#Basquetebol Taça Hugo dos Santos, Final: UD Oliveirense-FC Porto 83-78

Indiana Jones

Lugar Anual
25 Maio 2020
26,966
47,397
Conquistas
1
Faro
  • Dezembro/21
Faltou obviamente discernimento e fôlego para mais e melhor, quiçá o prolongamento de ontem tenha condicionado esta prestação algo amorfa.

• Like
Reações: Emanujor

danielsousa94

Tribuna Presidencial
9 Junho 2018
7,846
17,659
Conquistas
4
30
Vila Nova de Gaia
  • Kelvin
  • Alfredo Quintana
  • Paulinho Santos
  • Hulk
Podemos, sem dúvida, mas cuidado... Ganhámos ao slb a Supertaça e a meia final de ontem no prolongamento e ficámos atrás deles na fase regular. Além de que eles tiveram problemas de lesões em jogadores que parecem estar a recuperar agora.
E na taça de Portugal também tivemos bem frente a eles.
Este ano parece que estamos mais nivelados com o benfica em comparação com a época passada.

Pixies

Bancada central
4 Junho 2014
1,897
1,803
Este Steger poderá ser uma boa opção para o ano para substituir o Landis no plantel.
O Landis é outra casta. Este foi engate.

Agora devemos pensar muito bem na possível permanência do Fayne. Está uma lástima...

Disse na sexta que não me sentia confiante, aqui está a razão. De há alguns jogos e tenho visto alguns ao vivo, nota-se o desconforto do Wes a lançar de fora. Sem confiança no lançamento exterior. O equipa está a "respirar mal".

joaoalvercafcp

Tribuna Presidencial
13 Março 2012
27,526
1,392
A Taça Hugo dos Santos não veio para o Porto

FC Porto perdeu com a Oliveirense na final da prova (83-78), em Gondomar

O FC Porto não conseguiu juntar a Taça Hugo dos Santos à Supertaça e à Taça de Portugal ao perder neste domingo diante da Oliveirense, por 83-78, na final disputada no Pavilhão Multiusos de Gondomar.

Em abono da verdade, não foi uma boa primeira parte para o FC Porto, mas também houve mérito da Oliveirense, muito agressiva na defesa e bem mais eficaz no ataque. Com apenas Toney Douglas (11 pontos) a faturar na casa das dezenas, os azuis e brancos recolheram aos balneários com uma desvantagem de 12 pontos para recuperar (50-38), mas o descanso acabou por ser um bom conselheiro.

Com um parcial de 21-11 após o reatamento, o FC Porto encurtou a diferença para apenas dois pontos à entrada para os derradeiros 10 minutos do tempo regulamentar (61-59). Apesar da reação, os Dragões não lograram a reviravolta no marcador e esta final acabou por sorrir à Oliveirense, mas não há como passar ao lado das decisões de arbitragem muito discutíveis que marcaram o quarto e último período. Toney Douglas, autor de 24 pontos, foi o portista mais inspirado.

O FC Porto volta a entrar em campo no próximo domingo, às 18h00 (Porto Canal), no Dragão Arena, frente ao Imortal, no jogo 1 dos quartos de final dos Playoffs da Liga Portuguesa de Basquetebol.

FICHA DE JOGO

OLIVEIRENSE-FC PORTO, 83-78
Taça Hugo dos Santos, final
4 de maio de 2025
Pavilhão Multiusos de Gondomar

Árbitros: Sónia Teixeira, Júlio Anaya e Daniel Oliveira

OLIVEIRENSE: André Bessa, Malik Morgan (17), Danjel Purifoy (15), Deontae Hawkins (9) e João Fernandes (9)
Suplentes: Filipe Dionísio, Litos Cardoso (2), Eduardo Santos, Diogo Araújo, Onno Steger (25), Miguel Fonseca e João Embaló (6)
Treinador: João Figueiredo

FC PORTO: Toney Douglas (24), Wes Washpun (12), Max Landis (8), Xeyrius Williams (10) e Phil Fayne (7)
Suplentes: Miguel Maria, Devyn Marble (11), João Guerreiro, Gonçalo Delgado, Miguel Queiroz (6) e Luís Silva
Treinador: Fernando Sá

