UEFA Champions Cup 1986/1987 #1

lucho

lucho

Tribuna Presidencial
11 Abril 2008
14,283
4,736
Vila do Conde, 1974
39 anos.

Era uma criança com 12.

Tudo era magia, eles eram os meus Deuses, o meu caderno de escola com o onze de cada jogo do Porto. O relato do Gomes Amaro que tentava imitar.

A escola. A prof de Ciências que se despediu de mim nessa tarde dizendo, que ganhe o Porto.

A frustração. A jogada do Futre. O golo de Madjer. De calcanhar! Aos berros a chamar o irmão. Anda ver pá!!!

Logo de seguida os rins do alemão por terra, a bola cruzada e o nosso destino era por ali, pelos pés de Juary.

Como eu amava o Porto.

Camiões de gente a sair para a Cidade.

O FIM DO MUNDO.

psychopiu

Bancada lateral
30 Julho 2018
694
547
Conquistas
1
49
  • Jorge Costa
39 anos.

Era uma criança com 12.

Tudo era magia, eles eram os meus Deuses, o meu caderno de escola com o onze de cada jogo do Porto. O relato do Gomes Amaro que tentava imitar.

A escola. A prof de Ciências que se despediu de mim nessa tarde dizendo, que ganhe o Porto.

A frustração. A jogada do Futre. O golo de Madjer. De calcanhar! Aos berros a chamar o irmão. Anda ver pá!!!

Logo de seguida os rins do alemão por terra, a bola cruzada e o nosso destino era por ali, pelos pés de Juary.

Como eu amava o Porto.

Camiões de gente a sair para a Cidade.

O FIM DO MUNDO.
Lembro-me de tudo, desse dia.
Tinha 10 anos e foi nesse dia que aprendi que também se chorava de felicidade.
Depois do golo do Juary, fui para a janela com uma bandeira que teria quase o dobro do meu tamanho.
Quando dei por mim, tinha as lágrimas a escorrer-me pela cara, em catadupa.

A minha mãe veio para a minha beira e - lembro-me perfeitamente - perguntei-lhe:
Porque é que estou a chorar, se estou tão feliz?
e ela, na sabedoria eterna das mães, afagou-me a cabeça e disse-me que também se chorava de felicidade.

Tantas saudades desse dia.
AInda hoje, 39 anos depois, emociono-me sempre a ler sobre o jogo, a ver noticias e videos e a ouvir os relatos dos golos.

27 de Maio de 1987.
Acho que não há data que me diga tanto, como esta. Está marcada a fundo na minha memória.

lucho

Tribuna Presidencial
11 Abril 2008
14,283
4,736
Vila do Conde, 1974
Depois do golo do Juary, fui para a janela com uma bandeira que teria quase o dobro do meu tamanho.

A minha mãe veio para a minha beira e - lembro-me perfeitamente - perguntei-lhe:
e ela, na sabedoria eterna das mães, afagou-me a cabeça e disse-me que também se chorava de felicidade.

AInda hoje, 39 anos depois, emociono-me sempre a ler sobre o jogo, a ver noticias e videos e a ouvir os relatos dos golos.

27 de Maio de 1987.
Acho que não há data que me diga tanto, como esta. Está marcada a fundo na minha memória.

Como te compreendo.
Não te garanto que te consiga dizer de cor o onze de sevilha ou gelsenkirchen, mas o onze de viena e os que entraram nunca mais esqueci

mly jpinto inacio edluis e celso
quim andre magalhaes e sousa
madjer e futre

entraram frasco e juary sairam inacio e quim

fridolfresberg

Bancada central
5 Setembro 2015
2,024
10,052
Um sonho.

Numa era em que raros eram os jogos transmitidos na TV.

Ver o Porto a jogar a final da Taça dos Campeões, frente ao Bayern.

E ganhar daquela maneira.

Com um dos golos mais icónicos do futebol mundial.

Por momentos parecia tudo tão irreal.

E o segundo que veio logo de seguida.

Mas foi real.

Foi a noite do salto definitivo.

O momento em que os rivais perceberam de vez que vínhamos para ficar.

psychopiu

Bancada lateral
30 Julho 2018
694
547
Conquistas
1
49
  • Jorge Costa
Como te compreendo.
Não te garanto que te consiga dizer de cor o onze de sevilha ou gelsenkirchen, mas o onze de viena e os que entraram nunca mais esqueci

mly jpinto inacio edluis e celso
quim andre magalhaes e sousa
madjer e futre

entraram frasco e juary sairam inacio e quim
isso mesmo,
nenhuma outra conquista se compara a Viena.
Será sempre como o primeiro amor. Inesquecível e Eterno.

E a forma como decorreu, nem um guião de Hollywood faria melhor.
Underdogs. O estádio cheio de alemães. A sobranceria germânica.

A forma como eles chegaram ao golo.
O falhanço do Futre, na jogada magistral.
O Calcanhar do Madjer.
A lesão do Madjer.
O madjer a beber água, de uma garrafa de 2 litros de coca-cola.
A reentrada do Madjer, os rins do Winklhofer, a entrada do Juary ao segundo poste.

O Sousa a levantar os braços quando o Alexis Ponet (até o nome do árbitro eu ainda sei...) apita para o final

Porra!! devo ter Terabytes de informação na memória, deste dia e deste jogo...

T-Dragon

Lugar Anual
2 Junho 2016
6,406
11,233

27 de Maio de 1987.
Tinha seis anos mas muitas memórias desse dia. No final o meu pai levou-me a mim e ao meu irmão para o centro de Lisboa e a memória que tenho mais dessa festa era um casal de velhotes, ele com uma bandeira do Benfica, a festejar também.

psychopiu

Bancada lateral
30 Julho 2018
694
547
Conquistas
1
49
  • Jorge Costa
Tinha seis anos mas muitas memórias desse dia. No final o meu pai levou-me a mim e ao meu irmão para o centro de Lisboa e a memória que tenho mais dessa festa era um casal de velhotes, ele com uma bandeira do Benfica, a festejar também.
É verdade, eu também andei até à meia noite na rua, em Lisboa e andava muita gente no meu bairro a festejar. Éramos poucos portistas e muita malta com bandeiras do Sporting e do Benfica a gritar pelo Porto. Tirando 4 ou 5 idiotas que apareceram no final (pertenciam aos diabos), estava tudo efectivamente contente com a nossa vitória.

• Like
Reações: T-Dragon

Dragaoinvicto

Tribuna
3 Maio 2024
3,669
6,237
Conquistas
6
  • André Villas-Boas
  • Jorge Costa
  • José Maria Pedroto
  • Bobby Robson
Eu não era nascido, mas os meus pais, recem-casados, viviam numa aldeia perto de Viana do Castelo. O meu pai viu o jogo em casa e no primeiro golo diz que foi um berreiro monumental em casa, ao ponto de a minha mãe dizer para se controlar por causa dos vizinhos. No segundo golo continuou a não haver controlo nenhum, berreiro ainda maior.

No final do jogo o meu pai fez a pé 8 km de estrada nacional para ir até ao centro de Viana do Castelo festejar com os amigos, regressou quase de manhã, novamente a pé.

Ouvi esta história toda a minha vida, desde miúdo, quer pelo meu pai quer pela minha mãe, que no dia seguinte nem foi à rua com vergonha dos vizinhos pelo berreiro do dia anterior.

• Like
Reações: Panda Azul e Branco