Eu não diabolizo nada.
Apenas acho que não acrescentam nada e são fonte de contrafação e guarda pretoriana das direções.
As supostas vantagens são esmagadas pelas desvantagens.
Não posso concordar.
Já estive num jogo onde as claques estiveram em protesto durante praticamente toda a 1ªparte (já não me recordo da razão mas quem souber que diga) e parecia um jogo de treino.
Silêncio sepulcral interrompido com pequenos 'bruahs' quando a bola rondava a baliza adversária.
Temi que aquilo se tornasse um jogo da selecção e começasse a ouvir gritos histéricos quando o Cronaldo toca na bola, mesmo que seja para marcar um pontapé de baliza!
Bem sei que antes de haver claques o Porto tinha o apoio dos seus adeptos tanto em casa como fora.
Mas as realidades são bastante diferentes.
Nesses tempos, o Porto era um clube regional. 99% dos adeptos eram da cidade do Porto ou dos concelhos limítrofes: Gaia, Matosinhos, Maia...
Acabava por ser um clube mais bairrista e isso reflectia-se nos seus adeptos. Um pouco como acontece com o V. Guimarães.
Em relação à contrafacção e negócios da onça todo mal fosse esse.
Num país onde prolifera a corrupção nas altas instâncias políticas, umas camisolas mal cosidas e uns bilhetes martelados é o menor dos males.
As claques - ou melhor, quem se aproveita delas para os seus negócios ilícitos - são uma amostra pobre do que é o modus operandi da nossa sociedade.
Guarda pretoriana. Só precisas de guarda se te sentires ameaçado.
Ora, há dois grupos que podem ameaçar a direcção: portistas e não portistas.
Se a nossa direcção sente-se ameaçada por não portistas ao ponto de precisar de guarda pretoriana serão ameaças físicas. Então, juntem-se SD e Colectivo para protege-los. Era o que mais faltava mouros ou lagartos andarem a pôr em causa a segurança do presidente e nós de braços cruzados.
Em relação a portistas, as ameaças podem ser por pôr em causa a direcção do clube por meios democráticos.
Se bem me recordo, nas últimas eleições houve candidatos que se apresentaram a eleições e não houve registos de ameaças das claques. Não ponho em causa que possa ter havido umas bocas isoladas de algum marmelo. Contudo, e como exemplo, o José Fernando Rio foi a eleições e continuou a entrar nas instalações do clube sem sentir qualquer tipo de represálias. Aliás, continua a ter um espaço de opinião no Portal e não tem nenhum osso partido.
Tens toda a legitimidade de não concordares com a existência se claques. Agora, se queres suportar a tuas opinião convém arranjares argumentos mais fortes que não passem de lugares comuns.