Ao intervalo: 50-38
Parciais: 22-23; 28-15; 11-21; 22-19

Emanujor

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
41,695
31,219
63
Aveiro
Esse argumento cai por terra, quando o adversário fez os mesmos jogos com apenas 4 estrangeiros

Nós temos 7, o Marble estava mais que fresco
Não cai por terra quando nós utilizámos 7 jogadores mais M. Maria com utilização residual de 2 minutos e eles utilizaram 9 jogadores, em que o que jogou menos tempo ( Bessa) fez 8 minutos.

joaoalvercafcp

Tribuna Presidencial
13 Março 2012
27,526
1,392

“Tentámos lutar, mas não conseguimos esta vitória”

Fernando Sá parabenizou a Oliveirense pela conquista da Taça Hugo dos Santos

Depois de ter erguido a Supertaça e a Taça de Portugal, o FC Porto não conseguiu fazer o mesmo com a Taça Hugo dos Santos ao perder frente à Oliveirense, por 83-78, na final disputada no Pavilhão Multiusos de Gondomar. Após o desafio, Fernando Sá considerou a Oliveirense “um justo vencedor”, pois “esteve sempre na frente”, e apontou desde já aos Playoffs da Liga Portuguesa de Basquetebol: “Tem a ver com determinação, concentração, vontade e resiliência. A equipa que for mais consistente e mais forte mentalmente tem hipóteses de vencer o título”, afirmou o treinador dos Dragões.

A derrota na final
“É uma final que perdemos e que a Oliveirense ganhou, é um justo vencedor, pois esteve sempre na frente. Tentámos lutar, recuperar e sacrificámo-nos em prol do clube, mas não conseguimos esta vitória. A Oliveirense venceu o Sporting, a Ovarense e a nós, são justos vencedores. Parabéns à Oliveirense por esta conquista.”

Seguem-se os Playoffs da Liga
“O foco tem que ser esse a partir de agora. A época está a correr muitíssimo bem, mas os Playoffs são os Playoffs e as oito equipas têm a mesma ambição. Tem a ver com determinação, concentração, vontade e resiliência. A equipa que for mais consistente e mais forte mentalmente tem hipóteses de vencer o título.”

Emanujor

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
41,695
31,219
63
Aveiro
O Landis é outra casta. Este foi engate.

Agora devemos pensar muito bem na possível permanência do Fayne. Está uma lástima...

Disse na sexta que não me sentia confiante, aqui está a razão. De há alguns jogos e tenho visto alguns ao vivo, nota-se o desconforto do Wes a lançar de fora. Sem confiança no lançamento exterior. O equipa está a "respirar mal".
Não foi engate.
Já o ano passado fez bons jogos ao serviço do Póvoa.
E na meia final contra a Ovarense já tinha sido também o MVP.

Psantos123

Bancada lateral
22 Fevereiro 2025
513
326
Gozados pelos padres em tudo o que é desporto.

:ROFLMAO:

Mas a culpa para os portistas é sempre nossa, ou jogamos mal, ou é a fadiga...

Ao menos que a sad tenha tomates para encerrar uma modalidade que em podregal tem tanta expressão como o bilhar de bolso.

Fiquem só com o slb e as equipas fantoches.
Não digas merda

• Like
Reações: Devenish

Pombal

Tribuna Presidencial
3 Abril 2010
25,354
17,511
Conquistas
3
  • Setembro/16
  • Alfredo Quintana
  • Outubro/21
Não cai por terra quando nós utilizámos 7 jogadores mais M. Maria com utilização residual de 2 minutos e eles utilizaram 9 jogadores, em que o que jogou menos tempo ( Bessa) fez 8 minutos.
Isso é irrelevante, foi opção do treinador.

Se temos no banco um poste titular da Seleção, e não joga, é opção nossa. Não há que chorar depois. Ou o Toalhas Araújo é um craque? E o Litos?

