973.390
3. Real Madrid - 16.839.894
4. Arsenal - 6.868.831
5. Liverpool - 6.486.205
6. Chelsea - 6.469.770
7. Galatasaray - 5.742.565
8. AC Milan - 4.859.453
9. Fenerbahçe - 4.547.586
10. Besiktas - 2.685.505

Primeiro ponto: existe 3 equipas que verdadeiramente estão no patamar global.
Segundo ponto: a grande afluência dos turcos ao facebook ajuda a explicar os resultados dos 3 clubes. Mas de notar quem em 2009 as 3 competiam com Barça, Man Utd e Real pelas primeiras posições. Já não têm muito por onde crescer.

Existem mais 5 equipas com mais de 1 milhão de seguidores: 11. Boca Juniors (2.290.548); 12. Juventus (2.088.028); 13. Bayern Munique (1.651.457); 14. Ol. Marselha (1.301.938); 15. Chivas Guadalajara (1.159.414).

Nesta lista, que não é de todo compreensiva, os apagados surgem na 21ª posição com 725.692; o FC Porto é 29º com 399.741; e os calimeros no 42º lugar com 201.157.

Curiosidade, acima dos calimeros surgem os Seattle Sounders da MLS com 209.144 que são a equipa com mais seguidores nos states e que têm uma assistência média em torno dos 36 mil espectadores por jogo.
 
J

jovifcp

Guest
Fantástico Bruno.

Os Turcos são uns autênticos tubarões cibernautas. Fico admirado como não há maior movimento dos clubes Romenos no Facebook, visto que estes são um pouco como os Turcos.
 

hrc

Bancada lateral
18 Junho 2007
516
0
Arcos de Valdevez, 1982
os turcos também são 73M de habitantes, o que ajuda bastante. Engraçado é os clubes brasileiros que num país com quase 200M de habitantes e muitos cibernautas, ainda por cima tolinhos pela bola, não há um clube no top 10.
 
B

bruno ribeiro

Guest
> fred-fcp19 Comentou:

> eles eram mais ligados no orkut, agora começam a ir para o facebook
------------------

Exactamente.

O primeiro clube brasileiro na minha lista é o Corinthians, em 17º lugar com 870.424. Segue-se o Flamengo em 19º com 758.987 e o São Paulo em 22º com 670.969

Quanto aos turcos, não seria de esperar outra coisa. Segundo os dados que recolhi, a Turquia é neste momento o 5º país com mais utilizadores no Facebook, perto de 30 milhões.
 
B

bruno ribeiro

Guest
O meu interesse em listar os números deve-se puramente ao facto de estar a construir uma ferramenta que me permitisse aceder a esses dados directamente. Uma boa página do Facebook não se medem apenas em números. Mede-se na qualidade do conteúdo criado e no tipo de interacção que tem com os seguidores. De 0 a 10, a página do FC Porto não chega a 5.
 
D

Dragão do Sul

Guest
Temos 400mil e 300 seguidores no FB. Mais uma barreira transposta
 
J

jovifcp

Guest
Não é será ou deixar de ser, zeteixas.

Página oficial só existe UMA, de seu nome: Futebol Clube do Porto.

http://www.facebook.com/pages/Futebol-Clube-do-Porto/82713049484

Todas as outras, com nomes como FCP, FC Porto, +FCPorto, etc, etc, NÃO SÃO oficiais.
 

kruG

Tribuna
24 Maio 2007
2,625
1
Lisboa
Estão as 2 com o mesmo numero de fãs. Enquanto a 1ª vai crescendo a um bom nível, a segunda que é a oficial quase está estagnada desde o fim da época anterior.

http://www.facebook.com/pages/FC-Porto/7966083519

http://www.facebook.com/pages/Futebol-Clube-do-Porto/82713049484
 
B

bruno ribeiro

Guest
O mesmo problema de sempre. Já informei na SAD do que precisam de fazer para resolver a situação. É fácil de se fazer e garanto que dá resultados em muito pouco tempo. Dei-me ao trabalho de compilar um documento sobre isso. Feedback zero. Honestamente nem sei se o leram ou se deixaram de ler.

A diferença entre o profissionalismo na gestão da página e a lei do menor esforço é visível no facto da página do regime aumentar diariamente o dobro da nossa. Fãs no facebook não dão títulos, mas podem dar dinheiro e, sobretudo, geram lealdade. Façam um telefonema para Manchester, para qualquer um dos clubes, que podem ver o retorno que eles retiram destas plataformas.