Vuelta 2024

jpgm97

Tribuna Presidencial
1 Julho 2016
10,651
13,445
Conquistas
5
  • Pinto da Costa
  • Hulk
  • Madjer
  • Lucho González
O que querias que eles fizessem hoje?
Atacou Soler e Sivakov para tentar ganhar a etapa.
Houve as palavras do João sobre a etapa de ontem e secalhar da para perceber porque o O'Connor é líder.
E falando em O'Connor, não o vão tirar do primeiro lugar tão cedo, trabalho perfeito da Decathlon hoje.
Nas declarações que vi do João, ele não esteve bem.

É fácil culpar a RB e com razão. Cada vez qu
passavam na frente do pelotão o tempo aumentava.

No entanto a RB ainda pode argumentar que tinha Lipowitz na frente, por mais que isso seja meio duvidoso.

O que é que a Emirates tem do lado deles? Ter o Vine na frente foi uma péssima decisão...

Provavelmente não pode passar cá para fora mas a crítica do João deveria ir mais para dentro...se McNulty e Yates não conseguiam ajudar, sempre havia Vine, Del Toro e até Sivakov.

jpgm97

Tribuna Presidencial
1 Julho 2016
10,651
13,445
Conquistas
5
  • Pinto da Costa
  • Hulk
  • Madjer
  • Lucho González
Tenho um feeling que isto ainda vai dar uma volta grande e vamos ver a Emirates e o Red Bull na frente da prova...sem ser com Roglic e Almeida

E aí é que poderá vir a surpresa
Fazerem uma O'Connor ao O'Connor
RB pode fazer isso com o Vlasov e talvez com o Lipowitz.

Emirates tem Sivakov e Del Toro.

No entanto cada um destes precisa de ganhar mais ou menos 6 minutos ao O'Connor para incomodar e com certeza a Decathlon estará muito atenta.

A única forma de conseguir isso era rebentar com os gregários da Decathlon antes de haver formação da fuga, o que é talvez demasiado ambicioso.

• Like
Reações: Ruben1893

njsilva84

Tribuna
10 Junho 2013
2,996
2,287
Sobre o O'Connor também não podemos esquecer que ele entrou mal na Vuelta, mesmo no crono, quando no resto do ano, tirando um 22° no crono do Tirreno, esteve sempre no top 10 ou perto disso na especialidade.

E na primeira chegada em alto leva quase minuto e meio, que podiam ser dois mjnutos sem hesitações por parte dos favoritos. E à partida dessa etapa tinham dado liberdade ao colega Gall para fazer a corrida dele.

Foram sinais de fraqueza...e a não ser que algo o estivesse a limitar nesses dias, não se ganha assim condição de repente.

Mas só vamos perceber o verdadeiro estado de forma dele na combinação Purche + Hazallanas.
O O'Connor competiu com o João Almeida em nove competições e ficou sempre atrás dele.
Na esmagadora maioria dos casos ficou muito atrás e o melhor que conseguiu foi ficar 2x a três lugares do João.

Em relação ao Roglic, competiu 8x e em apenas uma ficou à frente, tendo o Roglic ganho todas as outras.

2005dragon

Bancada central
18 Julho 2006
1,881
125
45
Guarda
Uma coisa é estar atrás e ir perdendo tempo, outra é perder 5 minutos estando na frente.. o histórico de pouco vale, a moral dele está a top e do que se viu ainda hoje a Bora não tem equipa para descartar o O'Connor, o Roglic rápido ficou sozinho antes de abrandarem.A UAE duvido que dê o devido apoio ao João. Ou lhe tiram já muito tempo no Domingo ou esqueçam..pode ter começado mal mas ninguém faz o que ele fez estando mal, amanhã aposto que a perder, perde uns segundos. Foi uma burrice de todo o tamanho.. Oxalá me engane, mas duvido muito que ele perca a vuelta. Só espero que o João não fique em segundo atrás dele..

Última edição:

njsilva84

Tribuna
10 Junho 2013
2,996
2,287
Em quantas é que teve 5 minutos de avanço?
Isso também importa

Mas não meto o O'Connor num nível de favoritismo do João e Roglic, por agora
Na Volta à Catalunha em 2023 ficou a 4min
Na Vuelta em 2022 o JA ficou a mais de 3min
Na Volta ao Luxemburgo em 2021 (5 etapas) ficou a 10min
Na Volta à Alemanha em 2021 ficou a mais de 11min
No Giro em 2020 ficou a exatamente 60min
Na Settimana Internazionale Coppi e Bartali (4 etapas) ficou a 5+ min
Na Volta a Burgos em 2020 ficou a 38+min

Para o Roglic é isto mas a dobrar.