Rodamos a 6 estrangeiros, mais o 7º hoje, e temos os 2 postes da seleção.

Aliás, a Oliveirense hoje na 2P marca apenas 33 pontos. Se alguém se ressentiu, foram eles. O somatório dos minutos dos principais jogadores de ambas as equipas, no somatório dos 3 jogos, não deve ser muito diferente.

Pombal

Tribuna Presidencial
3 Abril 2010
25,354
17,511
Conquistas
3
  • Setembro/16
  • Alfredo Quintana
  • Outubro/21
No que diz respeito à derrota de hoje, foi de todo inesperada, mas em basquetebol jogado não deixa de ter sido justo.

Voltamos a entrar bem, mas devíamos saber que a Oliveirense vinha de 2 jogos muito fortes defensivamente. Também devíamos saber quem apitava.

Devo perceber pouco de basquetebol, pois na minha cabeça não cabe a ideia do jogador que foi preterido nas 2 partidas anteriores, aparece no 4P da final a jogar o período na totalidade, e o jogo a ser canalizado para ele. No final ainda disfarçou, mas fez um péssimo jogo, ele sim parecia cansado.. provavelmente reservou hoje o lugar dele como 7º jogador para os PO.

Como também disseram aí, não se percebe como não se experimenta algo diferente defensivamente. Com a Oliveirense a lançar 70% de 3, é contranatura montar uma zona, mas algo diferente tinha de ser feito e/ou tentado. Fez lembrar o 6x0 inflexível do Magnus no Andebol.

A Oliveirense trouxe uma solução defensiva interessante, não foi uma zona mas foi algo semelhante no sentido em que colocavam malta muito subida, povoando a zona central do ataque, impedindo que os bases jogassem de frente para o jogo. A solução passaria por jogar dentro e penetrações, mas só percebemos isso perto do fim. Tal como ontem, mostrámos uma gritante falta de soluções para contornar algo diferente. Ontem ainda nos safamos, hoje não deu.

Na 2P melhoramos bastante, conseguimos igualar a agressividade do adversário, mas faltou clarividência e cabeça fria para dar a estocada. Apesar de tudo, diria que globalmente o problema esteve mais no ataque no que na defesa. Tenho lido vários comentários sobre o cansaço, acho sim que o cansaço se viu muito mais na Oliveirense, nós é que não conseguimos capitalizar.

Neste capitulo do cansaço, parece-me que o Fernando está bem melhor este ano, e provavelmente vai tirar frutos disso no troféu mais apetecido e mais desejado.

petric

Bancada central
27 Julho 2021
1,118
1,090
Que está derrota não venha a fazer mossa para os playoffs.
A rotação podia ter sido maior...mas vejam que o jogador mais velho em campo foi o nosso jogador que mais correu.
Se não tivermos 2/3 jogadores em bom plano não conseguimos ganhar os jogos.

• Like
Reações: Emanujor

pavlovdoorman

Bancada central
4 Abril 2007
2,151
1,635
Porto
A Oliveirense trouxe uma solução defensiva interessante, não foi uma zona mas foi algo semelhante no sentido em que colocavam malta muito subida, povoando a zona central do ataque, impedindo que os bases jogassem de frente para o jogo. A solução passaria por jogar dentro e penetrações, mas só percebemos isso perto do fim.
Não acho que fosse apenas no final que perceberam isso.
Para mim o problema foi que os dois postes estiveram desastrosos, com mãos de manteiga e a falharem bolas debaixo do cesto.
Deixaram de os procurar.
A exibição do Miguel foi exasperante, o medo de levar um abafo é tal, que temos um ataque rápido em que ele recebe a bola a 2 metros do cesto, sem nenhum grande ao lado, e ele vira-se logo para trás para largar a bola.

