No que diz respeito à derrota de hoje, foi de todo inesperada, mas em basquetebol jogado não deixa de ter sido justo.
Voltamos a entrar bem, mas devíamos saber que a Oliveirense vinha de 2 jogos muito fortes defensivamente. Também devíamos saber quem apitava.
Devo perceber pouco de basquetebol, pois na minha cabeça não cabe a ideia do jogador que foi preterido nas 2 partidas anteriores, aparece no 4P da final a jogar o período na totalidade, e o jogo a ser canalizado para ele. No final ainda disfarçou, mas fez um péssimo jogo, ele sim parecia cansado.. provavelmente reservou hoje o lugar dele como 7º jogador para os PO.
Como também disseram aí, não se percebe como não se experimenta algo diferente defensivamente. Com a Oliveirense a lançar 70% de 3, é contranatura montar uma zona, mas algo diferente tinha de ser feito e/ou tentado. Fez lembrar o 6x0 inflexível do Magnus no Andebol.
A Oliveirense trouxe uma solução defensiva interessante, não foi uma zona mas foi algo semelhante no sentido em que colocavam malta muito subida, povoando a zona central do ataque, impedindo que os bases jogassem de frente para o jogo. A solução passaria por jogar dentro e penetrações, mas só percebemos isso perto do fim. Tal como ontem, mostrámos uma gritante falta de soluções para contornar algo diferente. Ontem ainda nos safamos, hoje não deu.
Na 2P melhoramos bastante, conseguimos igualar a agressividade do adversário, mas faltou clarividência e cabeça fria para dar a estocada. Apesar de tudo, diria que globalmente o problema esteve mais no ataque no que na defesa. Tenho lido vários comentários sobre o cansaço, acho sim que o cansaço se viu muito mais na Oliveirense, nós é que não conseguimos capitalizar.
Neste capitulo do cansaço, parece-me que o Fernando está bem melhor este ano, e provavelmente vai tirar frutos disso no troféu mais apetecido e mais desejado.