Claro que isto não quer dizer que vão recuperar o tempo rapidamente, mas antes a dizer que são ambos muito melhores que o O'Connor, cujos melhores resultados conseguiu depois de fugas deste género, mas no TdF não ficou em primeiro porque senão teria sido comido vivo.

njsilva84

Tribuna
10 Junho 2013
2,996
2,287
Uma coisa é estar atrás e ir perdendo tempo, outra é perder 5 minutos estando na frente.. o histórico de pouco vale, a moral dele está a top e do que se viu ainda hoje a Bora não tem equipa para descartar o O'Connor, o Roglic rápido ficou sozinho antes de abrandarem.A UAE duvido que dê o devido apoio ao João. Ou lhe tiram já muito tempo no Domingo ou esqueçam..pode ter começado mal mas ninguém faz o que ele fez estando mal, amanhã aposto que a perder, perde uns segundos. Foi uma burrice de todo o tamanho.. Oxalá me engane, mas duvido muito que ele perca a vuelta. Só espero que o João não fique em segundo atrás dele..
Certo, mas estando ele na frente da corrida será o maior alvo de várias equipas e de vários ciclistas melhores que ele.
A moral só importa se houver pernas, toda a gente sabe disso.
O histórico vale para comparar a qualidade entre ciclistas, e o JA está melhor do que nunca enquanto que o O'Connor dificilmente faz melhor do que o que está a fazer agora.

Porque é que a UAE não dará apoio ao João?
Tem-no feito até agora, não quer ganhar a Vuelta, é isso? É que o JA é o melhor ciclista deles e é também o que melhor colocado está.
Vão dar apoio a quem?

Que foi uma burrice toda a gente sabe, mas o pior ainda está para vir.
A ver vamos.

jpgm97

Tribuna Presidencial
1 Julho 2016
10,651
13,445
Conquistas
5
  • Pinto da Costa
  • Hulk
  • Madjer
  • Lucho González
O O'Connor competiu com o João Almeida em nove competições e ficou sempre atrás dele.
Na esmagadora maioria dos casos ficou muito atrás e o melhor que conseguiu foi ficar 2x a três lugares do João.

Em relação ao Roglic, competiu 8x e em apenas uma ficou à frente, tendo o Roglic ganho todas as outras.
A comparação com o João não diz muito, porque raramente atacaram provas em que estivessem ambos em picos de forma.

Mas essa comparação fez-me revisitar os resultados da Vuelta de 2022, em que no topo da Serra Nevada tens o O'Connor a chegar com o Roglic, enquanto metem quase meio minuto no João, só para de ter ideia.

jpgm97

Tribuna Presidencial
1 Julho 2016
10,651
13,445
Conquistas
5
  • Pinto da Costa
  • Hulk
  • Madjer
  • Lucho González
Em quantas é que teve 5 minutos de avanço?
Isso também importa

Mas não meto o O'Connor num nível de favoritismo do João e Roglic, por agora
Com mais 5 minutos em cima para mim estão mais ou menos na mesma linha de favoritismo.

Aliás se formos ver as grandes voltas em que o O'Connor esteve na luta e excluirmos obviamente os 2 ETs, reparas que no Giro deste ano perde 3m3s para o Martínez, 3m6s na Vuelta de 22 para o João e 2m59s para o Carapaz no Tour de 21 (com a noção que foi buscar muito tempo numa fuga).

5 minutos podem chegar perfeitamente...

njsilva84

Tribuna
10 Junho 2013
2,996
2,287
A comparação com o João não diz muito, porque raramente atacaram provas em que estivessem ambos em picos de forma.

Mas essa comparação fez-me revisitar os resultados da Vuelta de 2022, em que no topo da Serra Nevada tens o O'Connor a chegar com o Roglic, enquanto metem quase meio minuto no João, só para de ter ideia.
Se quiseres então fazer uma análise mais profunda entre o JA e o O'Connor, força nisso.
Mas fazer cherry picking de uma etapa em que o O'Connor mete "quase meio minuto" ao JA, ui, fiquei impressionado.
Se tivesse metido vários minutos, várias vezes durante a carreira, aí talvez fizesse mais sentido.

Tenho a certeza que se for fazer o mesmo irei encontrar várias etapas em que o JA teria ganho muito mais do que "quase meio minuto" ao O'Connor.
Até porque o JA é mais novo quase 3 anos que o O'Connor, ou seja, estará a ficar perto do seu prime, enquanto que o Australiano já lá chegou, supostamente.
E porque, no mano a mano, o JA nunca perdeu, mesmo que tenham estado em picos de forma diferentes, como disseste.
Mas será que o O'Connor esteve sempre fora do pico da forma nessas 9 vezes em que o JA lhe ganhou?

Mas eu posso fazer esse trabalho, se pedires muito.

Goldkeeper

Tribuna
19 Outubro 2015
2,845
2,307
Estava com uma fezada que ele ia ganhar isto... E num dia inofensivo. Como é que se um dia pro outro ... Que murro no estômago

• Like
Reações: nmp

Daikan

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2012
23,058
16,143
N me parece queo João esteja no grupo principal. Ben O'Connor a dizer presente.