Pixies

Bancada central
4 Junho 2014
1,897
1,803
Sónia Mvp mas o Anaya jogou por ela também. Estiveram em grande,..
Perdemos também o jogo no "VAR", perdemos uma ou as duas decisões que foram verificadas e a mais flagrante, a da 5 falta ao Landis, que foi quase a minha frente, que estava do lado da Oliveirense, já não pudemos pedir revisão. É que essa foi mesmo escandalosa, a bola está em disputa, os dois lançam-se a bola e quem joga a bola é o Landis.

jcmp17

Não há derrotas quando é firme o passo
8 Julho 2018
42,591
63,944
Conquistas
7
  • Setembro/21
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
  • Campeão Nacional 19/20
Perdemos também o jogo no "VAR", perdemos uma ou as duas decisões que foram verificadas e a mais flagrante, a da 5 falta ao Landis, que foi quase a minha frente, que estava do lado da Oliveirense, já não pudemos pedir revisão. É que essa foi mesmo escandalosa, a bola está em disputa, os dois lançam-se a bola e quem joga a bola é o Landis.
Não se pode pedir para rever faltas com o IRS em Portugal

Acho eu

Pombal

Tribuna Presidencial
3 Abril 2010
25,354
17,511
Conquistas
3
  • Setembro/16
  • Alfredo Quintana
  • Outubro/21
Não há revisões para lances de falta, como referiu e bem o @jcmp17

Há sim para avaliar o tipo de falta, nunca para marcar faltas ou "desmarcar" faltas.

• Like
Reações: jcmp17

Emanujor

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
41,695
31,219
63
Aveiro
Isso é irrelevante, foi opção do treinador.

Se temos no banco um poste titular da Seleção, e não joga, é opção nossa. Não há que chorar depois. Ou o Toalhas Araújo é um craque? E o Litos?

Rodamos a 6 estrangeiros, mais o 7º hoje, e temos os 2 postes da seleção.

Aliás, a Oliveirense hoje na 2P marca apenas 33 pontos. Se alguém se ressentiu, foram eles. O somatório dos minutos dos principais jogadores de ambas as equipas, no somatório dos 3 jogos, não deve ser muito diferente.
Não estou a perceber a celeuma.
Mas o que é que é irrelevante?
É nós termos jogado só com 7 e eles com 9?
É nós termos mais americanos do que eles?
Ou o J. Figueiredo rodar mais que o Sá?
Falaste no Litos. Quem nos dera o Litos em vez do M. Maria.

Última edição:

Pombal

Tribuna Presidencial
3 Abril 2010
25,354
17,511
Conquistas
3
  • Setembro/16
  • Alfredo Quintana
  • Outubro/21
Não estou a perceber a celeuma.
Mas o que é que é irrelevante?
É nós termos jogado só com 7 e eles com 9?
É nós termos mais americanos do que eles?
Ou o J. Figueiredo rodar mais que o Sá?
Falaste no Litos. Quem nos dera o Litos em vez do M. Maria.
Na minha opinião é irrelevante a rotação ser a 7 ou a 9, quando os 9 só contêm 4 estrangeiros e contém o Toalhas e o Litos

Além disso, tenho duvidas, como já referi, que o somatório de minutos seja muito distinto de um lado e outro.

São 7 nivelados por cima, contra 9 em que pelo menos metade não cabe sequer nos nossos 7. Metade, já a ser simpático..

Última edição:

Emanujor

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
41,695
31,219
63
Aveiro
Na minha opinião é irrelevante a rotação ser a 7 ou a 9, quando os 9 só contêm 4 estrangeiros e contém o Toalhas e o Litos

Além disso, tenho duvidas, como já referi, que o somatório de minutos seja muito distinto de um lado e outro.

São 7 nivelados por cima, contra 9 em que pelo menos metade não cabe sequer nos nossos 7. Metade, já a ser simpático..
Não está em causa a valia dos plantéis.
A questão é que o nosso é desnivelado e por isso o Sá roda menos embora na minha opinião esteja a subaproveitar o Gonçalo. E isso mais cedo ou mais tarde gera desgaste ao jogarem sempre os mesmos 7 jogadores. Seis estrangeiros e o Queiroz.
A Oliveirense embora com um plantel de menor valor tem um plantel mais equilibrado e por isso pode rodar mais.
Apenas isto.

• Like
Reações: Pixies