Sou o unico a achar que jogando com Eustaquio/Varela ou Nico atras que os 3 podem perfeitamente coabitar no mesmo onze com excepções sendo jogos contra benfica/sporting e braga fora.
Os movimentos de Samu merece quem lhe sirva em condições.
Eu sempre achei que fazia sentido o nico voltar ao lado do varela.
Isto assim, muito ao de leve, eu acho que um dos nossos problemas é a debilidade defensiva do processo da equipa, sob ponto critico o meio campo.
Acho que o nosso meio campo nao tem o pulmão necessario para aguentar um bom balanceamento das coisas.
Defendi e acredito exactamente no mesmo, para mim, eu queimava uma unidade ofensiva, para meter 1 central e aplicar a restante equipa de forma mais ofensiva... ou seja, EU "SE FOSSE TREINADOR", balanceava a nossa equipa metendo mais 1 central, mas potenciando o resto da equipa para operar de forma ofensiva:
Galeno na esquerda como tem jogado, Pêpe na direita (eventualmente depois variando com martim ou JM).
No centro: varela e nico. O varela é um medio defensivo, com capacidade de construção, não é aquele tipico destrutor de jogo, por isso, nico e varela como elementos defensivos, parece-me curto para dar a amplitude que o meio campo necessita, daí achar que um central a mais, dava-nos essa estabilidade.
Na frente, em vez de jogarmos com extremos abertos e puros, usavamos o galeno e o pêpe para fazer o corredor, e no processo ofensivo e defensivo, apoiavamos esses alas com medios mais interiores, com potencial para rematar bem de longe: Fabio, Ivan Jaime, Mora... há opções para isso!
Ou seja, na verdade, o que eu gostava era de garantir que ha sempre 3 unidades defensivas prontas a desfazer contraataques, que não ficassemos tão susceptiveis a ataques rapidos, que pudessem trabalhar as faltas de forma a pararem ataques sem ver amarelos (ter 3 homens a defender e para uma falta, é diferente que 2, no que toca a "parar ataque prometedor).
Galeno e pepe faziam aquilo que fazem melhor que é explorar os corredores e procurarem cruzamentos.
Fabio, Jaime, Mora, enfim 2 deles em campo, para potenciarmos o apoio aos corredores, mas abrindo a possibilidade de fazermos golos, pelo remate facil que tem.
A continuar como estamos, parece-me obvio que NICO tem que contar na mesma como parceiro do varela/eustaquio. Tirando o vasco, é o unico medio capaz de fazer muitos KM por jogo, ou seja, é o unico medio capaz de ser minimamente pressionante.
A frente, eu vejo o Fabio vieira como opção principal. Nunca percebi a cena de o porem nas linhas. Não é rapido, nao vai ganhar lances de 1vs1, não vai ser um driblador nato, enfim, nunca percebi a cena de o porem numa linha.
Mesmo estando de volta na discussão do titulo, porque o sporting, assim o permitiu, diga-se de passagem, que o que ta a acontecer é muito estranho.
Lage, VB, voltaram a discussão do titulo, por demerito total do sporting, que apenas precisava de fazer uma boa gestao da restante epoca e era campeao.
Eu continuo a dizer, nao acredito muito no VB, porque ja o demonstrou antes, mas ha aqui tambem um processo evolutivo e de correção de erros. Será que ainda vai a tempo de corrigir a tragedia que quase criou? Tenho duvidas, mas o contexto actual, permanece-nos como candidatos, o que é optimo tendo em conta a nossa epoca.
No mercado de inverno, será necessario equilibrar a balança. Acredito que vamos sacrificar a venda definitiva do FC para arrecadar uns milhoes bastante importantes para pagar o que se ainda deve e eventualmente pagar entradas a algum reforço.
Acho que haverá jogadores que era bom colocar no mercado:
- Borges, Navarro, Wendel, Grujic. Isto à cabeça.
- Vender pêpe ou galeno, abria-nos a possibilidade de reforçar a equipa, com possivelmente 2 extremos, o que a meu ver seria optimo, no entanto, ha um reforço que acho que seria mesmo importante: Trazer um bom medio, daqueles que fosse capaz de ser importante quer no processo ofensivo quer no defensivo... precisamos de alguem "raçudo" mas com bom remate, que nos permitisse ocupar ou a posição no nico ou a mais avancada do miolo, resolvendo de vez com a ineficacia defensiva do meio campo.
Mora e vasco, devem continuar a ter espaço e serem mais regulares, mas a partir do banco. Vamos reduzir a pressão, e deixa-los maturar em condicoes em vez de andarmos a saltar etapas. Eu como portistas quero mais certezas que aventuras, quero que o mora seja um diogo costa do futuro e nao um Ferro que outrora parecia bom, mas que enganou bem (ou o antonio silva)